🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario do NOVATO (Isaac)

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Aquario do NOVATO (Isaac)

#41 Mensagem por Robson Sandrini »

Oi,
Isaac escreveu:(...) sobre a densidade, o ideal não seria 1023 pois assim ficaria mais proximo das recomendaçoes para maioria dos animais??

Deixando de lado a confusão que fazemos com densidade (gravidade específica) e salinidade, eu prefiro parâmetros marinhos, já que é de lá que vêm os bichos do reef (e o genótipo dos que são reproduzidos em cativeiro). O problema é que nem por aí dá pra se dizer qual é a densidade “ideal”, já que ela difere entre os mares, entre regiões do mesmo oceano e até mesmo na mesma região, por fatores como época do ano, temperatura, chuva etc (aqui no Brasil mesmo já li medidas de 1022 a 1030, de quem usa água natural). Mas a MÉDIA fica entre 1022 - 1026. A maioria dos gringos (RC) mantém 1025 - 1026 (aliás, mais de 90%). Dos tópicos que eu acompanho no fórum da Reef Central, o mais baixo deixa em 1024. Olha que show esse aqua que o cara mantém em 1026. Não que 1025 seja bom só pq os gringos mantém esse parâmetro, mas pq os aquários com esse parâmetro são saudáveis e bonitos. A maioria dos aquários brasileiros e portugueses com bichos saudáveis, que vi pela net, também mantém 1025, com pequena variação. Então, a minha idéia de 1025 vem de aquários bonitos ou saudáveis que acompanho pela net (meu tio tem um FO em 1025). Li alguma justificativa fisicoquímica pra isso tbem, relacionada a osmose, mas não achei o link. De qquer modo, foi por isso que disse que eu subiria pra 1025. Existe, também, uma corrente no aquarismo que diz que esse número foi idealizado pela indústria pra vender mais sal sintético. :twisted: A propósito, vc tá medindo com o que?

Isaac escreveu:(...) e o nitrito acha que consigo zerar? tem alguma dica para que eu consiga zera-lo?

O aqua é novo ainda mas vc já tem cepa de bactéria que deu conta da amônia mas não do nitrito, então eu aumentaria a diversidade bacteriológica com Biodigest. E eu usaria o starter do Matias também (não pro nitrito, mas pra enriquecer o sistema).

[]´s

R.

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Isaac
Curtiu: 2 vezes

#42 Mensagem por Isaac Poderoso »

Opa valeu pelas dicas, sobre o medidor, estou usando um densimetro, ele esta ficando entre 1021 e 1022, eu li o livro do Sergio Gomes, e lá dis que a densidade da agua aumenta com frequencia e para isso precisamos repor com agua doce, nesse caso para minha densidade aumentar é só aguardar né? e sobre o biodigest eu utilizei o biostart acho que é o mesmo.
Lembrando que minha agua eu comprei com o Francis aqui do forum, a agua é do mar, talvez por isso esteja sem amonia etc, eu nao preparei minha agua.

nelson.dellago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 04 Abr 1980
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#43 Mensagem por nelson.dellago »

Isaac vc não entendeu muito bem a questão da densidade, ela não aumenta sozinha não, ela vai sim aumentar se vc não repor a agua doce, mas ai vai chegar uma hora que seu sump vai praticamente zerar o compartimento da bomba de recalque e baubau bomba vai queimar.Para aumentar a densidade, como não tem nada de animal no aqua pode colocar aos poucos sal até chegar na densidade.
abraço

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#44 Mensagem por Isaac Poderoso »

Pessoal, não consigo mais, ja to com 22 dias contanto nos dedos, to doido pra comprar um goby bicolor, um yellow tang ou um percula.... to doido, to doido, to diodo, to até me sentido aqueles viciados que ficam trancados num quartinho pra tirar o efeito da dependencia da droga..rssss.
O que acham? Amanhã farei o terceiro teste estou fazendo 1 por semana e por enquanto esta sempre dando o mesmo resultado, com exceção da densidade que agora esta com 1025 depois que coloquei o carvao ativado subiu um pouco, amanha to pensando em fazer uma TPA esperar algumas horas e medir, caso dê os mesmos resultados to querendo comprar um desses peixes :D, isso é a maior tortura chinesa galera...rsssss

Ah aproveitando tb comprei um TIMER agora nada de ficar ligando e desligando a qualquer momento as luzes, e ja estou avaliando a possibilidade de trocar minha luminaria atual por uma mais bacana, mas isso vai ficar um pouco mais pra frente.

