Alguns amigos em conversar pediram para que eu abrisse um tópico sobre esse assunto...então aqui está...
Alguns ciclídeos americanos de ambientes francamente ácidos são, vez ou outra, comercializados como ciclídeos africanos e para manutenção em pH altamente alcalino. São peixes resistentes que conseguem se adaptar, ainda que com sequelas, a ambientes adversos, mas que se estivessem em condições adequadas seriam mais "felizes", vou listar alguns do que comumente vejo...espero ajudar muitos peixes com essa lista...e quem tiver mais, quizer comentar.....pode mandar bala que a casa é da gente
Boca de Fogo - Thorichthys meeki
Peixe de índole mais pacífica que territorial, originário da américa central. Pode alcançar 18cm.
pH ideal 7,0..quando comercializado como africano é vendido como Firemouth meeki...

Convictus - Archocentrum nigrofasciatum
Nesse chutam o pau da barraca !!!!
Esse peixe também da américa central possui uma variedade muito interessante de cores, Podendo ser azulado, branco, com manchas vermelhas etc etc etc...e por ai em diante segue...
é fantástico, relativamente agressivo, mas muito inteligente.
A variedade branca é vendida como Acará do congo (?!?)..pior que isso só o porquinho da Índia

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ichlid.jpg (variedade branca)
Labiatum/Citrinelus - eita discussão marrenta
Para sintetizar, o Red Devil que pode ser tanto citrinelus quando labiatum..ah não quero discutir isso de cara...rs....tbm sofre desse problema, mas geralmente em sua presença, os outros sofrem mais....rs.
Labiatum
CitrinellusEsse, acho ser o campeão - Jack Dempsey - Hericchthys octofasciatum

Versão natural

Neon Blue.
Acima o Jack Dempsey, prefere água ácida, os outros vivem bem em alcalina, em especial o Labiatum e o Citrinelus, mas o convictus, posso afirmar...reproduz melhor em ácida !!!
Green Terros (Aequidens rivulatus) - outro vitimado

E apesar do nome ele é bem menos Terror do que qualquer mbuna !!!
Vamos encher o tópico ??
Conto com vcs...
Salvem os ciclídeos americanos !!!