Vamos lá Mauro, fique a vontade, e nem sempre explicando por net fica fácil de entender, são assuntos complexos, mas eu tento juro! risos
Sim, é verdade, um pouco de feeling ajuda bastante, principalmente no que tange a velocidade, pois ela é o responsável em congelar o movimento, mas para te dar alguma coisa de informação, tente pensar assim:
Uma pessoa sentada conversando com outra calmamente, vc congela usando 1/60, para congelar alguém andando naturalmente vc congela usando 1/120 e alguém correndo com 1/250 (esses são os exemplos que dou no curso básico), usei esses três valores pq um é o dobro da velocidade do outro e fica fácil de decorar, no caso dessa foto que vc cita, do cardume, ele estava nadando muito calmamente (pessoa sentada conversando) e isso me propiciou usar tal velocidade, mas para usar tal velocidade precisei subir o ISO para 400 que é o que costumo usar de máximo em fotos sub.
Agora olhe esta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658775Tem um novo elemento que é um 'borboleta' nele, perfeitamente congelado, agora olhe a próxima:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658867Muitos borboletas entre eu e o cardume, a velocidade é a mesma para todos: 1/80 só que o primeiro está levemente borrado, mas foi a cereja do bolo, o "borrado" hj é uma tecnica bem aceita qdo empregada corretamente, ou, era o que vc esperava da cena, mas o curioso é pq os outros não borraram já que estavam todos nadando juntos? Pq o espaço entre a lente e o primeiro era X, os outros era bem maior (Y), o menor raio faz com que isto ocorra, interessante não? Se tivesse usado 1/60 talvez tivesse ficado mais interessante, mas não deu para pensar muito (como sempre, na foto sub qdo o assunto é cardume).
Vai ficar longo, mas vou tentar ser didático para que o pessoal não fuja e leie até o fim! eh eh eh
1.1 Para as fotos do site, independente de macro ou não sempre usamos dois flashs, para se conseguir determinados efeitos e cobrir (ângulo) toda a lente fish eye, esse é o setup:
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (macro - braços curtos)
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (grande angular - braços longos)
Vc até consegue disparar outros flashs a distância, mas vc faz isso via fibra, ou ainda foto-celula, mas o segundo flash no caso da fotocelula precisa "ver" o disparo para o primeiro flash, mas é uma coisa pouco usada pq por se tratar de mergulho, caso alguma dê errado, vc nunca mais verá seu equipamento, e como não temos como controlar a mãe natureza, prefirimos ter os equipamentos próximos e clipados, ou fazer isso em um ambiente todo controlado e em um cenário montado, mas requeriria uma produção digna de um comercial que valesse a pena! ;o) Sendo direto, existe via fibra, mas é muito pouco usual.
1.2 -> Isso vai depender muito da água, em águas limpas vc consegue iluminar até uns 2,0 dependendo do ISO(asa) utilizado, em águas com baixa visibilidade, as vezes 0,5 metro. O cardume lá de cima estava a uns 2,5 e meio, mas como os peixes eram "prata" deu para abusar um pouco nesta distância, no seco como vc bem colocou é bem diferente devido a densidade diferente!
1.3 -> Eu tenho um aperelho que converte o sinal da câmera em TTL para "conversar"com flashs e manter o sincronismo e pico de luz correto, ajuda muito, mas há casos que a câmera não consegue entender e acaba se perdendo na iluminação, nesse momento vc coloca o flash em 'manual' e passa a controlar cada um individualmente, foi o que fiz nesta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658677Te afirmo com toda a certeza que foi a foto mais difícil que fiz nesta viagem, pq uma parte da gorgonia esta sendo iluminada pelo sol, e frontalmente pelos meus flashs em manual, se fosse na época do filme posso dizer que teria acabado com as 36 poses para se conseguir uma foto! risos, mas valeu a pena, todos os elementos que queria estão lá, eternizados e iluminados!
Em macro o TTL responde melhor, mas vira e mexe vc precisar compensar alguma coisa mesmo no TTL, nas Grande algulares onde tem o sol na composição fatalmente vc precisa apelar para o manual:
http://www.pbase.com/faustm/image/1316587931.4 -> Mauro, existe sim os flashs anelares, o nome só foi 'americanizado' para "ring flash", chique né? Mas voltando a resposta, existe sim para fotosub, mas são caríssimos e tem um "problema", como ele sempre fornece o mesmo padrão de iluminação (uniforme) a mesmisse dele acaba cansando e retira muito da textura de alguns objetos, por exemplo:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658766http://www.pbase.com/faustm/image/131658742http://www.pbase.com/faustm/image/131658763O efeito 3D dessas fotos é conseguida exatamente pela posição flashs, o sombreado das partes escuras não seriam possíveis com um flash anelar e ficaria com outro aspecto, mais ou menos assim:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658837Onde tudo é iluminado e não se ganha muito em profundidade.
Com os flashs que temos e como braços articuláveis é possível simular a iluminação de um flash anelar posicionando-os bem próximos a lente, ou para conseguir texturas separando-os bastante e entrando com iluminação mais lateralmente! E ainda se poupa peso e $$$
Virou qse um livro, tentei ser breve, mas é complexo para ser escrito, demonstrando é bem mais fácil, mas faça um teste com duas lanternas num quarto escuro, brinque com elas em algum motivo, vc entenderá facilmente como se comporta a luz!
Grande abraço e vamos para as próximas!
