🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problema com zoanthus e [ID] Identificação de snail

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
JPMELO
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 13 Mar 1997
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Problema com zoanthus e [ID] Identificação de snail

#1 Mensagem por JPMELO »

Olá, mais uma vez estou aqui para buscar a ajuda e conhecimento de vocês referente ao meu nano marinho. Sigo com meu aquáriozinho de 36 litros de display que está fazendo por volta de 3 meses, e agora estou enfrentando algo diferente. Meus zoanthus estavam indo super bem, sempre abertos, cheio de cores, porém ontem começaram a ter um comportamento estranho, de estarem meio fechados, e comecei a analisar com mais detalhe. Com minha pipeta, joguei um jato de água do próprio aquário para fechá-los, e poder ver melhor o tecido externo, pois achei estranho que há uns pontos brancos, que se haviam antes nunca tinha reparado. Com a própria ponta plástica da pipeta, "raspei" esses pontinhos brancos e saíram as bolinhas. Tenho 3 colônias de zoanthus, a maior "Eye of Rah", outra é de "Watermelon", e a menor de "Sunrise". Nos Sunrise não percebi tais bolinhas brancas. Isso pode ser alguma praga, ou ovo de alguma praga, que está atrapalhando eles de abrirem? Nas últimas imagens é possível ver que há algum ser junto a eles, que parece ter 2 chifrinhos, e fica dentro de um tubo. Ao encostar a pipeta no tubo, percebi que é rígido, e ele "se esconde". Não parecem ser coisas benéficas já que estão atrapalhando a "abertura" dos pólipos de zoanthus. Tenho um dip da Seachem, caso seja útil. Há cerca de uns 10 dias, adicionei ao meu sistema um skimmer Boyu WG308. Amônia e nitrito zerados, são os testes que tenho por hora.

Fotos do zoanthus:https://imgur.com/a/AMCVR2n

Outra dúvida é essa espécie de caracol que apareceu no meu aquário, procurei mas não achei muito a respeito em tópicos brasileiros. Acredito que tenha vindo ou com a água natural, na montagem do aquário, ou na base de algum coral, algo assim. Em fóruns gringos vi que existem dois caracóis que são parecidos entre si e têm características dos que estão no meu reef, que é o "nassarius" e o "whelk". Sendo que o segundo, o whelk, pelo que entendi é visto como uma praga, por sua voracidade ao se alimentar de outros caracóis e pequenos invertebrados, enquanto o nassarius é valorizado. Pela coloração da concha e tudo mais parece, ao meu ver, ser um nassarius, tem alguns dele, já consegui ver simultaneamente cerca de 4 andando no substrato, eles são bem pequenos, vi o primeiro há cerca de 1 semana, e já podia ver um micro ser com essa tromba, achei muito curioso por sinal. Se puderem me ajudar com isso ficaria muito feliz, grato!

Video do snail:https://vimeo.com/1051014504

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

Re: Problema com zoanthus e [ID] Identificação de snail

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Nos zoas procure sobre zoapox.

O snail é um nassarius

JPMELO
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por JPMELO »

Leonardo Orito escreveu: 28 Jan 2025, 06:23 Nos zoas procure sobre zoapox.

O snail é um nassarius
Obrigado pela pronta resposta mais uma vez, Leonardo. Pesquisei e vi que se trata de zoapox mesmo. Vi o protocolo de tratamento com furan-2, porém não o acho à venda. Desse modo, vi diferentes informação, tem algo que você, ou alguém mais recomende? Vi sobre remover manualmente cada bolinha branca, talvez usar o dip a base de iodo? Alguma sugestão? Grato pela atenção.

JPMELO
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por JPMELO »

Após pesquisa, percebi que o ser junto aos zoanthus parece ser um Petaloconchus, que solta uma leve "teia", bem fina, que incomoda de leve os pólipos.

Estou preocupado com o fato de não ter furan-2 disponível no mercado, parece ter sido banido/descontinuado. Vi uma recomendação de remover os pontos brancos manualmente e depois fazer um dip no coral.

Além disso, fiz algumas pesquisas e pensei no uso de Aqualife da Labcon, pois "O cloridrato de acriflavina é um derivado de acridina, o que lhe confere propriedades antissépticas e bacteriostáticas contra muitas bactérias Gram-positivas e, com menor efetividade, contra Gram-negativas." Enquanto, "o FURAN 2 é um bactericida que elimina um grande espectro de bacterias gram-positivas e gram-negativas."

Dessa forma, na minha ignorância, e considerando os zoanthus como corais extremamente resistentes, apesar das substâncias serem diferentes, a atuação das duas me parece similar. O que vocês acham?

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

#5 Mensagem por Leonardo Orito »

Olha eu não sei se é zoapox mesmo, pela foto parece, mas pode ser até uma esponja só, eu tentaria um dip de iodo ou lugol.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”