🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TPA automática

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

TPA automática

#1 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá pessoal!
Gostaria que me dessem sugestões para a montagem de um sistema de TPA 100% automática.
Grato!

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: TPA automática

#2 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Fernando,
Tem um cara daqui do forum que ja usa um sistema automatizado.
O conheci em um encontro em Campinas e creio que ele é dessa região. Só que esqueci o nome dele. icon_cry_smile
Não sei o porque que esqueci, eu acho que foi por isso icon_drunk
kkkkk
Mas brincadeira a parte, irei falar com algumas das pessoas que estiveram nesse encontro e caso alguem lembre o nome do "dito cujo", aviso vc!

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TPA automática

#3 Mensagem por Marcio Gielfi »

O sistema que já usei é o seguinte.

Na área de recalque voce coloca um ladrão, furando a parede do sump, colocando um cotovelo virado para cima e um pedaço de cano de PVC, o furo deve ser feito a meia altura do nível de água atual. O pedaço de cano é para regular a captação, e a regulagem se dá quando você desliga o recalque, o nível da água deve parar muito próximo de se começar a extravasar.

Voce deve ter uma caixa para armazenar a água salgada com uma bomba de reposição de baixa capacidade ligada a um timer.
Calcule o volume de água a ser trocada e descubra quantos minutos a bomba de recalque deve ficar ligada para bombear este volume de água e ajuste o timer para este período ( daí ser importante uma bomba de baixa vazão)

Voce tem duas opções, a água salgada bombeada ir direto para o display, longe da captação de água que retorna ao sump, ou voce pode colocar a saída desta bomba bem próxima a captação da bomba de recalque.

Quando o timer acionar a bomba, a água salgada nova começa a entrar no seu sistema e ser bombeada para o display ( ou até mesmo ir direto) e o nível de água do compartimento do recalque vai começar a subir, com isto o excesso de água salgada começa a sair pelo extravasor que encaminhará esta água para um ralo. Pronto voce tem um sistema simples de troca automática de água.

Alguns cuidados.

Importante que a água salgada nova vá direto ou seja jogada no recalque, para que só venha a se misturar a antiga longe do extravasor e evita-se que ela seja jogada fora.

Não se deve usar este sistema para trocas grandes, use-o para trocas entre 1 e 2 % , normalmente quem usa um sistema deste tipo faz trocas diárias de 1%

Como existe uma diferença de nível com o recalque funcionando e desligado, voce acaba colocando um pouco a mais de água salgada do que deveria, esta água irá evaporar até o nível normal de operação, a partir do qual, a reposição de água doce volta a repor.
Mas com o tempo a salinidade tende a subir.

Para resolver isto voce tem duas opções. Ou voce logo após a troca automática, desliga a bomba de recalque, que voce vai fazer com que o excesso seja retirado via extravasor,usando um timer na bomba de recalque ou voce, com uma bomba de reposição para água doce, liga esta bomba a um timer e faz com que ela funcione o suficiente para jogar uma quantidade de água doce que irá neutralizar a diferença quando esta água evaporar. A primeira opção é muito melhor que a segunda.

Este sistema é mais tranquilo de se fazer quando voce tem um aquário grande, para nanos se quiser usar, vai ter que usar bomba dosadora.
Recomendo o sistema para aquários de 400 ou mais litros e não mais que 2% para cada troca.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: TPA automática

#4 Mensagem por Fernando Garcia »

Márcio, boa noite!
Muito obrigado, a explicação está ótima.
Meu sistema terá 400l, 200 do display + 200 do sump. Acha dá para usar esse sistema?
Agora uma pergunta de iniciante: A tpa semanal deve ser de 5 a 10% do volume total do sitema ou só do display?
Abraço!

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TPA automática

#5 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fernando Garcia escreveu:Márcio, boa noite!
Muito obrigado, a explicação está ótima.
Meu sistema terá 400l, 200 do display + 200 do sump. Acha dá para usar esse sistema?
Agora uma pergunta de iniciante: A tpa semanal deve ser de 5 a 10% do volume total do sitema ou só do display?
Abraço!


Sim, Fernando, é possível usar no seu projeto.

As TPA´s sempre são em relação ao volume total real.

Não existe uma regra exata de quanto deve ser trocado em um determinado período. Os mais comuns que tenho visto em fóruns é 10 -15 % quinzenal, 15 -30% mensal, 1 a 2 % diários e 5 - 10 % semanal. Mas nada impede que voce troque 5 , 7 ou 10 % semanal.

O que determina a quantidade de troca é a sua necessidade de exportar algo indesejável ( nitrato e fosfato são os mais comuns) e/ou importar algo desejável ( minerais ).
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: TPA automática

#6 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá pessoal!
Encontrei este projeto que me parece excelente. Pena que não entendo de linguagem de programação e nem de eletrônica. icon_bag!
http://www.reefforum.net/f112/coadas-ce ... ada-17605/[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=D3sEncitxJM&feature=player_embedded[/BBvideo]

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: TPA automática

#7 Mensagem por Marco Augusto »

TPA automatica ate tem alguns projetos que eu ja vi na internet , e conheco pessoalmente uma pessoa
que fez um projeto mas abandonou , TPA é uma coisa simples de se fazer , mas todo mundo acha que é o fim do mundo , rsrs
eu acho que é um investimento , tanto $$$$ quanto em tempo meio desnecessario , uma opniao pessoal claro ... :)

Edson Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 02 Set 2010, 07:21
Apelido: santos
Cidade: São bernardo do Campo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: TPA automática

#8 Mensagem por Edson Santos »

Oi pessoal

Estou com vontade de fazer uma upgrade no quadro eletrico por isso estou desemvolvendo um projeto desse , e será puramente eletrico ( sem CLP ) ,só com reles e temporizador, mas preciso da ajuda de vc´s com algumas informções . Como por exemplo eu posso retirar a agua do display e ao mesmo tempo ir completando com a agua de reposição ? ou tenho que parar a bomba de recalque ,retirar a a quantidade de agua TPA, e só depois recolocar a agua nova ?
Os dois sistemas funcionan? Qual dos dois fica mais eficiente ?
meu sistema tem 650 lts total , de quantos % eu poderia trocar semanalmente?
Até então este sistema consiste apenas manter um reservatório de agua salgada de reposição cheio , o resto fica com sistema .
agradeço com a colaboração de todos e assim que coletar estas respostas começarei a reforma e postarei brevemente neste post.
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência )
Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!

Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Re: TPA automática

#9 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Edson o ideal é retirar água e repor nova. Se mesclar as 02 você estará tirando água nova junto.

Eu indicaria 10% semanal, no seu caso 65 litros por semana. Se os coraisd demorarem muito para abrir (até a próxima troca) diminua para 5%, ou 37 litros/semana.
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: TPA automática

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu gosto de automatizar o sistema, mas particularmente no caso da TPA gosto de aproveitar e sifonar o sump e mensalmente o substrato. Entao tem q ser manual pra fazer assim.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”