🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sps reef Léo

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Leo
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

Sps reef Léo

#1 Mensagem por leo carvalho »

Bom galera, acredito que uma das melhores coisas que descobri após um tempo de hobby é que uma das melhores coisas no aquarismo marinho é poder compartilhar abertamente com varias pessoas nossas experiências, aprender com os erros e acertos dos colegas e progredir a um rítimo muito mais saudável.

A pouco tempo alguns colegas me convidaram a participar também do Brasil Reef, que pouco conheço

Uma breve introdução: curto o hobby a aproximadamente 15 anos mas de forma irregular, adequando sempre as minhas mudanças de vida, estudo e carreira.

Atualmente montei esse pequeno nano para essencialmente aprender como manter SPS, algo novo pra mim. então esse aquário é para mim um ensaio do próximo aquário que está quase saindo.

Gostaria que me AJUDASSEM dando dicas e palpites em minha sucessão de erros e alguns acertos, para já no próximo conseguir resultados um pouco melhores.

O aquário é um BOYU MT50 que eu tinha encostado aqui. então eu fiz uma série de modificações. Basicamente retirei tudo original dele e o transformei em um aquário convencional, com overflow, sump e iluminação modificada

Dimensões: 45x48x40 ( mais ou menos isso, ele é curvo e difícil de medir) 80L liquidos com as rochas já + 30L no sump
Iluminação: Aquaillumination AI SOL BLUE 72w
Circulação: Vortech mp10w ES
Retorno: Maxijet 1200
Skimmer: Bubble King mini 160
Reposição: Osmolator Tunze
Aquecimento/resfriamento: apenas o termostato original do aquário
Reposição: RO/DI VertexAquaristik
Outros: siporax 4L, carvão ativado TLF e Shark bags bubble maggus.

Imagem
Maio - 2011

Imagem
Julho - 2011

Imagem
Dezembro - 2011 ( é muito difícil fazer fotos gerais com LED, principalmente porque eu uso uma handycam filmadora, não tenho maquina fotográfica)

Imagem
Dezembro - 2011

O Sump é bem simples pois cabe pouca coisa, só tem o skimmer, o shark bag, o siporax, a bomba de recalk e os sensores e manguerinhas de reposição de água doce.

Imagem

Minha manutenção atualmente é muito simples também. eu pela manha limpo o shark bag e vidros, a noite reponho bio calcio, uma medida por dia.

uma vez por semana limpo o copo do skimmer e troco 10l de água aspirando sump e aquário. uso sal red sea pro

de 15 em 15 dias faço os testes da água. salinidade,pH, KH, Ca, Mg, K, Fe, I2, No3, Po4 e Si os quais tento manter os níveis estáveis.

Por um tempo tive um sério problema de bleaching em minhas acroporas e eu não sabia o que era, e alguns colegas me alertaram que poderia ser por falta de alimento para os corais e que eu talvez poderia resolver isso adicionando alguns peixes, na época eu só mantinha um liopropoma swalessi e atualmente coloquei mais 4 peixes e é incrível como o aquário mudou, parece que tudo na vida está interligado e os organismos precisam um do outro para viver com isso resolvi também um problema chato de alga que eu estava tendo .

Antes que me critiquem por estar mantendo a um mês um pequeno tang de 5cm em um aquário tão pequeno, saibam que eu o coloquei ai com a total consciência de que o aquário era pequeno para ele e que o processo de transferência para o aquário maior seria acelerado por conta disso, então em breve, possivelmente mais 2 meses todos os corais e peixes passaram para um reef de 250l.

Imagem
Wetmorella Tanakai janeiro-2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Imagem
chrysiptera kupang janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Imagem
Zebrassoma Veliferum janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Imagem
Pterapogon kauderni janeiro 2012 (foto por Fernando Clein Nikon D90)

Imagem
liopropoma swalesi outubro 2011

Eu alimento os peixes com um grande quantidade e variedade de alimentos e desde que chegaram aqui desenvolveram muita cor e estão gordinhos agora. Acho que isso é fundamental para o bom desenvolvimento dos peixes e os corais tem mostrado bastante melhora com essa alimentação. Eu uso desde ração industrializada thera+A como alimentos frecos, camarão, lula, vangole, ovas de peixe artemias e agora consegui mysis com o amigo Vallim.