Um abraço a todos.
Opa segue a foto atualizada do meu aquario :D comprei 8 mini paguros e 8 turbo snail sabado passado e até hoje estao todos vivos e trabalhando muiiiito.

Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#45 Mensagem por Robson Sandrini »

Isaac escreveu: (...) ja to com 22 dias contanto nos dedos, to doido pra comprar um goby bicolor, um yellow tang ou um percula (...) O que acham?

Seus testes ainda estão detectanto nitrito? Os testes que usamos baseados em leitura de cor geralmente nos fornecem uma SUBLEITURA (nos dão um valor menor do que o real). Se vc tem nitrito, seu ciclo do nitrogênio não está completo, sua ciclagem não está completa, suas bactérias não deram conta nem do pouco (ou quase nada) de matéria orgânica que vc tem no sistema no momento. Eu não colocaria. Não pelo tempo e nem pelo nitrito (acabo de ler um artigo do Randy Holmes no qual ele diz que o nitrito em salgados é bem menos tóxico que em aqua de água doce, não recomendando o teste em salgados estabilizados) mas pq seu sistema ainda não provou dar conta do nitrogênio. Minha opinião. Já comprou um teste de nitrato também?

[]´s

R.

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#46 Mensagem por Isaac Poderoso »

Robson,

Obrigado pela resposta, bom vou me segurar e esperar pra nao começar errado né, sobre o teste de nitrato ainda nao comprei, bom posso compra-lo hoje tb, é até melhor pq estou de olho em um yellow tang da loja aqui no bairro que esta lá antes de eu comprar meu aquario, logo imagino que esta se alimentando bem, só que tem um pequeno problema semana passada fui lá e o yellow tang estava com a nadadeira falha, algum peixe o atacou, perguntei ao logista que me disse que acha que foi o blenio macaco, vc acha que isso implicaria na saude do peixe, tipo nao deveria nem pensar em adquiri-lo?
Ah e se tudo der zerado no meu aquario significa que o ciclo acabou? estou achando estranho pq nunca mudaram esses numeros e pelo que andei lendo a amonia num ciclo normal sobe muito e no meu caso isso nao aconteceu, mesmo tendo rochas vivas no aquario.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#47 Mensagem por Robson Sandrini »

Isaac escreveu: (...) semana passada fui lá e o yellow tang estava com a nadadeira falha, algum peixe o atacou, perguntei ao logista que me disse que acha que foi o blenio macaco, vc acha que isso implicaria na saude do peixe, tipo nao deveria nem pensar em adquiri-lo?

SE a lesão na nadadeira foi realmente causada por ataque de outro peixe, o fato, por si só, não contra-indica a compra do peixe. Claro que lesão em tecidos orgânicos pode ser porta de entra de organismos oportunistas mas nas nadadeiras a probabilidade disso acontecer é menor do que no corpo do peixe, por exemplo. Vejo como problema a continuação dos ataques e o estresse que eles causam ao peixe, aí qdo vc levá-lo pra casa ele passa por novo estresse, algo a ser comentado com o lojista, talvez? ;)

Isaac escreveu:Ah e se tudo der zerado no meu aquario significa que o ciclo acabou?

Significa que as bactérias presentes no seu sistema no momento deram conta da carga orgânica do sistema no momento.

Isaac escreveu:estou achando estranho pq nunca mudaram esses numeros e pelo que andei lendo a amonia num ciclo normal sobe muito e no meu caso isso nao aconteceu, mesmo tendo rochas vivas no aquario.

