A pouco tempo alguns colegas me convidaram a participar também do Brasil Reef, que pouco conheço
Uma breve introdução: curto o hobby a aproximadamente 15 anos mas de forma irregular, adequando sempre as minhas mudanças de vida, estudo e carreira.
Atualmente montei esse pequeno nano para essencialmente aprender como manter SPS, algo novo pra mim. então esse aquário é para mim um ensaio do próximo aquário que está quase saindo.
Gostaria que me AJUDASSEM dando dicas e palpites em minha sucessão de erros e alguns acertos, para já no próximo conseguir resultados um pouco melhores.
O aquário é um BOYU MT50 que eu tinha encostado aqui. então eu fiz uma série de modificações. Basicamente retirei tudo original dele e o transformei em um aquário convencional, com overflow, sump e iluminação modificada
Dimensões: 45x48x40 ( mais ou menos isso, ele é curvo e difícil de medir) 80L liquidos com as rochas já + 30L no sump
Iluminação: Aquaillumination AI SOL BLUE 72w
Circulação: Vortech mp10w ES
Retorno: Maxijet 1200
Skimmer: Bubble King mini 160
Reposição: Osmolator Tunze
Aquecimento/resfriamento: apenas o termostato original do aquário
Reposição: RO/DI VertexAquaristik
Outros: siporax 4L, carvão ativado TLF e Shark bags bubble maggus.

Maio - 2011

Julho - 2011

Dezembro - 2011 ( é muito difícil fazer fotos gerais com LED, principalmente porque eu uso uma handycam filmadora, não tenho maquina fotográfica)

Dezembro - 2011
O Sump é bem simples pois cabe pouca coisa, só tem o skimmer, o shark bag, o siporax, a bomba de recalk e os sensores e manguerinhas de reposição de água doce.

Minha manutenção atualmente é muito simples também. eu pela manha limpo o shark bag e vidros, a noite reponho bio calcio, uma medida por dia.
uma vez por semana limpo o copo do skimmer e troco 10l de água aspirando sump e aquário. uso sal red sea pro
de 15 em 15 dias faço os testes da água. salinidade,pH, KH, Ca, Mg, K, Fe, I2, No3, Po4 e Si os quais tento manter os níveis estáveis.
Por um tempo tive um sério problema de bleaching em minhas acroporas e eu não sabia o que era, e alguns colegas me alertaram que poderia ser por falta de alimento para os corais e que eu talvez poderia resolver isso adicionando alguns peixes, na época eu só mantinha um liopropoma swalessi e atualmente coloquei mais 4 peixes e é incrível como o aquário mudou, parece que tudo na vida está interligado e os organismos precisam um do outro para viver com isso resolvi também um problema chato de alga que eu estava tendo .
Antes que me critiquem por estar mantendo a um mês um pequeno tang de 5cm em um aquário tão pequeno, saibam que eu o coloquei ai com a total consciência de que o aquário era pequeno para ele e que o processo de transferência para o aquário maior seria acelerado por conta disso, então em breve, possivelmente mais 2 meses todos os corais e peixes passaram para um reef de 250l.

Wetmorella Tanakai janeiro-2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

chrysiptera kupang janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Zebrassoma Veliferum janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Pterapogon kauderni janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

liopropoma swalesi outubro 2011
Eu alimento os peixes com um grande quantidade e variedade de alimentos e desde que chegaram aqui desenvolveram muita cor e estão gordinhos agora. Acho que isso é fundamental para o bom desenvolvimento dos peixes e os corais tem mostrado bastante melhora com essa alimentação. Eu uso desde ração industrializada thera+A como alimentos frecos, camarão, lula, vangole, ovas de peixe artemias e agora consegui mysis com o amigo Vallim.

setembro 2011 (assim que as mudas chegaram- aclimatando ao led)

janeiro 2012 Acropora Tortuosa turquoise

janeiro 2012 Hydnophora

janeiro 2012 A. tortuosa ORA blue, A. caroliniana. A. Lorips e Montipora Danae

janeiro 2012 Montipora Capricornis laranja e roxa e Acropora Plana

janeiro 2012 Acroproa millepora e Acropora samoensis
Bom galera é isso. se puderem me ajudar com alguma coisa ou se eu puder ajudar é só postarem. um grande abraço