feelipe escreveu:Beto, que bacana está ficando, parabéns!
Fala mais deste teu chiler diy...
Abraço!
Feelipe,
Esse chiller DIY montei ele pra refrigerar meu antigo forno Boyu Tl-450, porém fiz ele com um compressor de 1/4 Hp pensando futuramente em um aquário maior.
Copiei um projeto bem bacana que achei na internet http://www.XXXX.org.br/vb/showthread.ph ... so-a-passo , porém fiz algumas pequenas modificações que achei que melhoraria o desempenho.
Primeiro fui até a Alameda Glete (rua aqui em SP que tem muita loja de refrigeração) e comprei os materiais...
- Unidade condensadora 1/4 Embraco
- Termostato Full Gauge c/ 2 saídas
- Rolo de cobre 1/4
- 4 pedaços de tubo de titânio 3/4
- 1 bomba sarlo Sb1000
Basicamente isso é o Chiller, como tenho um certo conhecimento em eletrônica, e sou fução arrisquei e graças a Deus o Chiller esta muito bom resfriando 0.5C em 35 minutos em um dia que fazia 32C dentro do meu quarto.
A parte mais trabalhosa e chata na construção dele, é enrolar o tubo de cobre (serpentina) nos 4 pedaços de tubos de titanio, é bem pesado (da inumeras bolhas na mão rs) e vc tem que tomar cuidado pra não estrangular o tubo, impedindo a passagem do gás,
De resto é sussa....
Gastei aproximadamente R$ 1.000
De cabeça acho que foi + ou - isso...
Unid. COndensadora 450
Termostato Full Gauge 200
Tubos de titanio 300
Cobre 50
Mas não me arrependo, gosto de fazer as coisas e acho gratificante quando da certo.
Obs. O termostato de 2 saídas me da um controle total sobre a temperatura do reef, pois eu uma saída é para o chiller e a outra para o aquecedor, ou seja.
Programei a temperatura para 26C, quando chega em 26.5 liga o chiller e volta para os 26, a noite equando cai para 25.7 aciona a outra saida e liga o aquecedor e chega em 26 novamente.
Portanto eu apóio quem queira construir o próprio chiller, quem fizer com carinho e cuidado, terá um resultado fantástico.
Caso alguém queira montar, estou à disposição para ajudar,
Vou ver se tiro algumas fotos da serpentina dele congelada e posto aqui....