Bom,finalmente estou montando meu 1 aqua marinho,e queria contar um pouquinho da minha história..hehe
Bom,a paixão começou em 2008,quando fui na casa de um amigo,que hoje nao é mais aquarista...
Ele tinha um aqua de 300 litros com um Oscar e vario outros,mais o que mais me chamou atençao foi o do Oscar mesmo.
Depois de uns 3 meses pesquisando montei meu primeiro aquario.
(aquario sério que eu digo,por que antes já fui causador da morte de muitos bettas..mais mesmo sendo triste,acho que é bastante importe,pois assim vc se pergunta o que fez de errado e busca informaçoes ...bom...
O aqua ficou montado até o começo desse nao,quando eu mudei de casa,e nesse meio tempo,montei um plantadinho pra procriar molis.
Tudo foi muito bem,nunca tive grandes perdas,grandes variaçoes,etc...Também nem tinha como,passava em média umas 2 horas cuidando do aqua.
Bom,e sempre participando dos diversos fóruns..(nao sei se pode falar,mais qlq coisa eu edito hehehe) Consegui tirar muita coisa do Aquariofilia.net,apesar de ser de Portugal,me deu basatante apoio...e visitando as abas dos marinho resolvi montar o meu
Acabei desistindo da montagem a umas semanas atrás,e nesse tempo comprei mais algumas coisas e pesquisei bastante.
Agora chega de enrolação..hehe,aí vai o setup e depois algumas fotos :
O que está de verde ainda está faltando,busco hoje atarde .
16 Litros -pico reef
Setup:
-Aquario 16 litros 40x20x20 - com o vidro do fundo pintado.
-Filtro Externo HF-100 ATMAN 170 l/h (perlonsera siporax mini,esqueleto de corais e ceramica)
-Bomba Sarlo Better mini A - 160 l/h
-Termostato Roxim 50 watts
-Termometro com ventosa
-Iluminaçao Lampada fluorecente compacta 25 watts ( ainda está meio precaria,hehe depois compro a luminaria)
---
-2,5 kg de Rocha Viva
-3 kg de Aragonita
-Conchas coletadas na praia
A água será o seguinte:
-Na loja que compro as coisas,o Red SeA Coral Pró está em falta,portanto vou deixar o aqua maturando com o "sal normal" da Red Sea,e depois nas TPAs vou adicionando o Coral Pró.
-Deionizador DIY (Resina,Carvão e Perlon)
Testes: Por enquanto só tenho o da Prodac de Amonia .
TPAs de 10 % semanalmente qdo estiver tudo certo..
Reposiçao manual,com água do deionizador.
Agora,o que espero para o futuro heheh
-Luminaria t8 20 watts lampada branca + tubo de leds azuis(vou fazer uma gambiarrra)
-Cooler
-Refratometro e TDS.
-Testes Marine Lab da Red Sea .
-Corais :
Graças ao Gabriel Tiol já tenho alguns garantidos para daqui uns 30,35 dias.
-Mushs ( Verde e Vermelho- Gabriel)
-Zoanthus
-Xenia pom pom
-GSP(Gabriel)
E mais alguns outros...
Fauna:
Ainda não tenho a minima ideia mais acho que vai ser isso :
-1 Bailarino
-5 paguros
-3 snails
-1 ocellaris
-1 goby(não sei qual-acho que neon blue.
Aí vão as fotos : (desculpa pela PÉSSIMA qualidade,mais meus pais levaram a camera pra um show,e tive que tirar com o cel.)
O vidro :

O deionizador,que depois mudei a mangueira,pois a pressao nao estava ideal:

Deionizador depois do acerto:

Filtro e termostato:

Substrato:

Mini A:

As conchas que vou espalhar pelo substrato:

De cima:

Hoje daqui a pouco busco as rochas na casa do Luis Elias,e faço comprinhas na Aquarius Hobby hehe
Gostaria de agradecer a TODOS desse forum,que me ajudaram muito durante as pesquisas !! E mesmo nao conhecendo todo mundo,consideros vcs meus amigos !
Mais tarde coloco fotos do aqua com rochas e agua !
Agora as duvidas.hehe
-É preciso fazer TPAs durante a maturaçao ou só a reposiçao mesmo ?
-E a luz durante a ciclagem?Acho que vou deixar a luz por 10 hrs,pode ser ?
-Achei uns "tubos" de cracas na praia,posso colocar no aqua ?
Bom é isso,criticas,sugestões e ELOGIOS são bem vindo hehe
Abraços !!