Muitos que tentam montar esses sensores de nível não usam "chave contatora" nem "filtro supressor" que não é somente aconselhavel como obrigatório acabando danificando com o tempo o sensor de nível ocorrendo transtornos e causando alagamentos.
A maioria desses sensores de nível aguentam no máximo 20w de potência, mesmo que use uma bomba menor a exemplo da sarlo better mini que possui apenas 2w a mesma quando é ligada tem um pico que pode ultrapassar os 20 w acabando por danificar o sensor de nível que acaba "colando" e ficando ligado causando os acidentes que já conhecemos. (alagamento ou jogando excesso de agua doce no aquario) outros fatores que infelizmente não sei explicar tb é ocorrido tornando o uso da contatora e filtro supressor obrigatório para o seu correto funcionamento de forma segura.
É importante observar que os valores de corrente ou potência especificados nas cargas elétricas, quase sempre se referem ao estado permanente de funcionamento destas. A potencia de comutação disponivel nesses sensores é de 20W/VA para operação contínua e 50W/VA@20ms (faixa de trabalho segura).
Durante a comutação de cargas indutivas, surgem picos reversos de tensão (ruído elétrico) que podem ultrapassar 1KV, prejudicando seriamente os contatos elétricos dos comutadores, reduzindo drasticamente a vida útil e até danificando-os (soldagem de contatos).
Em AC, a utlização de um filtro supressor RC (resistor + capacitor) em paralelo com a carga evita estes problemas. O Filtro SUPRESSOR é ideal para a filtragem de cargas indutivas com potências <8VA. Em DC, este filtro deve ser um diodo com polaridade invertida ou o filtro KD.

Filtros supressores para mini contatores, contatores auxiliares e relês de comando
Muitos não usam a chave contatora e filtro supressor e funciona de forma correta por um bom tempo, esse risco deve ser encarado como risco eminente já que um dia poderá acontecer e o prejuizo poderá ser bem maior. Nesse caso fica por conta e risco do aquarista.

Ex. de chave contatora
Nesse passo a passo foi utilizado o sensor de nível da ICOS de fabricação nacional destinado a uso industrial e outros.
O modelo utilizado é o LC26M-40 sendo que poderia ser utilizado qualquer outro.

[highlight=#FF4040]
Não comercializa qualquer acessório ou equipamento específico para aquários.
Antes de instalar o sensor leia atentamente o folheto que o acompanha.
Materiais necessários.
* 1 ou 2 sensores de nível (2 caso seja usado em série para aumentar ainda mais a segurança)
* 1 Chave contatora (foi usado nesse exemplo o contator Weg CW07)
* 1 Filtros supressores para mini contatores, contatores auxiliares e relês de comando (utilizado o da própria ICOS K8)
* 1 Bomba Sarlo Better Mini
* 1 Tomada macho
* 1 Tomada fêmea
Passo a passo:

Exemplo de como será a instalação final

Montar o Sensor de Nível em suporte regulável apropriado, na borda do reservatório principal.

Montar o contator sobre trilho DIN fixado num suporte ou parede afastado do aquário, evitando qualquer contato com a água.
Atenção: Contatores não são selados. Risco de choque elétrico.

Conectar os cabos do Sensor de Nível.

Conectar cabo auxiliar de alimentação da bobina.

Conectar os fios do cabo de alimentação principal.

Apertar os parafusos para fixar os cabos.

Conectar os fios do cabo de alimentação da bomba ou válvula solenóide.

Para maior proteção do Sensor de Nível instalar o filtro supressor nesse caso utilizado o próprio K8 disponível no site da ICOS em opção "Acessórios”. Veja também em “Downloads” a folha de dados Proteção de Reed Switches.

Instalação completa da automação do controle de nível do aquário.
Obs.: Aqui esta somente uma idéia de como montar um sensor de nível de forma segura e relativamente barata, cuidado com choques elétricos. Caso não tenha experiência não tente fazer. Caso tente fazer a responsabilidade e sua.