Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPlay
- 
				Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator 
- Apelido: Henrique
- Recebeu Curtir: 1 vez
Re: Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPl
Sol blue, a nano é novidade acho que ta no pré lançamento...
sol blue +- 1600 reais ... baixou!

- 
				Marcelo Ramos
- Pseudocheilinus hexataenia 
- Apelido: Marcelleza
- País: Brasil
Henrique_Franze escreveu:Sol blue, a nano é novidade acho que ta no pré lançamento...
Henrique, 1 módulo representa 250W HQI , para o Boyu é suficiente ? Observando a NANOREEF , a cada 10 nano montados com corais 9,5 estão sem tampa ( independente da iluminação HQI,T5,VHO ) , ou seja , o que pretendo não será possível manter a tampa , então pretendo montar um módulo desses , até porque já tenho um projeto em mente para o futuro em 200L , +/- com dislplay de 1 a 1,20M de comprimento em um novo apartamento. Assim provavelmente teria que comprar mais um e teria condições de tranferir a vida marinha maturada desse para o próximo. O que vc acha ?
Obrigado pela sugestões e opiniões de todos
- 
				Luiz Otavio Junior
- Diplectrum formosum 
- Apelido: Luiz Otavio
- Data de Nascimento: 31 Mar 1977
- Curtiu: 1 vez
Pessoal,
Por acaso, tem alguém com Boyu 128l usando a a maxspect G2 60w - CREE? Será que essa luminária é suficiente, alguém com experiência em luminárias poderia dar alguma orientação? Na minha humilde opinião: 1 watt/litro no led (CREE) vai ficar muito forte! Parece que a maxspect tem um kit de lente (vendido separadamente), que ajuda a aumentar a luminosidade dos leds: segue o link:
http://www.fish-street.com/maxspect_len ... ory_id=118 --> link das lentes
http://www.fish-street.com/maxspect_pro ... ory_id=118 --> link da luminária
Eu já fiz uma busca preliminar, mas a maioria do pessoal tem optado em comprar a maxspect g2 110 watt para o boyu. Eu to afinzão de adquirir uma calha a led, acredito que a de 60watt (18 x 18 x 4,5 cm) dê para usar com a tampa do boyu fechada (acho uma enorme vantagem porque acho muito bonita a tampa do boyu), mas a de 110 watt (40 x 18 x 4,5cm ) só cortando a tampa.
Acho que para a de 60 watt dê para usar apenas retirando a iluminação original do boyu e mantendo as ventoinhas originais para manter a refrigeração. Tem alguém que pode me ajudar nisso aee.
Outra pergunta: alguém já importou essas calhas, teve que pagar imposto de importação?
Agradeço desde já,
Luiz Otávio

Por acaso, tem alguém com Boyu 128l usando a a maxspect G2 60w - CREE? Será que essa luminária é suficiente, alguém com experiência em luminárias poderia dar alguma orientação? Na minha humilde opinião: 1 watt/litro no led (CREE) vai ficar muito forte! Parece que a maxspect tem um kit de lente (vendido separadamente), que ajuda a aumentar a luminosidade dos leds: segue o link:
http://www.fish-street.com/maxspect_len ... ory_id=118 --> link das lentes
http://www.fish-street.com/maxspect_pro ... ory_id=118 --> link da luminária
Eu já fiz uma busca preliminar, mas a maioria do pessoal tem optado em comprar a maxspect g2 110 watt para o boyu. Eu to afinzão de adquirir uma calha a led, acredito que a de 60watt (18 x 18 x 4,5 cm) dê para usar com a tampa do boyu fechada (acho uma enorme vantagem porque acho muito bonita a tampa do boyu), mas a de 110 watt (40 x 18 x 4,5cm ) só cortando a tampa.
Acho que para a de 60 watt dê para usar apenas retirando a iluminação original do boyu e mantendo as ventoinhas originais para manter a refrigeração. Tem alguém que pode me ajudar nisso aee.
Outra pergunta: alguém já importou essas calhas, teve que pagar imposto de importação?
Agradeço desde já,
Luiz Otávio
Marcelo Ramos escreveu:Henrique_Franze escreveu:Sol blue, a nano é novidade acho que ta no pré lançamento...
Henrique, 1 módulo representa 250W HQI , para o Boyu é suficiente ? Observando a NANOREEF , a cada 10 nano montados com corais 9,5 estão sem tampa ( independente da iluminação HQI,T5,VHO ) , ou seja , o que pretendo não será possível manter a tampa , então pretendo montar um módulo desses , até porque já tenho um projeto em mente para o futuro em 200L , +/- com dislplay de 1 a 1,20M de comprimento em um novo apartamento. Assim provavelmente teria que comprar mais um e teria condições de tranferir a vida marinha maturada desse para o próximo. O que vc acha ?
Obrigado pela sugestões e opiniões de todos
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
- Apelido: Stive
- Data de Nascimento: 27 Ago 1978
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 48 vezes
Pessoal gostaria de uma lista de corais que vão de boa na iluminação original do tl-550 (pl), bem diversificado e colorido, barato e para usuários iniciantes.

