🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Rocha artificial de Espuma

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Rocha artificial de Espuma

#1 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Boa tarde a todos

Hoje procurando algum FVM que pudesse me gerar alguma economia na montagem do meu futuro reef, encontrei num forum venezuelano um post que achei bem interessante e queria compartilhar com os amigos daqui para podermos discutir se vale a pena ou não.

Link: http://www.acuaristasdevenezuela.com.ve ... sc&start=0

Aguardo opiniões.

Abraços a todos

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#2 Mensagem por Marcos Tavares »

Não fiquei muito seguro....o aspecto ficou bom e bem porosas, alias excessivamente porosas. Acho que com o tempo pode ocorrer a quebra dos carbonatos presentes ao redor da espuma(dissolução) e a mesma ficar aparente além de provocar o enfraquecimento das rochas podendo causar um acidente. Me pareceu espuma daquelas de sofá e banco de automóvel. Se for elas desmancham bem rápido na água, porque me lembro a muito tempo atrás quando eu tive meu primeiro aquário que meu pai ajudou a montar( tinha 13 anos) colondo os vidros com durepox. Ele comprou um filtrinho daqueles redondos ligados a bombinha e colocou um pedaço desta espuma dentro. Quando eu tirei para lavar estava toda esmigalhada...a medida que eu ia batendo com a água da torneira para tirar a sujeira os pedaços iam caindo....eu não arriscaria

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#3 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Na minha opinião, o caso é escolher a espuma que tenha maior resistencia a humidade, e quanto ao carbonato se quebrar acho que não aconteceria com facilidade pois as rochas não sofreriam pancadas, e ainda temos a opção de dar varios banhos na calda de cimento, deixando-a com as paredes na espessura que desejasse.

To pensando seriamente em fazer uma rocha dessas pra testar como ficara o aspecto fisico dela.

Valeu pela resposta Marcos

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Rocha artificial de Espuma

#4 Mensagem por Matias Gomes »

faça o teste, estou pensando em fazer umas e colocar no mar para ver o que vira rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#5 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Vou tentar fazer sim, se ficarem boas, quem sabe as mando pra vc colocar no mar e depois de algum tempo me passa algumas ja colonizadas.



Assim q conseguir fazer posto aqui os resultados, so tenho duvida quanto ao cimento, qual seria melhor usar, o cinza ou branco?


Abraços

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#6 Mensagem por Marcos Tavares »

Quando eu disse quebrar é não quiz dizer quebrar no sentido de rachar, etc...mas sim da reação química na rocha( dissolução natural). A idéia do Matias é ótima...deixar no mar um tempo, quanto ao cimento pode ser branco ou cinza, tanto faz desde que seja o cp 32 sem pozonela ou aluminato. O branco tem um aspecto melhor mas quando estiver colonizada e cheia de calcárias não vai fazer diferença.

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#7 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Bom dia a todos

Marcus, valeu pela dica, se tudo der certo vo tentar fazer uma rocha esse final de semana p ver como ficará, vou usar o cimento branco mesmo, acho que o aspecto ficará melhor.


Abraços

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#8 Mensagem por Marcos Tavares »

Não usa aquele tal de cimentinho( vem em saquinhos de um 1kg) que é cheio de aditivos...além de ter posonela apesar de não falar na embalagem. Como teste para colocar no mar até pode mas nunca para usar no aquário.

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#9 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Ok Marcos valeu pela, dica o problema é que tava pensando em usar justamente esse cimento branco que vem em pacotes de 1kg. Acho que pra ver como fica a estetica vou usar esse mesmo, se ficarem boas, a hora q for fazer as definitivas eu procuro o cimento mais apropriado para faze-las.

Eu conheço um mineral extremamente poroso que poderia ser usado para confecção de Rochas artificiais, so nao sei se em sua composição tem alguma coisa que prejudique o aquario, tal material se chama [highlight=#FF4040]Perlita Expandida.[/highlight] Alguem ja ouviu falar? Ele é utilizada no construção civil como isolante e usado tambem no cultivo de plantas misturado ao substrato para reter umidade visto que é altamente poroso e absorve muita agua. Alguém conhece?

Abraços

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#10 Mensagem por Marcos Tavares »

Eu sei o que você esta falando, já usei no meu casamento para manter as flores vivas na igreja. Visualmente ele parece bom mas não sei ti dizer se não vai funcionar com o cimento ou se libera alguma substância na água.

Marcos Tavares
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 287
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:00
Apelido: ................
Data de Nascimento: 26 Out 1967
Cidade: Taubaté
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#11 Mensagem por Marcos Tavares »

Michael....fiz uma pesquisa no google sobre a perlita e pode esquecer em usá-la pois contém silício e ferro na composição. Vai alterar a composição da água. Se não me engano o silicio também é hidro solúvel e vai ser aproveitado pelas algas diatomáceas e o ferro em grande quantidade é prejudicial além de também ser estimulador de alguns tipos de algas.

Avatar do usuário
Michael B Castro - LP - MG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 12 Set 2011, 08:25
Apelido: Michael Castro
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Cidade: Lagoa da Prata, MG
País: Brasil

Re: Rocha artificial de Espuma

#12 Mensagem por Michael B Castro - LP - MG »

Boa tarde Marcus

Quanto ao silicio, ou silica, sei la, eu até tinha visto que tinha, mas eu pensei nao fazer mal porque a areia é basicamente silica e nao causa problemas, mas como nao entendo nada de marinhos melhor nao usar entao.


Abraços

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”