A modificação que fiz nas MJ1200... Com o bico cortado e ligadas a um timer elas invertem o sentido de rotação do impeller a cada vez que religadas fazendo um fluxo diferente a cada vez que são ligadas. O angulo de abertura é algo em torno de 45 graus. Ou seja acaba virando uma espécie de gira-gira

Aqui o suporte das bombas... como sempre odiei ventosas... antes eu usava limpadores magneticos para suporte. Tinha a vantagem de poder mover a bomba, mas mesmo assim como sou meio desastrado as vezes o limpador escorregava na manobra... Larguei mao de fazer m...
Esse suporte é da Seio, vendido separadamente. Na parte interna eu quebrei o suporte da MJ e colei.... dá pra ver logo atras da bomba.

O silenciador do skimmer... acho que esse não é segredo pra maioria... Não passa de um pote de ração com furos. Abafa que é uma maravilha

Aqui um detalhe do reator de calcio... O CO2 é dissolvido antes de chegar no reator...a mangueira preta vem a água do recalque e pela transparente o CO2 que é misturado neste conta-bolhas da Morato adaptado... depois ele segue lentamente pela mangueira até o reator... desta forma ele se dissolve e há muito pouco desperdicio de CO2.... É semelhante ao usado em difusores de plantados

Finalmente montei o refugio... chaeto e algumas rizophoras cedidas pelo Pedro Hirata :) Obrigadão

Uma das Anthias... eu adoro esses bichos :)

Sua majestade

Uma geral do reef... na egg crate uma acanthastrea e seu predador