🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvidas no aquário

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Mensagem
Autor
ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: silva
Data de Nascimento: 23 Set 1996
País: portugal

Duvidas no aquário

#1 Mensagem por ugosylva »

Ola pessoal, sou novo aqui no forum e tbm na área dos aquários...
Eu tenho um aquário e o equipamento basicamente todo (bomba, termostato, termometro e é isso nao?), mas o meu aquário vai ser de agua quente. Então eu tenho pedrinhas fininhas no fundo, tenho algumas pedras que apapnhei ao pé do mar, pus algumas conchas, e uma "gruta" e uma alga falsa. Antes de por os acessórios no aquário pus tudo em agua a ferver durante 10 a 20 mins e dps montei. Entao tenho agora o aquário a arrancar, pus aqueles produtos que se compra na loja, comprei um bio arrancador e um medio de filtrado. Agora q esta a arrancar nao sei que peixes vao aguentar no aquario :/
Alguem ajuda? Era urgente :-?
Editado pela última vez por ugosylva em 29 Ago 2011, 10:06, em um total de 1 vez.
:D

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Duvida na paisagem do aquario

#2 Mensagem por Matias Gomes »

antes de colocar peixes vc precisa ciclar durante 40 dias e fazer testes de nitrito e amonia, vc precisava arrumar umas rochas vivas,
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Hey Silva,

O período de maturação para formar biologia de colonias de bactérias necessárias ao ciclo do nitrogênio é muito importante ok.

Tem uma imagem de como esta o aquario. bye1
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por ugosylva »

40 dias de "repouso"?
arrumar rochas vivas como assim? eu tenho algumas rochas no aquario xb
Citaçao do Mauro Becker - "O período de maturação para formar biologia de colonias de bactérias necessárias ao ciclo do nitrogênio é muito importante ok." formaçao das bactérias como?
sim tenho uma foto mas nao é aquário reef nem tao espectacular como os que já vi por aí... Tambem é o meu primeiro aquário e os equipamentos todos q estao no aquário eram do meu pai (tem para aí 7 a 10 anos).
Medidas do aquário- Comprimento- 50 Largura-25 Altura- 30 (td em cms xD)
Capacidade- nao sei ao certo xD mas deve ser por volta dos 30 litros.
Data de montagem- á 3 dias... :-(

fotos do aquário- http://imageshack.us/photo/my-images/83 ... 22502.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/69 ... 22519.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/18 ... 22537.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/10 ... 22549.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/98 ... 22641.jpg/

P.S- nao sei se estou no forum errado pois aqui so vejo aquários reef e eu nao tenho um reef :-(
P.P.S- dsclpem a qualidade das fotos...
P.P.P.S- nao consigo por as fotos a mostrar... -.-"

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Pelo que entendi o colega esta a montar um aquario marinho. Para qualquer aquario de água doce ou salgada o periodo de maturação e ciclagem é fundamental. Antes dele ocorrer qualquer peixe ou animal que for introduzido pode morrer por excesso de amonia ou nitrito .
Leia os topicos de introdução que vão lhe ajudar nessa fase inicial. Agora que o aquário está montado, aguarde mais alguns dias para que a ciclagem possa ocorrer. Nesse intervalo coloque um pouco de comida de peixes ou um pedacinho de camarão para que possa se desenvolver a população de bacterias benéficas para a estabilidade do aquário no futuro.

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por ugosylva »

sim estou a tentar montar um aquario marinho. (nao sabia o nome)
o aquário é de água doce quente, tem o ph de 6 e eu ja pus uns quimicos q aceleram o "arranque" do aquário baixando os niveis de amonio, nitrato, outras bactérias tóxicas e o outro foi um medio de filtrado de bactérias saudáveis que vão ajudar os peixes. Mas ainda nao meti peixes no aquário ;)
Eu já li alguns tópicos de iniciação mas nao tenho a certeza se estou a falhar algo :/

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Opa

Em tempo, Bem vindo a Brasil Reef Silva, fique bem, tomara que as pequenas diferenças de terminologias não passem apenas de desafios agradáveis para nós.

