🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando um novo aquário marinho.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Guii Bart
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Set 1990
País: Brasil

Montando um novo aquário marinho.

#1 Mensagem por Guii Bart »

Boa tarde, aquaristas! Montei meu primeiro aquário marinho, em março desse mesmo ano. Ele tem 84 litros, e está super estabilizado! Mais aquarista, não tem sossego...(eu ja sabia disso, pois sou aquarista de agua doce já tem uns anos), estou montando um novo aquário. Ele terá as seguinte medidas - 90x60x50 (comprimento x largura x altura - desses 60 de largura, 10 estão reservados para a caixa de coleta e retorno traseira) O Sump embaixo, terá 112L, e começarei trabalhando com
- 5Kg de nano rings e 2 nano block.
- Bomba, uma OT-Prime de 5.000L/H (ocean tech)
- Skimmer Octo 180 (ocean tech)
- substrato reeflowers pearl white sand, 25KG.

Estou com dificuldades em encontrar rochas boas, e que não custem uma "bala" para colocar. Vi muitos layouts marco rocks, mais esta me custando aceitar pagar mais de 3K em rochas... Calvetti, vocês indicam ? Alguma outra marca que possam me indicar ?

Sobre a ciclagem? Tem que ser feita do zero ? Aproveitar as midias e agua do meu aquario marinho que está em funcionamento, ajudaria alguma coisa, tipo, adiantaria o processo de ciclagem ?

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Montando um novo aquário marinho.

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Esses layout são um abuso de caro, olha eu recomendo procurar rochas de desmonte, mas rochas naturais, essas calveti eu acho ruim, zero porosidade e são um ímã pra alga...
Se for aqui de sp o omair sempre tem umas rochas com bom valor.
Use as mídias que estão no seu aquário sim, mantenha elas vivas e vão ser um grande start na sua ciclagem, inclusive as rochas podem ser usadas

Guii Bart
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Guii Bart »

Opa! Beleza, Leonardo! Sou do interior de SP, em São Carlos. Não conheço Omair... procurei ontem pelas redes sociais, e achei algo sobre Omair Aquarismo, seria ele ? Andei procurando pela internet, achei algumas rochas marco rocks reef saver, na base de R$79 o KG. Visto que já tenho algumas em meu aquario, e não vou manter os dois em funcionamento, eu posso gradativamente pegar as que já estão no aquario montado e passar para o novo. Algumas tem corais colados, essas serão colocadas ao final da ciclagem, para não prejudicar os animais. Creio que terei que fazer uma ciclagem do zero no aquário novo, pois como eu tenho animais no antigo, não posso tirar as mídias dele para colocar no novo.

Outra duvida que tenho, ja fiz algumas trocas de aquário de agua doce, e consegui aproveitar a agua do antigo, que ja estava ciclada e pronta no novo aquário, apenas completei com agua nova e anticloro, mais tipo, fiz isso quando sai do meu aquário de 600lt e fui para o jumbo de 1000lt. Usei uns 400 de agua ciclada do antigo aquário, e completei com agua nova. No marinho, isso não seria possível ? Usa o que tenho já ciclado, e completa com agua nova ? (a diferença será grande, saindo de 84LT e indo para quase 330LT (o aquário em sua área útil, trabalhará cheio, com 225lt, acredito que somando a caixa de coleta e sump, o sistema como um todo terá uns 300LT)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

Guii Bart escreveu: 28 Ago 2025, 09:31 Opa! Beleza, Leonardo! Sou do interior de SP, em São Carlos. Não conheço Omair... procurei ontem pelas redes sociais, e achei algo sobre Omair Aquarismo, seria ele ? Andei procurando pela internet, achei algumas rochas marco rocks reef saver, na base de R$79 o KG. Visto que já tenho algumas em meu aquario, e não vou manter os dois em funcionamento, eu posso gradativamente pegar as que já estão no aquario montado e passar para o novo. Algumas tem corais colados, essas serão colocadas ao final da ciclagem, para não prejudicar os animais. Creio que terei que fazer uma ciclagem do zero no aquário novo, pois como eu tenho animais no antigo, não posso tirar as mídias dele para colocar no novo.

