Isaac escreveu:(...) sobre a densidade, o ideal não seria 1023 pois assim ficaria mais proximo das recomendaçoes para maioria dos animais??
Deixando de lado a confusão que fazemos com densidade (gravidade específica) e salinidade, eu prefiro parâmetros marinhos, já que é de lá que vêm os bichos do reef (e o genótipo dos que são reproduzidos em cativeiro). O problema é que nem por aí dá pra se dizer qual é a densidade “ideal”, já que ela difere entre os mares, entre regiões do mesmo oceano e até mesmo na mesma região, por fatores como época do ano, temperatura, chuva etc (aqui no Brasil mesmo já li medidas de 1022 a 1030, de quem usa água natural). Mas a MÉDIA fica entre 1022 - 1026. A maioria dos gringos (RC) mantém 1025 - 1026 (aliás, mais de 90%). Dos tópicos que eu acompanho no fórum da Reef Central, o mais baixo deixa em 1024. Olha que show esse aqua que o cara mantém em 1026. Não que 1025 seja bom só pq os gringos mantém esse parâmetro, mas pq os aquários com esse parâmetro são saudáveis e bonitos. A maioria dos aquários brasileiros e portugueses com bichos saudáveis, que vi pela net, também mantém 1025, com pequena variação. Então, a minha idéia de 1025 vem de aquários bonitos ou saudáveis que acompanho pela net (meu tio tem um FO em 1025). Li alguma justificativa fisicoquímica pra isso tbem, relacionada a osmose, mas não achei o link. De qquer modo, foi por isso que disse que eu subiria pra 1025. Existe, também, uma corrente no aquarismo que diz que esse número foi idealizado pela indústria pra vender mais sal sintético.

Isaac escreveu:(...) e o nitrito acha que consigo zerar? tem alguma dica para que eu consiga zera-lo?
O aqua é novo ainda mas vc já tem cepa de bactéria que deu conta da amônia mas não do nitrito, então eu aumentaria a diversidade bacteriológica com Biodigest. E eu usaria o starter do Matias também (não pro nitrito, mas pra enriquecer o sistema).
[]´s
R.