Bom pelo exposto até o momento você já tem um aquário montado, o da foto. e deste aquário você pretende tranformar, mudar para um aquario de agua salgada/ aquario marinho.

O aquario marinho é relativamente mais elaborado que um aquário para "agua doce", ele pede substrato de base calcárea, para ajudar no elemento de tamponamento.

Rochas de recife (aqui chamamos de rochas vivas) que já tem composição fortemente calcarea e rica em biologia.

Voce vai precisar também de um escumador ou desnatador.

Ajudando nas postagens de imagens segue:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Mauro Becker em 29 Ago 2011, 10:58, em um total de 1 vez.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Re: Duvidas no aquário

#8 Mensagem por ugosylva »

bem secalhar expressei-me mal, como o reinaldo chen disse que era aquário marinho associei ao aquário de água doce :S
eu quero um aquário de água doce quente mas tenho medo de estar a cometer erros de principiante e estragar tudo :S
tenho lido os tópicos de iniciação e aprendi umas coisas novas, mas tenho de contar com a vossa experiência para aprender ;D

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por ugosylva »

pessoal, entao alguém pode dizer se ainda estou a fazer algo mal ou assim?...

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Bem seu topico está na seção errada do fórum, vamos providenciar a mudança.

Como aquário de água doce tropical sua montagem está quase correta. Quais os peixes que planeja colocar ? Atualmente seu aquário está com ph 6 porque você colocou alguma quimica ou sua água de torneira tem esse ph baixo ? Com as conchas que você colocou, a tendencia é o pH subir pois esses materiais calcareos se dissolvem e alteram o pH. Assim dependendo de quais peixes você quer manter, vai ter que retirar esses materiais da decoração.

Fora isso está montado de forma adequada para um aquário de peixes. Plena foto parece que vc tem uma iluminação razoável. Pode colocar plantas resistentes como musgo de java (Versicularia dubyana) e Feto de Java (Microssorium pteropus) e depois outras plantas .

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por ugosylva »

pois o topico nao sabia qual era pus aqui :/
o ph da agua está a 6 nao sei pq, e os peixes que quero por nao sei.. Prefiro saber o q voces dizem :D
e tambem nao sei q peixes aguentam ph de 6 :/

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#12 Mensagem por Reinaldo Chen »

Teste o pH da água de sua torneira para ver se ela sai mesmo com pH 6 e verifique se hoje o pH do aquário continua 6, pois pode ser diferente a leitura de hoje.

Sobre os peixes , existem várias opções, mas seria interessante vc primeiro saber quais espécies você tem a venda em sua região e ai fazer uma definição sobre esses tipos, pois senão posso indicar tipos que não existem a venda em sua região. Além disso a escolha depende primeiro das condições da água e tamanho da espécie. Mas depois a escolha vai depender do seu gosto pessoal.

Pesquise o que vc tem disponivel em sua região e veja mais informações sobre as espécies em sites como este , http://www.ecoanimal.com.br/site3/produ ... .asp?tp=21 , que tem informações sobre tamanho, pH e comportamento dos peixes, com fotos para ajudar a escolher.

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por ugosylva »

o ph da água está sempre a 6... Eu estava a pensar em neons, talvez um disco, gopys (é assim q se diz?), e talvez um tubaraozinho puiquinino ou peixe gato mini mini :3

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#14 Mensagem por Reinaldo Chen »

Como iniciante, não lhe recomendo criar discos num aquário pequeno como este. Espécies mais rusticas vão ser melhor para adquirir experiencia.