- Celso Suguimoto
- Moderador Global 
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Com certeza, fala com o Marco Mansano ele é quem tava importando essas calhas
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Pessoal não sei dizer se isso é uma tunada  mas como ta vindo ai o calor já to me precavendo aqui com ventoinhas, segue abaixo a modificação que fiz aqui, adicionei duas Ventoinha Rolamentada com Tamanho 12cmx12cmx2,5cm Slim, Bi-volt 110/220v que comprei aqui mesmo no forum nos classificados de um usúario.
Segue as fotos pra verem como fico;
Com a tampa aberta por dentro;

Por fora com a tampa fechada, fico sem a tampinha da frente mas da pra colocar a ração ainda sem problemas, e estética mente olhando não fico feio.

Esta semana vou comprar o controlador coel pra ligar elas nele pra ter maior controle na hora que deve ser ligadas e desligadas.

Segue as fotos pra verem como fico;
Com a tampa aberta por dentro;

Por fora com a tampa fechada, fico sem a tampinha da frente mas da pra colocar a ração ainda sem problemas, e estética mente olhando não fico feio.

Esta semana vou comprar o controlador coel pra ligar elas nele pra ter maior controle na hora que deve ser ligadas e desligadas.
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Upgrade iluminação :
No lugar dos 48 Wts originais uma PL 105 Wts e no lugar dos leds uma PL 9 Wts, isso no lugar das originais (dentro da tampa sem muitas modificações na estrutura).
Foto com a iluminação instalada.

No lugar dos 48 Wts originais uma PL 105 Wts e no lugar dos leds uma PL 9 Wts, isso no lugar das originais (dentro da tampa sem muitas modificações na estrutura).
Foto com a iluminação instalada.

- 
				Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator 
Fala Stevenson, muito legal!!
Essa lampada é da JBJ? Que reator usou, foi dificil a montagem? Passa os detalhes...
Estava comprando umas pl de 36 pra fazer up da iluminação, mas agora vou esperar para ver seus detalhes!
Abraço!

Essa lampada é da JBJ? Que reator usou, foi dificil a montagem? Passa os detalhes...
Estava comprando umas pl de 36 pra fazer up da iluminação, mas agora vou esperar para ver seus detalhes!
Abraço!
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Henrique_Franze escreveu:Fala Stevenson, muito legal!!
Abraço!
Henrique beleza, então eu comprei a lampâda na Nautilus e o reator na Mais contrução ambos pelo site, também o reator você encontra em lojas de eletricidade basta pedir um reator de alto fator de potência para lâmpada fluorescente tubular para T10 ou T12, já a Pl de 9 watts comprei em uma loja de aquário daqui de minha cidade Sol Nascente, e o reator pra ela em uma casa de eletricidade na Cidade.
A instalação é de boa, unica coisa que tens que fazer é um corte na calha pra encaixar a nova lâmpada e os furos das presilhas que segura.
Aqui fiz a marca na calha e furei depois entortei com alicate de bico.

Aqui já com o furo pronto.

