Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Filtro de Algas (Algae Turf Scrubber ATS)
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- País: Brasil
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Re: Filtro de Algas (Algae Turf Scrubber ATS)
Uma vez que as algas crescem, elas estão retirando nutrientes e CO2 da água para formar seu tecido, disso ninguém pode duvidar.
Quando se faz a limpeza da tela, todo o tecido vegetal vai embora, junto com todos os nutrientes .... é o mesmo princípio de usar chaetomorpha, rizóphoras e outras macro-algas, só que em um ambiente muito mais propício. Digamos que seja um cultura intensiva de algas.
Já estou com meu projeto quase pronto e em breve colocarei meu antes/depois do meu reef de 200 litros que foi tomado pelas algas do reef antigo.
Há muito tempo o amigo Walter Costa me torrou a paciência para eu fazer um flitro desses mas eu nunca tive vontade. Agora com esse tópico tudo voltou í tona.
abraço
Quando se faz a limpeza da tela, todo o tecido vegetal vai embora, junto com todos os nutrientes .... é o mesmo princípio de usar chaetomorpha, rizóphoras e outras macro-algas, só que em um ambiente muito mais propício. Digamos que seja um cultura intensiva de algas.
Já estou com meu projeto quase pronto e em breve colocarei meu antes/depois do meu reef de 200 litros que foi tomado pelas algas do reef antigo.
Há muito tempo o amigo Walter Costa me torrou a paciência para eu fazer um flitro desses mas eu nunca tive vontade. Agora com esse tópico tudo voltou í tona.
abraço
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
O meu tá quase pronto. Na quarta instalo e começo a documentar fotograficamente os resultados.
A caixa só abre por cima. Aproveitei a montagem para documentar como é por dentro para os aquaristas entenderem como funciona.

São 4 T5 de 9W. Essas fluorescentes são as mesmas usadas nas luminárias de emergência. Na parte central medi mais de 30.000 lumens. À medida que desloquei o medidor para as laterais foi caindo para 20000, 10000 até chegar em 5000 colado na parede lateral. Mesmo assim, é luz pacas.

Na verdade eu teria que aumentar a área da tela em uns 15% para chegar ao que o FAQ indica. Vou tentar compensar a área com a eficiência de iluminação e fluxo d´água.
abraço
A caixa só abre por cima. Aproveitei a montagem para documentar como é por dentro para os aquaristas entenderem como funciona.

São 4 T5 de 9W. Essas fluorescentes são as mesmas usadas nas luminárias de emergência. Na parte central medi mais de 30.000 lumens. À medida que desloquei o medidor para as laterais foi caindo para 20000, 10000 até chegar em 5000 colado na parede lateral. Mesmo assim, é luz pacas.

Na verdade eu teria que aumentar a área da tela em uns 15% para chegar ao que o FAQ indica. Vou tentar compensar a área com a eficiência de iluminação e fluxo d´água.
abraço
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Esqueci de botar o detalhe da tela:

