🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda pós ictio - Reset do aquário ou Sem peixes por 70 dias? onde errei?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Silvio Conceição
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: silvio
Data de Nascimento: 29 Nov 1988
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Ajuda pós ictio - Reset do aquário ou Sem peixes por 70 dias? onde errei?

#1 Mensagem por Silvio Conceição »

Ola amigos, venho pedir um conselho dos mais experientes...

Meu aquário marinho tem 5 meses de montado, antes tinha um nano apenas com os dois palhaços e recentemente o íctio levou todos os meus peixes, mesmo lutando com cobre, formalina etc..

Os animais que eu tinha:
1 Blênio bicolor
1 Fridimani
1 Grama
1 Donzela
1 Um casal de palhaços adultos
1 Hepatus
1 casal de camarão stenopus
1 estrela do mar laranja (não sei o nome correto)

2 anemonas bbt rainwbow
1 anemona ponta roxa
1 muda de trumpet criptonita
1 colonia de palitoa
1 muda de carpet green
1 colonia de carpet marron (não sei o nome correto)

Arpxoimadamente 50 animais de limpeza, entre nish, turbos e paguros.

O display mede 1,20x48x40.

O aquário estava saudável, com os parametros ok, com testes até excessivos.

A hepatus que já estava comigo há meses começou a se coçar nas pedras, em seguida o grama recém adquirido de uma loja de confiança com cobre na bateria também começou a se coçar. O grama morreu primeiro, em seguida o blênio, corri na loja para pedir conselhos.. fui aconselhado a quarentenar todos os peixes e tratar com cobre. Iniciei o tratamento e em menos de uma semana todos os peixes se foram. O mais estranho é que animais que estavam 100% (falando de visual apenas) piorarm exponêncialmente após serem retirados do display. Cheguei a comprar outro aquário, pois meu hospital é pequeno (apenas 22l), mas não chegaram a ir pra la... No display principal, um dos stenoppus, o maior, faleceu sem causa aparente. As anemonas, corais e a estrela estão saudáveis.

Como tenho pouco tempo no marinho, fico com receio de não ter sido exatamente ictio e aguarar 70 dias não ser o suficiente. Pensei em desmontar meu aquário doce de medidas semelhantes, levar todos os animais sobreviventes para ele, com a mesma água, substrato etc e deixa-los lá por 90 dias. Iniciar o processo de reset do aquário marinho, clorando e/ou fervendo, deixando no sol, tudo. Seria a atitude mais prudente?

Deixando claro que estou aberto a criticas e procuro o melhor para os meus animais, por favor, não hesitem em me dizer onde errei.

Levando em consideração toda a história. Na opinião de vocês..

onde eu errei?
Demorei a procurar ajuda e tratar os animais?
Errei em não quarentenar por confiar na bateria da loja?
Errei em confinar todos os animais confiando no conselho recebido?

Qual a melhor estratégia para não passar por isso novamente. Aguardo os 70 dias sem peixes ou reseto o aquário como planejado acima?

Não pretendo desistir do aquarismo marinho, mas não quero mais ver nenhum animal sofrendo.
Qual a melhor postura para novos peixes depois de resetado ou aguardado os 70 dias?
Adiciono todos de uma vez e quarenteno no próprio display com hiposalinidade ou adiciono aos poucos, como eu fiz?

Peço desculpas pelo tópico enorme, mas realmente não gostaria de ver outros animais sofrendo por erros que eu possa evitar.
Agradeço antecipadamente a ajuda de todos!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

Re: Ajuda pós ictio - Reset do aquário ou Sem peixes por 70 dias? onde errei?

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Bom dia amigo, tudo bom?
Passei por algo bem parecido ano passado, é desesperador mesmo.
Seguinte, pelo que entendi seu aquário está montado com corais e invertebrados certo?
Dessa forma o mais indicado sem dúvidas é aguardar pelo menos 60 dias sem peixes, até porque nesse período o seu aquário vai maturar mais e quando você colocar peixe de novo ele tende a estar mais estabilizado e ter menos problemas.
Sobre a doença que teve, provavelmente foi odinium, é muito comum em aquários novos infelizmente, ictio dificilmente mataria tudo tão rápido.
Espere o uns 2 meses e coloque um peixe, se depois de uns 20 dias estiver tudo bem, coloque outro, espera e vai indo assim.
Lógico que pegando sempre de loja de confiança ou quarentenando você mesmo.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Parece oodinium mesmo que eh mais devastador que ictio

Vc tinha dois animais q costumam ser bastante sensiveis a parasitismo : Gramma e Hepathus

Quarentenar sempre eh importante mas dificilmente um aquarista tem estrutura ou pensa em montar uma estrutura desse tipo, inclusive corais que podem trazer juntos consigo cistos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Silvio Conceição
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: silvio
Data de Nascimento: 29 Nov 1988
Curtiu: 2 vezes

#4 Mensagem por Silvio Conceição »

Bom dia amigos! Eu perdi o sono esta noite e fiquei maratonando vídeos sobre o assunto e tive a mesma impressão.. ser odinium... depois de ouvir "doença de veludo" e lembrar como alguns ficaram, foi exatamente isso.. O pior é que eu tenho um aquário hospital no armário do meu aquário (22l com sump e termostato) e havia comprado um aquário nano de 40L com sump para deixar os animais depois de curados (com melhor qualidade de vida) até poder retornar ao display após os 70 dias.

No momento cololquei todos os corais e anemonas neste nano.
Já aprendi e da pior forma, agora nenhum animal entra no aquário sem quarentena.

A pergunta é.. todos animais devidamente quarentenados usando um bom protocolo (por exemplo o do ecoreef com cobre, formalina e banho osmótico)... em teoria não levaria doenças para o sistema. Mas e quando adicionar anemonas ou corais... Não corro o risto de ter algum tipo de cisto neles? Deveria quarentenar os corais e anemonas também? Fiquei meio neorótico com isso...

Obs: O grama acho que não terei mais... mas a Hepatus é meu sonho... provavelmente terei outra mesmo sabendo da propensão a parasitoses.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

#5 Mensagem por Leonardo Orito »

pela minha experiencia isso é mais um problema de aquario novo, dificilmente a gente consegue impedir que ictio entre no sistema, mas quando o aquario já é maduro os peixes conseguem suportar

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”