Aqui o reator da esquerda preto é da pl de 9 watts, coloquei ela no lugar dos leds, a instalação é simples é só olhar o esquema que vem escrito no reator e ligar no lugar que desligou os leds, mas se casso queira ficar com os leds basta não mexer em nada e depois de colocar a lâmpada nova veja um novo local para os leds e fure a calha pra colocar eles, pois a lâmpada nova fica bem em cima deles no lugar que estavam. O reator da direita é o da PL de 105 Watts só desligar o outro e ligar mesma coisa que estava antes, é bem simples são apenas dois fios pra ligar um preto e um branco (127v) e dois azuis nos dois azuis do chicote da lâmpada, e os dois vermelhos nos dois vermelhos do chicote da lâmpada.
Veja na foto:

E aqui os furos que tens que fazer, se for usar os Leds descarte o esquema da PL de 9 Watts, confesso que a PL de 9 Watts fica melhor que os leds, ficaria melhor ainda se colocasse duas uma de cada lado, vo acabar colocando mais uma do outro lado rsrs.

O custo total da nova iluminação fico em:
R$: 36,00 Reator da PL 105W (Já com frete)
R$: 12,00 Reator da PL 9W
R$: 56,25 Lâmpada JBJ PL 105W (Já com frete)
R$: 34,64 Lâmpada PL Azul actinica 9W
Mão de Obra, não tem preço.
TOTAL: R$: 138,89
Minhas observações: Fácil de se fazer, custo acessível, resultados excelentes, pra você ver tinha aqui uma montipora que não ia nem com resa brava pra frente com a iluminação original, depois que troquei bem dizer ela quase dobro de tamanho nesse curto prazo de troca, os mush nem se fala.
Espero ter esclarecido, casso ainda tenha dúvidas basta perguntar, abraços.
- 
				Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator 
Muito obrigado! Veja, com esse tutorial qualquer um pode fazer esse upgrade!!
Os corais sentiram assim positivamente o upgrade? Muito bom! Bem mais barato que as lampadas originais, ou PLs de 36w!
Grande Abraço!

Os corais sentiram assim positivamente o upgrade? Muito bom! Bem mais barato que as lampadas originais, ou PLs de 36w!
Grande Abraço!
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Henrique_Franze ainda tenho poucos corais no aquário, e os que tenho são apenas mudas a não ser pela minha anemona pois primeiro estou dando os upgrades pra só depois tem um leque maior de corais pra escolher, mas veja os que eu tinha aqui gostaram da nova iluminação, olhando a claridade já da pra ver uma grande diferença de antes para agora.
Eu recomendo

Eu recomendo

- 
				Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator 
É uma ótima opção pra todo mundo que já ficou quebrando tanto a cabeça com iluminação.
É mais barato que trocar por novas as lampadas originais de 24w. Mais barato que acrescentar lampdas de 36w!!
Posso usar reator de 110w no lugar do reator de 85w?
Abraço!

É mais barato que trocar por novas as lampadas originais de 24w. Mais barato que acrescentar lampdas de 36w!!
Abraço!
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Henrique_Franze escreveu:É uma ótima opção pra todo mundo que já ficou quebrando tanto a cabeça com iluminação.
Abraço!
Henrique_Franze é verdade é uma boa, e o melhor fica dentro da calha original da tampa, nada de gambiaras pendurado por fora rsrs.
Então pode usar sim sem problemas, mas também aquele reator que passei acima no link do mais construção podes usar sem problemas já esta ligado aqui nas minhas lâmpadas a um tempo sem problemas pois ele também é para lâmpadas de 110 Watts, servem para ambas, para de 85 e de 110 Watts, não sei porque o fabricante coloco que serve para a de 85 Watts sendo que todo mundo sabe que pode colocar reator mais forte em lâmpada mais fraca, oque não pode é colocar reator fraco em lâmpada mais forte, pois ai o reator queima na certa.
Segue uma foto das especificações do reator que comprei e estou usando aqui, repare que ele é para 110/85Watts.