Deposi posto detalhes da fixação do tubo internamente.
abraço

Deposi posto detalhes da fixação do tubo internamente.
abraço
- Leonardo Dias
- Usuário Comercial
- Apelido: Aqua Design - BH
- Curtiu: 1 vez
- Contato:
saraiva escreveu:Mathias eu ainda não medi nada mas as algas sumiram do aquario, a agua esta cristalina.
As Chaetos crescem sem parar no fundo da caixa do filtro.
As pink estão aparecendo nas Rv, bombas e nos vidros.
Saraiva, achei muito interessante, já conhecia a teoria, mas o que sempre me coibiu de usar é o Julian Sprung afirmando que as agas acabarão por colonizar outras áreas do reef pois o scrubber servirá como um "semeador" para elas. Estou muito propenso a utilizar, embora eu não tenha quase nada de algas, mas tb não tenho muita RV... Nesse sentido, pergunto:
Quando vc disse que "As pink estão aparecendo nas Rv, bombas e nos vidros", vc quer dizer que antes não apareciam? Quer dizer que notou melhora/aumento no crescimento das mesmas?
É claro que se houver uma melhora na transparência e qualidade da água tb será muito bom! hehehe
Outra preocupação: O metabolismo das algas gera liberação de fenol na água (que deixaria a água mais amarelada). Você notou algo nesse sentido? Vc usa carvão de forma rotineira? Acredito (teoricamente) que o uso das algas irá acarretar uma necessidade de uso praticamente constante de carvão no aquário. Você notou essa situação aí com a sua prática?
Obrigado!
Fred, ficou muito "profi", heim?
Abraços,
Leonardo Dias
"Quanto mais trabalho mais sortudo eu fico"
leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285
Leonardo Dias
leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: TD
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Lindo Fred ....
Agora, depois de um tempo experimenta trocar duas das quatro lampadas brancas por 2 daquela mais amarelada para tirar uma prova dos nove, no RC o pessoal fala que a amarela faz a alga crescer mais rápido.
Agora, depois de um tempo experimenta trocar duas das quatro lampadas brancas por 2 daquela mais amarelada para tirar uma prova dos nove, no RC o pessoal fala que a amarela faz a alga crescer mais rápido.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
-
saraiva
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: saraiva
Leonardo, eu acredito que as pinks tenham aparecido agora por falta de espaço pois as ulvas tomavam conta de todo espaço veja a evolução no meu youtube, procure por lcrsaraiva.
Para que as algas não liberem fenóis, vc tem que raspa-las a cada duas semanas pois senão elas ficam amarelas (algas mortas ou sem receber luz) junto a tela devido a sombra causada por novas algas que se formam.
Marcio eu também acredito que as amarelas são mais eficientes p o crescimento das algas, vamos aguardar os testes do Fred p comparar.
Frederico me corrija se eu estiver errado.
Eu entendi que uma tela de 25 cm x 25 cm atende a um aquário de 380 litros certo, mas eu acho que esta medida tem como principio o uso dos dois lados da tela ou seja com lâmpadas nos dois lados.
Matias, o Julian Sprung é um adversário do Dr Adey que desenvolveu este sistema.
Para que as algas não liberem fenóis, vc tem que raspa-las a cada duas semanas pois senão elas ficam amarelas (algas mortas ou sem receber luz) junto a tela devido a sombra causada por novas algas que se formam.
Marcio eu também acredito que as amarelas são mais eficientes p o crescimento das algas, vamos aguardar os testes do Fred p comparar.
Frederico me corrija se eu estiver errado.
Eu entendi que uma tela de 25 cm x 25 cm atende a um aquário de 380 litros certo, mas eu acho que esta medida tem como principio o uso dos dois lados da tela ou seja com lâmpadas nos dois lados.
Matias, o Julian Sprung é um adversário do Dr Adey que desenvolveu este sistema.
-
Marcus jacobsen
- Diplectrum formosum

