Olá.desculpem a demora de atualizar o topico, Comprei uma bomba eletronica de 9000 litros, aí chego o inverno, a agua chegou a ficar com cerca de 12°C e cerca de 90% dos peixes morreram, aproveitei que houve esse ocorrido, fui mudar o filtro de lugar, ficou cerca de 7 dias sem o filtro, então o lago de amazônico, virou tietê passando por Sp, kkkkkk...




Aqui acertei a entrada de água do skimmer de superficie, sempre bom e versatil, durepox...







Filtro novo...

Como ficou a água do lago


Então, não sabia ao certo o que aconteceu, eu julgo que foi pela alta carga de mortes, pois eu tinha cerca de 1000 peixes no lago, parte morreu e flutuou e foram removidos, alguns morreram no meio das plantas e ficaram retidos, creio que a amonia subiu, 0.50ppm, ph se manteve estável em 7.2, observei um tipo de gelatina em troncos, rochas, plantas, estrutura,etc, além de algo como fuligem, creio eu que seja um tipo de alga que se beneficiou com as mortes, não sabia o que fazer, pensei em esvaziar e desistir.
Na época que criava carpas, vi muito sistemas de filtragem, então resolvi fazer um Skimmer de proteínas(foam fractionador)...
Não custava nada testar...
fiz um desenho seguindo o esquema deles

Então de inicio, usando peças reaproveitadas..





Usei uma SB2700 pra tocar ele, ele pega água da primeira etapa do filtro, filtra e devolve pro skimmer de proteínas, os gringos devolve a agua direto pro lago, mas eu não quis arriscar

No começo gerou muita espuma,

Depois de uns 1 dia de uso, assim que a espuma foi se dissolvendo, deu pra ver a sujeira saindo



Gerou muita espuma



Acredito que seja um tipo de bacteria que tomou conta do lago, como as bacterias boa do filtro morreram, a alta carga orgãnica, ela se manifestou

Resolvi fazer uma TPA de 50% e podei as plantas drasticamente pra a circulação de água não ter mais obstaculos,

Com cerca de 7 dias de funcionamento o skimmer de proteínas clareou um pouco a água, já dava pra observar um pouco fundo


Nem todos morreram, ainda teve sobreviventes...



Com 10dias de uso a água voltou a ficar cristalina, ph foi pra 7.5 e amonia pra 0.25ppm, foi cerca de 6 litros de dejetos removidos


