Remontei meu aqua em Novembro de 2009. Sai de um aqua com esqueletos de corais para um reef.

Pouco mais de 3 semanas , tive a infestação inicial

Desde então vinha batalhando. Fazia TPA´s de 10% semanais e adicionava Bio calcio, calcification , magnésio. nessa época eu já usava um deionizador , contudo sem resultados.
Durante esse tempo , monitorava minha água deionizada com um TDS e teste de Po4, níveis sempre 0 ou perto.Diminuí o fotoperíodo de 10 para 8 horas
Em Setembro do ano passado decidi aumentar meu substrato pois estava achando que era muito pouco.coloquei mais 40 kg aos 30 já existentes. Vendo a moda dos aquas com poucas RV´s decidi remover algumas acabou ficando com quase metade das RV´s que na montagem inicial. Comprei um UV Cubos 8 W

Ainda com focos de algas resolvi durante as TPA´s fazer a aspiração manual com uma mangueira para tentar evitar que um pedacinho ou esporos se espalhassem e continuei com esse procedimento até hoje. Peguei algumas RV´s e coloquei no sump para maior filtragem biológica.
Há 3 meses comecei a aumentar a % das TPA´s para 20% semanais e parar com a dosagem de suplementos, continuei com a aspiração de algas. em alguns momentos eu tirava a RV e escovava no tanque.Desliguei e removi o UV.
Há 2 meses adicionei de volta as RV´s que tinha tirado ano passado e coloquei mais 2 dedos de halimeda aumentando o substrato para 10-12 cm. O sal da TPA´s mudou para o Red Sea Pro ( Nova formula ou da Brightwell)
Nesse ponto as algas começavam a dar sinal de fraqueza, muitas se desprendiam e ficavam presas nas bombas de circulação. Testes mostravam Po4 a 0.1 Ca 420 RA 5 e Mg 1000, não lembros dos testes de Nitrito e Nitrato , mas estavam baixos.Continuei a aspiração das algas durante as TPA´s
Parado olhando o sump me deparei com uma questão , o skimmer retira a matéria orgânica em suspenção e o cano de descida da bota ficava no lado oposto do entrada da água do skimmer,imaginei que muita da água passava direto sem passar pelo skimmer. Com um sifão conhecido como " maria-mole" , direcionei a descida da água perto da entrada do skimmer , tentando assim fazer com que mais água passasse pelo skimmer.

Aquário agora

Tenho poucos focos que semana após semana somem sem mesmo remoção manual.
Os parametros hoje são : Po4 0.1, Ca 380, RA 7 , Mag 1200 Densidade 1.023
Continuo com TPA´s de 20% semanais e adiciono Biocalcio quando o teste de Ca se mostra abaixo de 360. ígua da TPA´sempre monitorada com leitor TDS e o sal sempre brightwell ou red sea PRO.Hoje o vidro até o vidro tem poucas algas.Em todo esse processo a paciência foi essêncial, claro tive momentos de querer desmontar pois não estava como eu queria, mas acho que isso mostrou apenas que o aqua não estava estável.
Abraços a todos e não desanimem, no meu caso foram 18 meses de batalha.