Imagem
setembro 2011 (assim que as mudas chegaram- aclimatando ao led)

Imagem
janeiro 2012 Acropora Tortuosa turquoise

Imagem
janeiro 2012 Hydnophora

Imagem
janeiro 2012 A. tortuosa ORA blue, A. caroliniana. A. Lorips e Montipora Danae

Imagem
janeiro 2012 Montipora Capricornis laranja e roxa e Acropora Plana

Imagem
janeiro 2012 Acroproa millepora e Acropora samoensis

Bom galera é isso. se puderem me ajudar com alguma coisa ou se eu puder ajudar é só postarem. um grande abraço
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Wellington Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Teko

Re: Sps reef Léo

#2 Mensagem por Wellington Martins »

Sem palavras uma verdadeira obra de arte, quem já teve aquário focado para SPS sabe o quanto e difícil manter SPS coloridos e alem do mais em um reef de 80L que e muito mais difícil de manter a estabilidade dos parâmetros pela pouca quantidade de aguá, ou seja o cara e um ARTISTA..... Parabéns.
MSN reefteck@hotmail.com

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#3 Mensagem por leo carvalho »

Wellington Martins escreveu:Sem palavras uma verdadeira obra de arte, quem já teve aquário focado para SPS sabe o quanto e difícil manter SPS coloridos e alem do mais em um reef de 80L que e muito mais difícil de manter a estabilidade dos parâmetros pela pouca quantidade de aguá, ou seja o cara e um ARTISTA..... Parabéns.

Obrigado Welligton, você é muito gentil, mas para ficar bonito o aquário ainda falta muito, principalmente essas acroporas crescerem, e isso demora, não aguento mais ver esses toquinhos. tem hora que elas parecem que crescem só aos meus olhos lol

a cor também não está muito boa, tenho testado algumas coisas para ver se melhoram, mas assumo que já estou muito feliz do modo como está, por que minhas outras experiências com sps eram catastróficas hehhehhehe.

mais uma vez obrigado pelo incentivo!!!

abração pra vc

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Muito bonito!

Como fez a adaptação dos SPS ao LED?

ABS.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#5 Mensagem por leo carvalho »

Opa Nixon, muito obrigado

Cara, eu fiz uma burrada no início quase irrecuperavel. os primeiro sps que comprei foram do Renato Vieira, que usa T5, eu tinha noção que o par da AI era mais alto do que o da ATI, mas principalmente o espectro é muito diferente. eu coloquei as mudas no fundo por 2 dias e depois ja as coloquei sobre as rochas e o resultado foi um bleaching horrivel da minha A. florida e da A caroliniana, a florida chegou a liberar muito muco copioso, assim que reparei coloquei elas em baixo das rochas e fui aclimatando elas muiiiito de vagar. a caroliniana se recuperou mais rápido, mas a florida só agora começou a pigmentar novamente, tive muita sorte de não as perder. então hoje em dia eu tenho todas as medidas de PAR anotado, de cada lugarzinho do aquário e assim que chega uma nova mudinha eu coloco ela pelo menos duas semanas no lugar de menor PAR e vou centralizando elas aos poucos para o meio do aquário no fundo, onde tem mais ou menos 400 de PAR, após isso eu posiciono elas no local mais adequado.

agora por exemplo essa tortuosa turquoise veio do Daniel stugink, e ele usa led cree 3w parecido com os da AI. essa acropora eu coloquei de imediato sob o lugar de maior luminosidade do reef e ela não perdeu nada de cor desde que chegou. mas led é perigoso, tem gente que diz que não faz adaptação, eu senti na pele o que ele pode fazer.

um grande abraço e mais uma vez obrigado Nixon

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

Leo seu reef está lindo clapping_02 clapping_02 icon_first , quando vi os peixes até fui verificar se vc morava no Brasil rsss são exemplares dificeis de se achar, e as cores do reef estão lindas, parabéns mesmo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#7 Mensagem por leo carvalho »

Muito Obrigado Matias, um elogio vindo de você representa muito pra mim. o swalesi e o tanakai realmente não os vemos a todo momento e são peixes que sempre quis ter, fiquei garimpando eles por um bom tempo e estou feliz que eles tenham se adaptado tão bem ao meu aquário, embora o tanakai não como nenhum tipo de ração industrializada com excessão da instant ocean gel. mas ele aceita muito bem os alimentos frescos e artemias e mysis.

um grande abraço e muito obrigado

Luis Elias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: CreCk
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por Luis Elias »

Leo esta lindo rapaz, parabens, tenho certeza que vai ficar muito melhor ainda.
Voce anda dosando algum suplemente?

Abraço
Luis

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por leo carvalho »

Obrigado Luiz, a minha motivação é essa. tenho muita expectativa hehehe

Cara esse lance de dosar é meio complicado hahahah a princípio eu não dosava absolutamente nada alem de biocalcio e fazer tpa frequentemente. Com o problema do bleaching que eu passei eu comecei a apelar ate que descobrisse o que me causava esse problema. então eu comprei teste de tudo que vc imagina e comecei a corrigir os parâmetros, como iodo, potássio, ferro então eu comprei e ainda uso aquele program color da red sea que tem esses elementos e teste e mantenho sempre em níveis ideais, não sei se isso é necessário pq a melhora das cores vieram com a colocação dos peixes e o aumento substancial da alimentação, mas como eu comprei hehehe então não parei de usar.