Outra duvida que tenho, ja fiz algumas trocas de aquário de agua doce, e consegui aproveitar a agua do antigo, que ja estava ciclada e pronta no novo aquário, apenas completei com agua nova e anticloro, mais tipo, fiz isso quando sai do meu aquário de 600lt e fui para o jumbo de 1000lt. Usei uns 400 de agua ciclada do antigo aquário, e completei com agua nova. No marinho, isso não seria possível ? Usa o que tenho já ciclado, e completa com agua nova ? (a diferença será grande, saindo de 84LT e indo para quase 330LT (o aquário em sua área útil, trabalhará cheio, com 225lt, acredito que somando a caixa de coleta e sump, o sistema como um todo terá uns 300LT)
sim esse Omair mesmo, ele vendia rocha por volta de 20 o kg e rochas legais bem porosas que são leves então você gastaria bem menos, eu acho que comprei uma vez 5 kilos e sobrou pro meu layout, se fosse marco teria sido o peso de uma rocha só...

sobre as midias, se você tem rocha no seu aquario atual pode colocar as midias no novo sem problema, se ficar preocupado passa metade, o importante é já ir semeando com bacterias do seu aquario o novo.
agua pode usar sim, eu passei de 125l para 250l+sump no meu novo, usei toda agua que consegui e completei com a nova, não perdi nenhum peixe ou coral.
uma coisa que pode fazer para ajudar é as rochas novas você já ir colonizando elas, pega agua que tirou na tpa coloca a rocha dentro e uma bombinha pra circular, deixa a rocha ciclando.

Jorge Sayeghh
Moderador
Moderador
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#5 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Sobre as Marco Rocks, se der, entre em vários grupos de Zap de marinho de sua região. Sempre terá alguém se desfazendo ou desmonte com preços mais em conta.

Na minha, consegui comprar dois layouts a excelentes preços, e um deles nunca utilizado.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Parabéns pelo projeto 👌 seu novo aquário vai ficar show com esse volume e sump bem dimensionado! Vou responder por partes:

🔹 1. Rochas vivas ou secas (Marco Rocks, Calvetti, etc.)

Marco Rocks → São rochas secas importadas, muito porosas e bonitas para montar layout, mas o preço no Brasil é realmente salgado.

Calvetti → Nacional, também produz rochas artificiais porosas, com preço um pouco mais em conta. São bem aceitas no hobby e funcionam parecido às Marco Rocks, com a vantagem de ter disponibilidade local.

Alternativas:

Rochas de aquaristas desativando tanque (sempre pedir para observar se não tem praga).

Rochas artificiais nacionais (cerâmicas ou de cimento marinho curado) → várias marcas brasileiras fazem modelos modulares, mais baratas que Marco Rocks.

Mix: usar uma base de rochas secas/artificiais e complementar com algumas rochas vivas de boa procedência para "semeiar" a colônia bacteriana.

👉 Se não quiser gastar 3K só em rocha, a estratégia de misturar Calvetti/nacionais + um pouco de rocha viva de confiança é bem eficiente.

🔹 2. Ciclagem do novo aquário

Mesmo já tendo um aquário estabilizado, o novo sistema precisa passar por ciclagem, mas você pode acelerar muito o processo reaproveitando material biológico:

Mídias filtrantes (nano rings + nano block) → se você transferir parte delas do aquário atual para o sump novo, já vem carregadas de bactérias.

Água do aquário antigo → pouca influência, já que a maior parte das bactérias não fica dissolvida na água, mas ajuda a manter parâmetros próximos.

Substrato → se usar um pouco do substrato já maturado, também ajuda, mas tem o risco de trazer algas/cianobactérias.

Rochas vivas do sistema atual → se colocar algumas no novo tanque, acelera muito a ciclagem.

⚡ Na prática:

Se usar só rochas secas novas → ciclo tradicional (4 a 6 semanas).