- 
				Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator 
Ahh entendi...
Sou uma negação em mexer com esses reatores, é o primeiro contato que estou tento com eles...
Vou dar um pulo nas lojas por aqui, ver se acho, se não achar vou encomendar já!
O seu acrilico que cobre as lampadas está bem novo e transparente. Com o tempo vai ficando leitoso... Estou com vontade fazer alguma coisa alí e substituir por vidro temperado quem sabe. O que acha?
Grande Abraço!

Sou uma negação em mexer com esses reatores, é o primeiro contato que estou tento com eles...
Vou dar um pulo nas lojas por aqui, ver se acho, se não achar vou encomendar já!
O seu acrilico que cobre as lampadas está bem novo e transparente. Com o tempo vai ficando leitoso... Estou com vontade fazer alguma coisa alí e substituir por vidro temperado quem sabe. O que acha?
Grande Abraço!
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator 
Pega os dados dessa ultima foto que te passei e veja se acha em lojas que vendem produtos para iluminação, ou em casas de eletricistas também vendem em grandes casas de materias de construção tipo Leroy Merlim C&C, você já encomendou a lâmpada?
Acredito que deva dar sim pra colocar um vidro, o meu aqui ta assim pois nem tem 8 meses que comprei, ta montado acho que faz uns 5 meses. Também da pra colocar em acrilico, em casas que vendem e trabalham com comunicação visual vendem essas chapas acredito ser mais fácil de você colocar pela questão dos furos pra segurar e o acrilico deva sair mais em conta, sei lá é uma possibilidade que pode ser vista.

Acredito que deva dar sim pra colocar um vidro, o meu aqui ta assim pois nem tem 8 meses que comprei, ta montado acho que faz uns 5 meses. Também da pra colocar em acrilico, em casas que vendem e trabalham com comunicação visual vendem essas chapas acredito ser mais fácil de você colocar pela questão dos furos pra segurar e o acrilico deva sair mais em conta, sei lá é uma possibilidade que pode ser vista.
- Andre Biaggio
- Cirrhilabrus filamentosus 
- Data de Nascimento: 22 Dez 1970
- Curtiu: 60 vezes
- Recebeu Curtir: 18 vezes
Alguém já tentou esse painel de leds?
Painel

Painel
Todo aquário é pequeno.

- 
				sandro vinicius
- Pseudocheilinus hexataenia 
- Apelido: sandro
- Data de Nascimento: 12 Abr 1970
Amigos,
Estou montando um Boyu 550 com base nas informações prestadas neste tópico. Sinceramente, foi a melhor coletânea de informações que encontrei.
Assim, preciso de orientações no meu projeto:
1º foto: Detalhes das peças:

OBS: Não deveria vir um regulador de entrada de ar na mangueira? Ressalto que não consta da descrição do manual.

2º foto: para que serve:

3º foto: Corte da divisória:
http://farm7.static.flickr.com/6223/635 ... ca73_z.jpg

4º foto: Encaixe justo

Se colocar a espuma, fica muito espremida. Preciso usá-la?

5º foto: Suporte não encaixa na divisória.
http://farm7.static.flickr.com/6092/635 ... de32_z.jpg
Dá para ajeitar? Como?

6º foto:Altura em relação í tampa do Boyu

Está baixo demais? Levanto um pouco?

7º foto: Como ficou.

Falta colocar a MJ 1200 que ainda não chegou.

Precisa acertar alguma coisa para encaixar melhor?
Desculpe por "ressuscitar" o tópico. Mas, a última mensagem é de setembro e já continha o conteúdo semelhante.

Estou montando um Boyu 550 com base nas informações prestadas neste tópico. Sinceramente, foi a melhor coletânea de informações que encontrei.
Assim, preciso de orientações no meu projeto:
1º foto: Detalhes das peças:

OBS: Não deveria vir um regulador de entrada de ar na mangueira? Ressalto que não consta da descrição do manual.
2º foto: para que serve:

3º foto: Corte da divisória:
http://farm7.static.flickr.com/6223/635 ... ca73_z.jpg
4º foto: Encaixe justo

Se colocar a espuma, fica muito espremida. Preciso usá-la?
5º foto: Suporte não encaixa na divisória.
http://farm7.static.flickr.com/6092/635 ... de32_z.jpg
Dá para ajeitar? Como?
6º foto:Altura em relação í tampa do Boyu

Está baixo demais? Levanto um pouco?
7º foto: Como ficou.

