🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

[Ajuda] Ciclagem de aquário marinho travada há 2 meses – preciso de opiniões

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
joaoevaldogd
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: João
Data de Nascimento: 13 Mai 1991
País: Brasil

[Ajuda] Ciclagem de aquário marinho travada há 2 meses – preciso de opiniões

#1 Mensagem por joaoevaldogd »

Oi pessoal,

Montei um aquário marinho de 120 litros há cerca de 2 meses e a ciclagem parece que não está estabilizando. Vou resumir o que aconteceu até aqui:

O aquário foi montado do zero, sem animais e sem alimentação. (ele já tinha sido montado anteriormente e sempre teve problema com nitrato, ficou mais de um ano com nitrato alto e os corais começaram a morrer, por isso decidi resetar o sistema, troquei todo o substrato, lavei bem as rochas)

Uso Stability (Seachem) duas vezes por semana (segunda e quinta).

Depois de algumas semanas, os parâmetros estavam estranhos:

Nitrato (NO3) chegou a ficar alto, depois baixou para cerca de 2 ppm.

Fosfato (PO4) está em torno de 0,1 ppm.

Agora a amônia (NH3/NH4) está em 4 ppm, mesmo sem peixe, sem ração, nada.

Estou pensando em começar a usar BioClin II (bactérias) e talvez Bio Active para tentar acelerar.

O skimmer está ligado e também tenho manta de filtragem.

Minha dúvida é:
➡️ É normal ainda estar assim depois de 2 meses?
➡️ Faz sentido continuar insistindo com Stability + BioClin II?
➡️ Alguém já passou por um ciclo tão demorado?
➡️ Onde estou errando?

Qualquer conselho vai ser bem-vindo. Não quero errar na hora de colocar os primeiros animais.

Obrigado!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: [Ajuda] Ciclagem de aquário marinho travada há 2 meses – preciso de opiniões

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

quando você diz que lavou as rochas, o que quer dizer?
se essas rochas não foram cloradas você colocou muita materia organica que vai ter que se decompor e vai virar amonia, essa amonia tem que ser convertida em nitrito e depois nitrato, esse é o ciclo, quando a amonia zerar e o nitrato subir o ciclo está completo.
você diz que o nitrato subiu e depois abaixou, isso ocorreu em quanto tempo? teve alguma coisa diferente? fez tpa? teve boom de algas?

a minha suspeita principal é rocha que não foi clorada e está decompondo materia organica e vai demorar um pouco para resolver.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

Re: [Ajuda] Ciclagem de aquário marinho travada há 2 meses – preciso de opiniões

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O periodo de ciclagem pode levar mais (até 60 dias) se o sistema começar apenas com rocha morta, areia seca e sem inoculação bacteriana.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”