Dias atrás postei aqui um vídeo do skimmer de proteínas de água doce. Estava testando pois meu lago estava com problemas.
Mudei o filtro de lugar e a biologia do lago sentiu, mesmo tomando todos os cuidados. A água foi ficando cinza e depois preta. Então como a anos sabia a existência do skimmer de proteínas de água doce(gringos usam em lagos de Kois pra remoção de material orgânico e algas verdes em suspensão), mas nunca tive a oportunidade de testar.
Fiz um protótipo, como não havia nada em português e meu inglês é péssimo(Google não ajuda muito), então resolvi arrisca, pois tinha noção de como funcionava. Apesar de estar a quase uma década ou até mais que isso estudando e pesquisando sobre o aparelho.
Demorei cerca de dois dias pra ajustar a altura das mídias internas, pois a altura é importante pra ter boa oxigenação e consequentemente a formação de bolhas.
O skimmer funciona por "Foam fractionator"( se for pesquisar use esse nome e adicione "Pond koi"), que no nosso português é "fracionamento de espuma" é um processo químico no qual moléculas hidrofóbicas são preferencialmente separadas de uma solução líquida usando colunas de espuma ascendentes . Se descobriu que seu uso seria bom, embora em pequena escala, para a remoção de resíduos orgânicos de aquários e lagos. Estas unidades são conhecidas como " skimmers de proteína ". No entanto, tem uma aplicação muito mais ampla na indústria de processos químicos e pode ser usada para a remoção de contaminantes ativos de superfície de correntes de águas residuais, além do enriquecimento de bio-produtos. Então como na indústria se usa muito pra remoção de contaminantes, no aquarismo o benefício é o mesmo.
No meu caso eu não sabia o que estava causando o escurecimento da água. Com isso eu acreditava que não foi só a perda de biologia. Mas algum contaminante estava causando isso. Por isso decidi usar o Skimmer de proteínas.
Continuando skimmer de proteínas está intimamente relacionado ao processo aliado de flotação de espuma, no qual partículas hidrofóbicas se ligam à superfície de bolhas que sobem para formar uma espuma pneumática (quando a água oxigenada entra no sistema, ela desce até um reservatório interno onde tem a formação da espuma e sobe, onde ela é repelida pra fora). Deste modo, as partículas relativamente hidrofóbicas podem ser separadas das partículas relativamente hidrofílicas. A flotação por espuma é tipicamente usada para separar as partículas de carvão das cinzas ou partículas de minerais valiosos. Foi uma pesquisa sobre a fase de flotação de espuma conduzida na Universidade na Austrália , especificamente na previsão da fração líquida e fluxo líquido em uma espuma pneumática, que permitiu uma descrição preliminar mecanicista do fracionamento de espuma.
Como em muitos processos químicos, há considerações concorrentes de recuperação (isto é a porcentagem de surfactante alvo que reporta ao fluxo de espuma de sobrecarga) e enriquecimento ( a proporção de concentração de surfactante no formato para a concentração na alimentação). Um método bruto de se mover sobre o espectro de recuperação de enriquecimento é controlar a taxa de gás(no aquarismo usamos "ar", mas na indústria química eles podem usar qualquer tipo de gás) para a coluna. Uma taxa de gás mais alta significará uma recuperação mais alta, mas um enriquecimento menor.
O skimmer de proteínas(Fracionamento de espuma) prossegue através de dois mecanismos,
um é a molécula alvo adsorve a uma superfície de bolha, as bolhas formam uma espuma que percorre uma coluna e é descarregada para o fluxo de espuma de fraccionamento de espuma.
A taxa na qual certas moléculas não-iônicas podem ser absorvidas na superfície da bolha pode ser estimada resolvendo-se a equação de Ward-Tordai. O enriquecimento e recuperação dependem da condição hidrodinâmica da espuma ascendente, que é um sistema complexo dependente da distribuição do tamanho da bolha, estado de tensão na interface gás-líquido, taxa de coalescência de bolhas, taxa de gás, entre outros . A condição hidrodinâmica é descrita pela Teoria Hidrodinâmica da Espuma Ascendente.
Seu uso mais comum além do aquarismo é o enriquecimento das soluções de biomoléculas em tecnologias farmacêuticas e alimentícias.
Decapagem de contaminantes tensoativos de correntes de águas residuais.
Decapagem de contaminantes não activos na superfície de correntes de águas residuais (como iões metálicos) com a ajuda de um ou mais tensioactivos auxiliares.
A remoção do emulsionador a jusante das operações de flutuação de espuma (conhecido como stripping stripping).
Depois de 10 dias de uso, concluí que o skimmer de proteínas para água doce realmente funciona...obs texto postado no meu perfil do ffacebook...
Também fiz um sifonador de fundo pra aspirar bem o substrato e fiz uma escova pra usar no sifonado e poder esfregar rochas e troncos.
Resumindo o skimmer de proteínas de água doce faz Divisão da matéria orgânica complexa por formas mais simples e menos tóxicas (amônia -> nitrito -> nitrato)
Ajuda na Aeração da água (por isso o ph tende a subir), restaurando o equilíbrio correto de O2, CO2 e N2 na água
Formação de espuma contendo compostos orgânicos (DOC) que são expelido pra fora do sistema.
Agora são cerca de 15 dias de uso, hoje a água está tão cristalina que observo os caranguejos no lago de longe, kkkk, ás vezes olho duas vezes pois parece que não tem água kkkk

Vou deixar videos do youtube do meu canal caso houver interesse...
Agora vou replantar e começar de novo, também estou fazendo o sistema de aquecimento...
[videos]https://www.youtube.com/watch?v=ZBZOpby1VbU[/videos]
[videos]https://www.youtube.com/watch?v=ng2OgUXQVac[/videos]
[videos]https://www.youtube.com/watch?v=8UMwTs81oFw[/videos]
Agora pretendo deixar o amazônico de lado e fazer de jumbos plantado...
abraços..
Mais uma coisa, como o meu lago está limpo, o skimmer não está mais criando espuma, pois ele só funciona com alta cargas organicas e amonia acima de 0.50ppm, mas mesmo assim vou o deixar ligado como um filtro auxiliar, não recomendo o uso em aquários, apenas de lagos, pois a torre tem que ter boa altura pra formação de espuma, vai ocupar espaço dentro de casa, mas pra tem tem carpas, kinguios e peixes que geram muita material organica, recomendo ter um e usar como um filtro auxiliar, além de amonia e material organico, também remove contaminantes, tipo sabão ou veneno caso acontecer, então é um aparelho excelente...