Se usar mídias do sump atual + uma parte de rochas vivas → pode encurtar para 2 a 3 semanas, às vezes menos.

🔹 3. Dica extra

Com esse volume (uns 230L brutos entre display + sump), o skimmer Octo 180 vai dar conta tranquilo.

A bomba OT Prime 5000 também está ótima para retorno (só cuidado com head loss na subida).

Como você já tem um aquário estabilizado, pode usar a estratégia de rodar o novo sistema um tempo sem peixes, mas já alimentando bactéria (ração/amônia) e, após confirmar 0 amônia/0 nitrito, ir transferindo a vida devagar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Guii Bart
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Guii Bart »

Celso Suguimoto escreveu: 03 Set 2025, 16:02 Parabéns pelo projeto 👌 seu novo aquário vai ficar show com esse volume e sump bem dimensionado! Vou responder por partes:

🔹 1. Rochas vivas ou secas (Marco Rocks, Calvetti, etc.)

Marco Rocks → São rochas secas importadas, muito porosas e bonitas para montar layout, mas o preço no Brasil é realmente salgado.

Calvetti → Nacional, também produz rochas artificiais porosas, com preço um pouco mais em conta. São bem aceitas no hobby e funcionam parecido às Marco Rocks, com a vantagem de ter disponibilidade local.

Alternativas:

Rochas de aquaristas desativando tanque (sempre pedir para observar se não tem praga).

Rochas artificiais nacionais (cerâmicas ou de cimento marinho curado) → várias marcas brasileiras fazem modelos modulares, mais baratas que Marco Rocks.

Mix: usar uma base de rochas secas/artificiais e complementar com algumas rochas vivas de boa procedência para "semeiar" a colônia bacteriana.

👉 Se não quiser gastar 3K só em rocha, a estratégia de misturar Calvetti/nacionais + um pouco de rocha viva de confiança é bem eficiente.

🔹 2. Ciclagem do novo aquário

Mesmo já tendo um aquário estabilizado, o novo sistema precisa passar por ciclagem, mas você pode acelerar muito o processo reaproveitando material biológico:

Mídias filtrantes (nano rings + nano block) → se você transferir parte delas do aquário atual para o sump novo, já vem carregadas de bactérias.

Água do aquário antigo → pouca influência, já que a maior parte das bactérias não fica dissolvida na água, mas ajuda a manter parâmetros próximos.

Substrato → se usar um pouco do substrato já maturado, também ajuda, mas tem o risco de trazer algas/cianobactérias.

Rochas vivas do sistema atual → se colocar algumas no novo tanque, acelera muito a ciclagem.

⚡ Na prática:

Se usar só rochas secas novas → ciclo tradicional (4 a 6 semanas).

Se usar mídias do sump atual + uma parte de rochas vivas → pode encurtar para 2 a 3 semanas, às vezes menos.

🔹 3. Dica extra

Com esse volume (uns 230L brutos entre display + sump), o skimmer Octo 180 vai dar conta tranquilo.

A bomba OT Prime 5000 também está ótima para retorno (só cuidado com head loss na subida).

Como você já tem um aquário estabilizado, pode usar a estratégia de rodar o novo sistema um tempo sem peixes, mas já alimentando bactéria (ração/amônia) e, após confirmar 0 amônia/0 nitrito, ir transferindo a vida devagar.
Oi, Celso ! Grato pelas dicas. Sobre a bomba, o que seria o head loss ?
O sistema como um todo, dara quase 320L - o aquario em sim, tem 225L, mais a caixa de coleta e retorno, que ira trabalhar com 10x50x50, uns 20L, mais o sump que tem volume de 112L, mais deverá trabalhar com 90. Calculo que com as rochas e substrato, irá chegar perto dos 320L. Eu tenho várias rochas do sistema atual, que não tem nada colado nelas... acho que gradativamente, vou adicionando essas no sistema novo. Mais eu vou preferir ciclar ele por completo, respeitando as 4 / 6 semanas. Tenho OT-Startup, Biodgest e Biopitim para adicionar também. Qual seria melhor?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”