- Apelido: Marcus
Ôpa..........
Tá muito interessante isso................ li atentamente ao tópico todo................ e também vi os 2 modelos de filtros que estão postados.......... o do Fred e o do Saraiva.
Criticando (no bom sentido) os 2 filtros, corrijam-me se estiver errado:
O do Saraiva é mais rústico, mas parece ser mais eficiente por ter luzes dos 2 lados da tela e ter a caixa maior. Mas identifiquei 2 focos de possíveis problemas, os 2 relacionados ao entupimento:
1- Acho que aquele flange de baixo, onde a água volta pro aqua vai entupir com o tempo. Não?????
2- Se entupir a água vai subir e bater nas lâmpadas, o que seria um desastre.
O projeto do Fred: Coisa fina...... de rico! Mas já pensou em como fazer pra limpar o acrílico que divide a água das lâmpadas? Será que não vai acumular algas (tanto as “moles” quando as calcáreas) nesse acrílico e vai impedir da luz chegar na tela? Por ser mais fino, estreito, as lâmpadas não vão esquentar muito o filtro?
Outras 3 dúvidas que fiquei nos 2 projetos:
1- Não se prende a tela embaixo, pra ela ficar esticada?
2- A tela fica toda no “seco”?, com a água entrando pelo rasgo do cano (que também serve para prender a tela) em cima e sai por baixo para o sump?
3- Como fazer para impedir que as algas que se criam no filtro não se espalhem de volta para o aqua?
Uma outra idéia que me veio aqui agora....... seria show se a gente pudesse aproveitar o efluente que sai do reator de cálcio (rico em co2 e com o ph mais ácido) para injetar na entrada desse filtro. Acho que as algas se desenvolveriam muito mais rapidamente.
Desculpem se falei bobagem............ agradeço se puderem responder ís questões.
Abraço,
Marcus.
Tá muito interessante isso................ li atentamente ao tópico todo................ e também vi os 2 modelos de filtros que estão postados.......... o do Fred e o do Saraiva.
Criticando (no bom sentido) os 2 filtros, corrijam-me se estiver errado:
O do Saraiva é mais rústico, mas parece ser mais eficiente por ter luzes dos 2 lados da tela e ter a caixa maior. Mas identifiquei 2 focos de possíveis problemas, os 2 relacionados ao entupimento:
1- Acho que aquele flange de baixo, onde a água volta pro aqua vai entupir com o tempo. Não?????
O projeto do Fred: Coisa fina...... de rico! Mas já pensou em como fazer pra limpar o acrílico que divide a água das lâmpadas? Será que não vai acumular algas (tanto as “moles” quando as calcáreas) nesse acrílico e vai impedir da luz chegar na tela? Por ser mais fino, estreito, as lâmpadas não vão esquentar muito o filtro?
Outras 3 dúvidas que fiquei nos 2 projetos:
2- A tela fica toda no “seco”?, com a água entrando pelo rasgo do cano (que também serve para prender a tela) em cima e sai por baixo para o sump?
3- Como fazer para impedir que as algas que se criam no filtro não se espalhem de volta para o aqua?
Uma outra idéia que me veio aqui agora....... seria show se a gente pudesse aproveitar o efluente que sai do reator de cálcio (rico em co2 e com o ph mais ácido) para injetar na entrada desse filtro. Acho que as algas se desenvolveriam muito mais rapidamente.
Desculpem se falei bobagem............ agradeço se puderem responder ís questões.
Abraço,
Marcus.
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Opa,
ATS tem que ter limpeza semanal. O cara lá do algaescrubber.net é taxativo e incisivo: "limpe seu ATS a cada 7 dias não importa o que você ache ...". Então você tem que limpar o dreno também. Considere como a limpeza do copo de seu skimmer.
Até agora não precisei limpar pois a água não vai nele, fica sequinho. A água desce somente na tela. Eventualmente é só tirar a tela e as lâmpadas e enfiar tudo debaixo dágua usando uma escova de mamadeira.
Aqui não está esquentando muito não. bem tranquilo. A água passando pelo filtro mantém tudo refrigerado. Não notei aumento de temperatura no reef. No caso do ATS do Saraiva ele serve para resfriar a água também pois a água evapora ao descer pela tela.
Não precisa, ela é rígida.
A tela fica sempre "cheia" dágua mesmo estando na vertical. É importante que o fluxo seja tal que desca uma camada uniforme de água pela tela o tempo todo. Ela não pode ficar imersa senão o filtro não funciona. Emersa ela garante o máximo de contato ar/água/luz.
Na verdade o que acontece é o contrário. As algas do reef é que migram para o ATS pois o ambiente é muito mais favorável. A cada 7 dias a tela tem que ser limpa para que as algas não comecem a morrer por falta de luz e água nas camadas mais baixas. Essa poda é que retira as algas do reef.
Sim, isso seria muito bom, eu também já pensei nisso. O ATS retira uma grande quantidade de CO2 da água e coloca muito oxigênio, aumentando a ORP.
abraço
ATS tem que ter limpeza semanal. O cara lá do algaescrubber.net é taxativo e incisivo: "limpe seu ATS a cada 7 dias não importa o que você ache ...". Então você tem que limpar o dreno também. Considere como a limpeza do copo de seu skimmer.
Mas já pensou em como fazer pra limpar o acrílico que divide a água das lâmpadas?
Até agora não precisei limpar pois a água não vai nele, fica sequinho. A água desce somente na tela. Eventualmente é só tirar a tela e as lâmpadas e enfiar tudo debaixo dágua usando uma escova de mamadeira.
Por ser mais fino, estreito, as lâmpadas não vão esquentar muito o filtro?
Aqui não está esquentando muito não. bem tranquilo. A água passando pelo filtro mantém tudo refrigerado. Não notei aumento de temperatura no reef. No caso do ATS do Saraiva ele serve para resfriar a água também pois a água evapora ao descer pela tela.
Não precisa, ela é rígida.
A tela fica sempre "cheia" dágua mesmo estando na vertical. É importante que o fluxo seja tal que desca uma camada uniforme de água pela tela o tempo todo. Ela não pode ficar imersa senão o filtro não funciona. Emersa ela garante o máximo de contato ar/água/luz.
Como fazer para impedir que as algas que se criam no filtro não se espalhem de volta para o aqua?
Na verdade o que acontece é o contrário. As algas do reef é que migram para o ATS pois o ambiente é muito mais favorável. A cada 7 dias a tela tem que ser limpa para que as algas não comecem a morrer por falta de luz e água nas camadas mais baixas. Essa poda é que retira as algas do reef.
Sim, isso seria muito bom, eu também já pensei nisso. O ATS retira uma grande quantidade de CO2 da água e coloca muito oxigênio, aumentando a ORP.
abraço
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Bom, falando em limpeza, hoje tirei a tela pela promeira vez para limpar com 11 dias. De agora pra frente é de 7 em 7 dias.

