Após sofrer um pouco por causa da minha limitação do meu reef que não tem sump, incentivado por minha digníssima esposa, resolvi ir atrás de um novo reef. Pois bem, por uma questão de oportunidade acabei fechando negócio em em aquario com as seguintes dimensões:
Aquario
150 (c) x 80 (a) x 65 (l) = 780 Litros
Sump
80 (c) x 50 (a) x 65 (l) = 260 Litros

OBS: Medidas corretas do aquário menor (125 x 55 x 40)
Depois de ter pago, é que tomei a consciência de que teria que comprar quase tudo novo, pois minhas bombas, skimmer, chiller eram pra um reef de até 400l. Tenho pesquisado bastante, principalmente sobre bomba de recalque (já que nunca precisei de uma).
Estive conversando com o aquarista Caponi aqui do fórum sobre circulação e chegamos a seguinte formatação do reef.
Dentro do Aquario:
02 Bomba Stream SUNSUN 6.000 L/H (JVP-201B) 110V (12w cada uma)
01 Bomba Stream SUNSUN 3000 L/H (JVP-101B) 110V (6w)
Bomba de Recalque:
BOMBA DE RECALQUE VIA AQUA VA-8400 110V 4,3Mts (200w)
Assim, acredito que a circulação dentro do reef chegará em torno de 20.000 L/H, pois sendo o aquário alto a bomba de recalque deverá perder alguma coisa (movel tem 125cm de altura somados aos 80cm do vidro). o que os amigos aqui do fórum sugerem ?
Não sei se o meu raciocínio está certo, mas tirando substrato e rocha viva teremos a litragem liquida do aquário. Sendo assim tenho 120 Kg de Halimeda + uns 65 Kg de RV, logo a litragem líquida passa a ser de 595 Litros. Somando ao sump de 260 Litros teremos então 855 litros reais de água no sistema.
Estou adquirindo com o aquarista Bruno Albuquerque (também do fórum) um skimmer Wheipro Sa2017 que será tocado por uma bomba BOMBA QUIET ONE 3000 115V. Inclusive desde já agradeço ao Bruno pela paciência que tem tido comigo e mesmo residindo em Alagoas fez questão de me ligar aqui no Paraná para conversar e tirar algumas dúvidas minhas sobre esse hobby tão apaixonante.

OBS: Na foto, segundo o fabricante esse skimmer toca até 1520Litros. O veja foi apenas para que possa ter referência quanto ao tamanho do skimmer.
Gostaria da ajuda dos amigos aqui do Brasil Reef quanto a circulação, bomba de recalque, substrato. Mais tarde volto colocando mais dúvidas e que não são poucas...