Celso Suguimoto escreveu:Queria ver um aquário que tenha dosagem de vodka há mais de seis meses e não tenha alga. Pronto. assim, facilita
O meu tem mais de um ano :)... tá certo q já tive problemas com algas tbem... mas será q as algas seriam efeito da vodka ou da falta de biodiversidade ? Eu ainda acho q é o segundo ponto.
Os aquarios q vc viu com problemas de algas... eram sem o DSB ?
Eu acho que o problema é causado pela adição de etanol por conta da alta carga orgânica que leva ao sistema.
Tenho muito pouca experiência com aquários que possam ter falta de biodiversidade pois há muitos anos utilizo o método de montagem que inclui, via de regra, leito profundo de substrato sobre o próprio vidro do fundo do aquário, que fica muito rico em flora e fauna.
Pode ser que o problema de algas se dê por conta de excesso de nutrientes na água no caso de sistemas que não possuam uma forma de se "livrar" deles por conta própria ou da adição de etanol. Pode também ser que o problema seja por conta das duas coisas.
Uma fonte de carbono no aquário é a comida dos peixes, por exemplo. E, consequentemente, os dejetos dos peixes e outros animais. Por isso é que acho difícil ocorrer déficit de carbono em aquários. Mas, como coloquei acima, minha experiência de muitos anos para cá se restringe ao método de montagem e manutenção do sistema que uso desde então, e ele inclui, além do leito profundo de substrato, peixes em quantidade bem razoável que são alimentados todo dia. Trocas parciais de volume considerável de até 20% semanais também são uma prática habitual para mim. E a instalação do skimmer mais potente possível é minha regra número 1.
Talvez o conjunto de montagem e métodos de manutenção me permitam colocar as coisas da maneira que coloco.
Dá trabalho trocar água toda semana? Dá, claro.
Mas acho que essa forma de montar e manter o aquário dá bem certo e tem muito menos risco.
Sinceramente, creio que dosar etanol não contribui beneficamente a longo prazo.
Eu comecei a tentar olhar esse assunto de trás para a frente para ver se consigo entender, e cheguei í conclusão que não posso generalizar minha opinião porque o método de montagem e manutenção que uso em meus aquários há muitos anos não é o que muita gente utiliza. Dessa forma, os resultados são diferentes, naturalmente.