Este é o novo projeto de filtro U.V, como no projeto antigo a lâmpada entrava em contato direto com a água, eu acredito que isso desgastava a mesma fazendo ela queimar com pouco tempo de uso. Este novo esquema utiliza um tubo de PVC transparente, que nada mais é dq um mangueira transparente que envolve a lâmpada e evita que ela entre em contado com a água. Também eliminei o uso do prensa-cabo visto que varias pessoas tiveram dificuldade para encontra-lo. No lugar dele estaremos vedando com cola de silicone e para quem quiser pode ainda vedar também com \\\\\\\\"Durepox\\\\\\\\" e depois passar silicone pra fazer o acabamento.
A eliminação de microorganismos patogênicos da água deve ser uma prioridade se você pretende manter uma população aquática estável e livre de doenças, principalmente quando lidando com peixes sensíveis a medicamentos convencionais. Uma maneira pratica e econômica de se realizar a esterilização é através de dispositivos emissores de raios U.V. (ultravileta). Esse dispositivo tem a capacidade de eliminar todo tipo de organismos vivos soltos na água, principalmente bactérias, protozoários e esporos de fungos ou algas.
 Eliminação de Microorganismos
Os raios ultravileta destroem com grande eficácia uma enorme variedade de microorganismos que nadam livres na água do aquário. Estes pequenos seres são eliminados devido ao efeito destrutivo que a radiação UV tem sobre as moléculas do acido nucléico celular. A degradação do núcleo celular produz a morte instantânea do organismo.
 Potência Necessária
É muito importante controlar o tempo de exposição da água durante a esterilização, para isso devemos observar o volume do nosso aquário e a potência da lâmpada. Neste sites vamos ensinar você a construir um esterilizador para aquários de até 360L. Para isso utilizaremos uma lâmpada UV de 15w e uma bomba de no máximo 1.400l/h.


Instalação do equipamento
A unidade UV deve ser instalada em um lugar de fácil acesso, para podermos realizar a manutenção necessária na unidade, arejado, evitando aquecimento excessivo do equipamento e que não fique recebendo respingos do aquário.
Deve-se conectar a unidade preferencialmente na saída de um filtro externo, do tipo canister (Fluval), pra que haja uma boa filtragem mecânica da água antes dela entrar no sistema. Contribuindo assim para manter a eficácia do sistema. Caso não possua um filtro canister, o esterilizador pode ser conectado a qualquer tipo de bomba comum, observando sempre a potencia da mesma.
Como Construir a Sua Unidade
Materiais:
1 lâmpada UV de 15w. Conhecida como lâmpada germicida, encontrada em lojas especializadas em lâmpadas.
1 Reator para lâmpadas de 15W a 30W.
1 Tubo de PVC transparente de 1 polegada. (Mangueira transparente)
2 Ts de PVC com rosca.
2 redutores de PVC, uma ponta com rosca para encaixar ao T e outra com redução para encaixar um tubo de PVC de 1 e 1/4.
1 Tubo de PVC de 1 e 1/4 com 40cm +ou-.
Cola para tubo de PVC
Cola de Silicone (é possível reforçar a vedação e fixação da mangueira transparente com \\\\\\\\"Durepox\\\\\\\\" também.
Redutores, mangueiras e encaixes a seu critério para adaptar a unidade ao seu sistema de filtragem.
Monte dois conjuntos desta maneira:
Rosquear ao T o redutor de 1 e 1/4 , deixando a ponta de cima livre para rosquear redutores e encaixes de mangueira.
Feito isso corte o tubo de PVC de tal forma que quando ele for encaixado aos redutores, que foram rosqueados nas pontas dos Ts, o conjunto fique do tamanho exato da lâmpada.
Corte a mangueira transparente do tamanho da lâmpada e escorregue a mesma por dentro da mangueira. Recomendo utilizar WD40 ou Vaselina para lubrificar a lâmpada para que ela escorregue mais facilmente. Evite tocar na parte de vidro da lâmpada.
Coloquei o conjunto \\\\\\\\"Lâmpada+Mangueira Transparente\\\\\\\\" dentro do sistema.
Feito isso, é só colar os tubos de 1 e 1/4 aos redutores, e não esquecer de utilizar veda-rosca nas parte rosqueaveis para que a água não vaze.
A água deverá entrar pelo sistema, através do T, entrando em contato com a luz e sair do outro lado pelo outro T, sem entrar em contato com os pólos da mesma e nem vazar entre o \\\\\\\\"T\\\\\\\\" e a mangueira de PVC transparente, para isso vedaremos entre o tubo de PVC transparente e o \\\\\\\\"T\\\\\\\\" utilizando cola de silicone. Isso evitará que a água vaze e fixará a mangueira transparente ao conjunto. Antes de vedar com silicone eu coloquei uma camada de \\\\\\\\"Durepox\\\\\\\\" para fixar melhor a mangueira e dar firmeza.
** Não foi utilizado o prensa cabo mas sim cola de silicone para a vedação entre o \\\\\\\\"T\\\\\\\\" e o PVC transparente.
Complete a instalação elétrica do sistema e utilize redutores e encaixes para conectar o sistema ao seu filtro ou bomba d\\\\\\\\'água. A seguir uma foto do esterilizador que eu montei e adaptei a saída do meu Fluval.
Utilizei 1 redutores e um encaixa de mangueira(preto) para adaptar o esterilizador a saída do meu Fluval.
**Gostaria de agradecer ao meu amigo e aquarista Cleber, que foi o inventor das adaptações e simplificações da unidade apresentada nesta página. Obrigado pelas dicas!
*Texto inspirado e traduzido da pagina Dr. Pez, <http://www.drpez.com>/ . Visite o site e leia o artigo e instruções originais do autor. Página em espanhol.