Os guppy seriam uma boa escolha se sua água não fosse tão acida. Uma opção é um pequeno grupo (6 a 10 peixes) de tetras, podendo ser o neon uma opção, mas lembrando que são peixes mais delicados, outros tetras podem ser mais resistentes, mas ai é uma escolha sua, tetra limão, tetra red cristal entre outros também são boas opções e podem ser mantidas na temperatura entre 26 a 28 graus sem problemas.
Um casal de ciclideos como os apistogramas também é uma boa opção .
Além disso 3 ou 4 coridoras também vão ajudar a ter o ambiente mais alegre. Mas não coloque tudo de uma vez. É importante introduzir aos poucos e dar um tempo entre as introduções para que o aquário e sua biologia acostumem. Após a ciclagem eu colocaria desta forma

semana 1 - 3 corydoras
semana 3 - casal apistograma
semana 5 - neons ou outros tetras.

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#15 Mensagem por ugosylva »

reinaldo chen obgd, vou te em conta a dica dos peixes ;)
mas nao sei como aumentar o ph da agua para 7 ou assim...

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#16 Mensagem por Reinaldo Chen »

Para aumentar o pH vc pode usar produtos para aquário para aumentar pH (alcalinizantes) . Pode usar bicarbonato de sódio (mas não recomendo isso).
O método mais fácil para o seu caso é comprar na loja de peixes um pouco de cascalho dolomita e colocar num pequeno pote e deixar no fundo do seu aquário. A quantidade não precisa ser muita e colocar no pote ao invés do fundo no cascalho é para evitar de colocar muito e ser dificil tirar, dentro do pote se for muito, pode ir tirando até acertar uma quantidade ideal. Pelo seu aquário, algo em torno de 50 gramas deve ser o bastante.

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#17 Mensagem por ugosylva »

Não é preciso, hj medi ph da água e estava 6.8/7...
Fui á loja de peixinhos e comprei um limpa vidros, um limpa fundos, um peixe preto (talvez um gopy), e um branquinho e laranja.
A mulherzinha apenas perguntou se eu tinha o aquário em descanso há mais de 48 horas e vendeu-me os peixes : )
Espero q amanha ainda estejam vivos ^^

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#18 Mensagem por Reinaldo Chen »

Infelizmente a loja está mais interessada em vender peixes. Pelo menos o nome dos peixes corretos deveria ter te falado .
Agora espere pelo menos 15 dias para por novos peixes.

ugosylva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#19 Mensagem por ugosylva »

okapa hoje ainda estao ok :D
o meu limpa fundos é muito territorial e está-se sempre pegando com o meu laranjinha e o meu preto :-?
vou por uma foto dos peixes q nao sei a espécie, apenas sei q são de água fria. O aqua é de água quente, mas a mulher disse que para se saber se os peixes de água quente aguentariam no aquário para levar dois peixes de água fria que sao muito resistentes e se conseguem habituar a água quente.
Pronto aqui estão os links das fotos - http://imageshack.us/photo/my-images/71 ... 65807.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/17 ... 65841.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/81 ... 70045.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/85 ... 70113.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/12 ... 70212.jpg/

Mas desde já quero agradecer a todos os que me ajudaram nesta parte inicial, agradeço-vos muito clapping_02

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#20 Mensagem por Reinaldo Chen »

Bem você comprou kinguios, Carassius auratus . São peixes de água fria, mas como as variedades selecionadas pelo homem há anos são criadas de forma mais abrigada, convém mantê-los entre 20 a 26 graus.
Esses peixes crescem bem , chegando a 20-25 cm. Vivem algumas décadas quando bem cuidados. Vão precisar de um aquário maior em alguns meses.
Eles comem bem alimentos secos, mas procure formulas para eles, pois rações com muita proteina pode dar problemas devido ao tipo de intestino que possuem. Comem bastante e sujam bastante, faça semanalmente as trocas de água de 5 a 15% para manter saudáveis seus peixes . Não coloque mais peixes, para seu aquário está de bom tamanho.
Aproveite que são peixes bem sociaveis e rusticos, precisam de trocas de água e comida.

Boa sorte

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”