Vou começar a montar um desses bem maior para o meu reef de 420 litros.
abraço

Vou começar a montar um desses bem maior para o meu reef de 420 litros.
abraço
- Fernando Garcia
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Fernando Garcia
- Data de Nascimento: 09 Out 1984
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Olá!
Fred, qual bomba está usando?
Grato.
Fernando Garcia
Fred, qual bomba está usando?
Grato.
Fernando Garcia
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Uma SB1000 mas poderia ser mais forte.
Seguindo o FAQ a regra é 60l/h por cetímetro de cano com tela.
Ex: um cano com uma tela de 30cm -> vazão de 1800 l/h.
abraço
Seguindo o FAQ a regra é 60l/h por cetímetro de cano com tela.
Ex: um cano com uma tela de 30cm -> vazão de 1800 l/h.
abraço
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Já estou começando a construção do ATS para meus reef de 420 litros. Vai ser nos mesmos moldes do ATS menor mas vou usar mais área de tela que o FAQ recomenda.
Aqui a iluminação:

Serão 4 T5 comerciais de 14W cada tipo "warm white" que é a temperatura de cor que as algas mais gostam.

O fluxo de água por esse ATS deve ser em torno de 3000 l/h.
abraço
Aqui a iluminação:

Serão 4 T5 comerciais de 14W cada tipo "warm white" que é a temperatura de cor que as algas mais gostam.