Falta colocar a MJ 1200 que ainda não chegou.
Precisa acertar alguma coisa para encaixar melhor?
Desculpe por "ressuscitar" o tópico. Mas, a última mensagem é de setembro e já continha o conteúdo semelhante.
- marcio mig
- Pomacanthus imperator 
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
pessoal excelente tópico....   ... de verdade....
 ... de verdade.... 
tenho um tl550 tb... fiz algumas modificações mas nada comparado ao que mostraram aqui... apenas liguei um controlador a um cooler bem forte para baixar a temp. qdo chega as 28 ( mi. 26 max 28 para manter a média de 27 ) meu próximo passo seria fazer o sump embaixo do móvel... as medidas que tenho disponível na parte inferior é 400x400x250(h) gostaria de colocar mais um skimmer nele + um reator de fosfato e tb o UV alguem tem alguma sugestão ? estou meio perdido com isso a descida seria por overflow já que a boyu contribuiu com uma passagem na parte traseira da tampa que passa um cano de pvc de 20mm com folga.. o retorno seria pela abertura oposta também na tampa mas de qualquer maneira as filtragem mecânicas originais vou tentar manter... alguma luz por ai?
 ? estou meio perdido com isso a descida seria por overflow já que a boyu contribuiu com uma passagem na parte traseira da tampa que passa um cano de pvc de 20mm com folga.. o retorno seria pela abertura oposta também na tampa mas de qualquer maneira as filtragem mecânicas originais vou tentar manter... alguma luz por ai? 

... de verdade....
 ... de verdade.... tenho um tl550 tb... fiz algumas modificações mas nada comparado ao que mostraram aqui... apenas liguei um controlador a um cooler bem forte para baixar a temp. qdo chega as 28 ( mi. 26 max 28 para manter a média de 27 ) meu próximo passo seria fazer o sump embaixo do móvel... as medidas que tenho disponível na parte inferior é 400x400x250(h) gostaria de colocar mais um skimmer nele + um reator de fosfato e tb o UV alguem tem alguma sugestão
 ? estou meio perdido com isso a descida seria por overflow já que a boyu contribuiu com uma passagem na parte traseira da tampa que passa um cano de pvc de 20mm com folga.. o retorno seria pela abertura oposta também na tampa mas de qualquer maneira as filtragem mecânicas originais vou tentar manter... alguma luz por ai?
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

- 
				Luiz Otavio Junior
- Diplectrum formosum 
- Apelido: Luiz Otavio
- Data de Nascimento: 31 Mar 1977
- Curtiu: 1 vez
Galera,
Troquei a iluminação do meu boyu e adaptei uma calha da AI sol blue.
Segue algumas fotos do resultado final, só dei bobeira pq depois fiquei sabendo que já existia calhas AI preta, mas o resultado final ficou muito bom:

Bom é isso aí, depois posto mais ups que fiz no meu boyu.
Luiz Otávio

Troquei a iluminação do meu boyu e adaptei uma calha da AI sol blue.
Segue algumas fotos do resultado final, só dei bobeira pq depois fiquei sabendo que já existia calhas AI preta, mas o resultado final ficou muito bom:
Bom é isso aí, depois posto mais ups que fiz no meu boyu.
Luiz Otávio
- marcio mig
- Pomacanthus imperator 
- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Luiz Otavio, vc fez um sistema de sump no seu aqua? o que são aquelas mangueiras na parte de traz da tampa??? alias.... nao tenho coragem de fazer isso na tampa do meu aquário..rs... ainda to pagando   .... mas a ideia é muito legal...
  .... mas a ideia é muito legal...  onde encontrou essa luminaria???
  onde encontrou essa luminaria??? 

.... mas a ideia é muito legal...
  .... mas a ideia é muito legal...  onde encontrou essa luminaria???
  onde encontrou essa luminaria??? 
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>