Estranho mesmo. Esse gráfico representa o ciclo do nitrogênio no aqua (algumas variações podem refletir no tempo, mas é basicamente isso):

Imagem

nelson.dellago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#48 Mensagem por nelson.dellago »

22 dias ainda é pouco, sei que esperar é dificil, mas tenha paciencia, é preferivel esperar e ter sucesso do que ir rápido e depois ter problemas com o aquario e acabar desanimando, muitos aquaristas desistem do hobby por isso, querem montar o aqua e logo lotar de animais, tenha calma, uma coisa que aprendi na marra foi isso, invista em equipamentos e testes e depois pense em lotar o aquario de animais.

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#49 Mensagem por Isaac Poderoso »

Obrigado novamente pessoal pelas dicas, eu tinha me confundido com o resultado da densidade, continua no 1021, o nitrito agora esta zerado, amonia continua zerada, sobre os testes do nitrato nao consegui adquiri-los.

Vamos as novidades, reservei o yellow tang nao trouxe pra casa e o logista falou que nao ha problema em deixa-lo lá, nao sei se paguei barato foi 280,00 mede em media 8 cm, claro que fiquei doido para traze-lo pra casa mas deixei-o lá, e esqueci de comprar um pouco de sal para aumentar a densidade, vou fazer isso amanhã sem falta, pois agora esses 1021 estao me incomodando, nem com a TPA alterou esse valor.

Bom vamos ver se tudo der certo e eu me sentir seguro sabado que vem eu trago ele pra casa, agora para comprar outros peixes se os parametros de agua continuar igual, compro de semana em semana ou mes em mes, pq tava querendo comprar um Percula medio.

nelson.dellago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#50 Mensagem por nelson.dellago »

Você fes tpa com a mesma densidade?se sim ela não aumenta mesmo, tem que fazer com densidade maior que a que vc tem, como não tem animais no aqua coloque o sal ate atingir a desnidade desejada, sobre os peixes iria de mensal, vá com calma.
Sobre o valor de R$ 280,00 esta na média.

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#51 Mensagem por Isaac Poderoso »

Boa noite pessoal, segui todas as boas dicas agora é só torcer pra dar tudo certo com meu aquario, semana que vem vou fazer uma tpa pois a da semana passada achei que 35 litros de agua foi pouco ja encomendei com o Francis a agua pra sabado, comprei um Ocellaris e ta nadando tranquilo aqui no aquario, é pequeno o peixe e ele fica em locais especificos como no inicio ficou proximo das rochas hoje de manhã ficou atras do termometro e o restante da tarde ficou em frente a bota de queda de agua, estou observando ele para ver se esta tudo ok, ele esta se alimentando normalmente mas acho que os flocos sao muito grandes estou quebrando-os, durante a semana vou ver se compro algo diferente pra ele comer, uma coisa importante, eu desliguei a sun sun pois achei que estava muito forte depois que adcionei o ocellaris ele ficava nadando desesperado contra a correntesa, nao sei como funciona mas estou postando aqui a duvida, a sun sun é 5000.
Bom vamos ver como ele se comportará mes que vem vou pegar o meu yellow tang que ja efetuei a compra mas nao trouxe pra casa ainda, vou esperar pelo menos 1 mes e meio de ciclagem.
Meu densimetro estava ruim levei na loja pra comparar conforme orientaçao do Washington aqui do forum e realmente ele dinha razao, troquei agora esta com 1023 a densidade da agua.
Semana retrasada nao resisti e comprei 10 mini paguros e 10 turbo snail e até hoje nao morreu nenhum, pelo contrario acabaram com a esponja que tinha em uma das rochas vivas.

nelson.dellago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#52 Mensagem por nelson.dellago »

é isso ai esta indo pelo caminho certo.
sobre a sun sun qual o tamanho de seu aqua mesmo?

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#53 Mensagem por Isaac Poderoso »

tem 1,20 x 50 x 60, estou pensando em comprar algum outro tipo de bomba para cirtulaçao, senao com essa sun sun vai ter peixe amassado nas rochas :lol:

nelson.dellago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#54 Mensagem por nelson.dellago »

Na minha opnião realmente é muito forte para seu aquario

Ricardo Castillo