Outra coisa que comecei a dosar nesse mesmo momento, mas que não to levando fé nenhuma é Aminoácidos, mas como também não tem feito nenhum mal eu vou continuar dosando ele diariamente até que acabe o vidrinho hehehe, mas quando acabar tudo isso inclusive o bio cálcio eu vou substituir pelo balling do Denilson e vou manter dosando somente isso assim como fazendo regularmente as trocas parciais, a não ser que no momento em que eu pare de dosar qualquer uma das substâncias eu veja alguma piora ai volto a dosar.

muito obrigado pelo incentivo. um grande abraço.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Belissimo nano Leo :)

E ai ta gostando do Bubble king ? Ele é show de bola principalmente pra limpeza, desmonta inteirinho
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#11 Mensagem por leo carvalho »

VLW celso!

Cara eu antigamente achava que BBK era só perfumaria, mas mordi minha lingua. o skimmer é um espetaculo e olho que não curto muito elogiar equipamentos, parece que estamos ganhando um por fora hehe mas pra ele tiro meu chapeu. pra limpar então nem se fala.

Quando troquei o meu SRO xp2000 eu disse que queria um skimmer bom, principalmente silencioso, que esquentasse pouco a água e que ocupasse pouco espaço e acho que o bbk foi perfeito pra mim! de quebra é bonitim. pena que enfiam a faca. desncessário o valor

abração

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#12 Mensagem por Elder Luis »

:shock:

Coisa linda hein.... icon-aplauder

Como está repondo os parâmetros? Balling?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eh se eu nao tivesse comprado do Chen acho q nao encararia... hehehe eu me lembro q vc disse q achava o pescoço dele muito largo pro meu reef (o meu é o BK200), mas acho q uma das sacadas deles é essa... a sujeira se forma nesse pescoço largo... ai pra limpar é só remover plug and play

Logo logo vc vai estar montando um maior... rs... vc tem bastante corais ai... qdo crescerem vai ficar meio apertado....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por leo carvalho »

Po vlw Elder, vc é gente finissima, legal ter conhecido vc.

cara eu tenho colocado bio calcio, mas logo logo vou migrar para o balling. atualmente adiciono uma concha por dia de bio calcio,mas ele nao repoem o Mg entao não to curtindo.

Celso é verdade eu achei q não fosse funcionar, eu tive uma experiencia ruim com o Xp2000. quando o meu chegou quase cai pra tras. o pescoço é muito largo, mas ele funciona bem pakas, acredito que seja por que agora estou lotado de peixes e antes não tinha quase nada ,mas o lance de soltar o pescoço é algo que faz toda a diferença,,, muito facil pra limpar. Se vc está sem tempo da pra escoar o líquido pelo ralo e lavar so o pescoço ( SERVIÇO DE PORCO) .

acho que daqui a dois meses eu vou mudar ja para um de 240l. é verdade tem muito mais frag do que vai caber ai dentro de algum tempo, eu já tinha essa ideia quando comprei as mudas, mas o que está me apressando é o sailfin.

abração Elder e Celso

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#15 Mensagem por Elder Luis »

se vc colocar uma bomba dosadora, esse aqua vai decolar, os corais vão crescer tanto que vai assustar icon_drunk
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Wilson Filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Wilson
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

#16 Mensagem por Wilson Filho »

esse substrato é de que?

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Manochio
Recebeu Curtir: 15 vezes

#17 Mensagem por José Manochio »

Parabéns Leo !!

Tá bem bacana o reef !!

Abraços !!

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#18 Mensagem por Guilherme Barros »

O que tá vindo será proporcionalmente muito mais lindo!
Meu Reef antigo.

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por leo carvalho »

Opa galera,
Esse aquário está de mudança heheh para um maior.
os corais estão na casa de um amigo, e alguns peixes tb. outros vendi
assim que o aquario novo estiver legal, posto algumas fotos.

Wilson, esse substrato é samoa pink colada no fundo com silicone transparente. mas não funciona não. com o passar do tempo ele vai descolando e fica só o silicone hehehehhe

Obrigado Monochio, o tamanho desse reef era angustiante pra mim, e para os peixes tb.

Vlw gui. vc sabe como estou ralando com esse reef novo. espero que fique melhor, essa é sempre a intenção hehehe. boa sorte com o seu novo tb.

Guilherme Barros
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#20 Mensagem por Guilherme Barros »

Cara,tua dedicacao ja valera por 60% do sucesso do reef...abs e ja acho que pode criar um novo topico,rss
Meu Reef antigo.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”