O fluxo de água por esse ATS deve ser em torno de 3000 l/h.
abraço
- Leonardo Dias
- Usuário Comercial
- Apelido: Aqua Design - BH
- Curtiu: 1 vez
- Contato:
Fala Fred!
Qual o tamanho de tela que pretende usar para o de 420 liitros?
Qual o tamanho de tela que pretende usar para o de 420 liitros?
Abraços,
Leonardo Dias
leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285
Leonardo Dias
leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Fala Leo,
Ela vai ter 57x35cm = 1995cm quadrados. Iluminada de um lado apenas.
Pelo FAQ para 420 litros e iluminação de um lado apenas seria: 3,28cm2 x 420 = 1377cm2.
Vou usar a tela 45% maior pois vou ter muitos peixes e não vou economizar na comida.
A quantidade de luz máxima seria 0,26W por litro para alta filtragem = 0,26 x 420 = 109W. Vou usar 84W mas com os refletores vou atingir altos valores de LUX e PAR.
abraço
Ela vai ter 57x35cm = 1995cm quadrados. Iluminada de um lado apenas.
Pelo FAQ para 420 litros e iluminação de um lado apenas seria: 3,28cm2 x 420 = 1377cm2.
Vou usar a tela 45% maior pois vou ter muitos peixes e não vou economizar na comida.
A quantidade de luz máxima seria 0,26W por litro para alta filtragem = 0,26 x 420 = 109W. Vou usar 84W mas com os refletores vou atingir altos valores de LUX e PAR.
abraço
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Contato:
Nova limpeza com 7 dias.

Agora as algas estão bem mais consistentes.

Creio com mais 30 dias vou ter aquela produção que vemos nas fotos. Ainda tenho que achar essas lâmpadas amareladas pois as que estou usando são brancas.
abraço

Agora as algas estão bem mais consistentes.

Creio com mais 30 dias vou ter aquela produção que vemos nas fotos. Ainda tenho que achar essas lâmpadas amareladas pois as que estou usando são brancas.
abraço
-
saraiva

Seis meses depois.
O azulado forte só aparece quando filma, ao vivo fica suavemente azulado.
fiz uma modificação na luminaria, agora estou com 2 leds azuis para cada branco e ficou bem melhor.
[BBvideo]http://www.youtube.com/watch?v=o4Ue5P4COSM[/BBvideo]
O azulado forte só aparece quando filma, ao vivo fica suavemente azulado.
fiz uma modificação na luminaria, agora estou com 2 leds azuis para cada branco e ficou bem melhor.
[BBvideo]http://www.youtube.com/watch?v=o4Ue5P4COSM[/BBvideo]
-
Fabio Castanho
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Peixe
- Curtiu: 10 vezes
Oi Saraiva deixa eu te fazer uma pergunta qual é o fluxo de agua que vc usa passando pela tela??
-
saraiva

Uma Sarlo 2000l que esta no recalque mas como tenho aproximadamente 1 metro do sump até o nível do aquário deve estar passando a metade ou menos.
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
Gostei do Volume da Segunda Raspagem............
Gostei desse Filtro..........
Um Gráfico.......relacionado í Algas...............Temperatura de Cor é Importante...........é é um pouco diferente do que usada para Coral..............................

O Fluxo de Agua também é importante...........muito fraco..........as Algas ficam meio soltas........com Fluxo forte elas se fixam mais firmemente..........

Gostei desse Filtro..........
Um Gráfico.......relacionado í Algas...............Temperatura de Cor é Importante...........é é um pouco diferente do que usada para Coral..............................

O Fluxo de Agua também é importante...........muito fraco..........as Algas ficam meio soltas........com Fluxo forte elas se fixam mais firmemente..........
-
Carlos Biguzzi

- Apelido: Biguzzi
GENIAL..... GOSTEI MUITO DESSE FILTRO......
MAS AONDE SE ACHA ESSA TELA DE MOSQUITEIRO MAIS RIGIDA?????
ABRAÇOS
MAS AONDE SE ACHA ESSA TELA DE MOSQUITEIRO MAIS RIGIDA?????
ABRAÇOS
A DEUS toda a Gloria!