Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Bruno, tenho 23 anos e sou de Hortolândia SP.

Em segundo gostaria de pedir desculpas caso onde esteja postando seja um local incorreto pois como sou novo ainda estou um pouco perdido rs.
Bom vamos lá, eu a alguns anos tive algumas experiencias com aquaristas pois meu pai era amigo de um, o que acabou levando a outro e assim por diante. vi vários aquários marinhos e são realmente lindos, porem eu me apaixonei por um de água doce que tinha um tronco lindo no centro e todo plantado. Bem há algum tempo estou assistindo videos e vendo algumas coisas a respeito de montar meu aquário, porem é difícil pois não tenho amigos para tirar duvidas diretamente e ai um desses amigos do meu pai me indicou este fórum. Pelo mesmo gostaria muito de pedir ajuda a vocês. irei a baixo colocar algumas coisas que gostaria de ajuda se puderem me auxiliar ficarei muito feliz.
Projeto (o que espero realizar)
Aquário: 100 a 150 Litros. (Gostaria de saber com vocês a respeito de vidros de aquário, se são todos iguais ou pode ter alguns com o vidro mais grosso ou mais fino e se isso influencia no preço. Caso possuam alguma recomendação ficarei feliz se compartilharem).
Filtragem: Assisti a vários videos a respeito e estou pensando em um canister porem gostaria de saber o quantidade de litros/h seria ideal para um aquário deste tamanho, e também se o canister já faz a oxigenação da agua ou precisa de alguma outra bomba. (caso tenham sugestões a respeito fiquem a vontade para compartilhar).
Substrato: Estou pensando em areia fina, pois mantem os detritos na superfície evitando assim sanfonar. (Caso aconselhem outros).
Peixes: Galera esta eu gostaria da ajuda de vocês pois não encontrei um tópico ou site que mostra os tipos de peixes pertencentes a cada água ex: (ph neutro, alcalina etc) pelo mesmo tenho duvidas quanto aos peixes. alguns exemplos que eu encontrei e achei muito bonito é a (lindinha, bótia, cascudo leopardo, lago frenatus etc). Também gostaria da ajuda de vocês para saber o que significa um aquário de PH neutro, alcalino e por que cada peixei pertence a um biotipo, e também o que acontece se colocar um neutro e um alcalino. (Caso tenham links de espécie de peixes e tal podem mandar assim conheço os diversos tipos existentes).
Plantado ou artificial: Neste sub tópico também gostaria da ajuda de vocês. Um aquário plantado precisa ter algo por baixo do substrato de areia ou não? posso colocar um tronco dentro do aquários? ou acham melhor rochas e plantas artificiais para um iniciante (o que vocês sugerem?)
Testes: Galera quando fui em uma loja aqui perto o vendedor veio falando que para ter o aquário preciso comprar uns par de testes, de ph, amonia, etc. Porem pesquisando um pouco percebi que os mais experientes dizem que os vendedor querem empurrar muitas coisas nos iniciantes por isso preciso da ajuda de vocês referente a isso é realmente necessário? quais os principais?
TPA: Eu pesquisei um pouco e alguns aquaristas dizem que a TPA é a cada 15 dias para água doce, o que vocês acham?
Ciclagem: A ciclagem da água doce é de aproximadamente quanto tempo?. Uma duvida! Caso a ciclagem seja de 30 dias, e a TPA a cada 15, eu faço uma TPA mesmo no aquário vazio somente com a água no processo de ciclagem?
Bom amigos, acredito que por enquanto essas sejam as duvidas pairando sobre minha cabeça rs.
Quero agradecer a todos que me ajudarem e pedir desculpa caso fique mal explicado pois é meu primeiro post, espero que tenham paciência... Querendo assim construir uma amizade com vocês!

Abraço a todos e fiquem com Deus.