🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quais os benefícios filtro Uv para aquário Marinho?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
FabioCoelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Coelho
Data de Nascimento: 31 Ago 1977
País: brasil
Curtiu: 3 vezes

Quais os benefícios filtro Uv para aquário Marinho?

#1 Mensagem por FabioCoelho »

giveup Gostaria de saber os benéficos e os contra de colocar o filtro Uv no aquário marinho?
plus_icon Alguém ja fez tratamento com formol em aquário marinho com corais ?

icon_Snorkle

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: Quais os benefícios filtro Uv para aquário Marinho?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esquenta a agua rs

Pra parasitas é pouco eficaz em aquarios, em baterias é util.

Formol nao deve ser usado em aquario

Vc tá com problema de parasitismo ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

#3 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Fabio,

Utilizei UV muito tempo atrás e para falar a verdade para mim so serviu para aumentar o tempo de limpeza dos vidros rsrs alem de ajudar a esquentar a agua.
Mas filtro UV é igual a chiller (na minha opiniao :-D ), alguns não conseguem montar um aquário sem e outros já crucificam quem usa icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

FabioCoelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Coelho
Data de Nascimento: 31 Ago 1977
País: brasil

#4 Mensagem por FabioCoelho »

entendi e obrigado amigos.. icon_joia
eu ate li em outros fóruns sobre filtro Uv, tem muitos que dizem que mata as bactérias ruins e as boas tbem...
outros que ajudou muito tbem na limpeza do aquário etc...
outros que dizem que a maior parte de bactérias boas esta no substrato e rochas filtro biológicos etc...

icon_poke tive um problema no aquario, como sou iniciante, uso fórum, leio e vejo videos no youtube,
nao sei se era ictio, oodinium ou brokynellas, sei que morreu meu tang, e 2 palhaços a quase um mês,
a dozenla strepes esta firme e forte e nada... estou esperando para colocar peixes os 60 dias ou mais...
como nao quero desmontar por motivo dos corais, queria saber sobre o uso do uv, usar por 1 dia, somente para ver se consigo eliminar qualquer vestígio de parasitas que possa ter...

sei que é um tiro no escuro, 2guns icon_bangin mas aprendi que tenho que ter um aquario hospital e quarentenar meus animais... icon_frusty

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

#5 Mensagem por Fabio Vicente »

O UV pode eliminar bactérias e parasitas, mas para isso deve ser dimensionado corretamente e não existe nenhum no mercado que atenderia por exemplo, a eliminação de Ictio, na forma natante. O que você encontra no mercado é voltado apenas para eliminação de algas.

Por exemplo, para eliminar Clhorella vulgaris (microalga) se faz necessário 22.000 mW/S/cm2, enquanto Cryptocaryon irritans livre nadante(marinho) 800.000 mW/S/cm2.

O que se costuma utilizar no aquário é um filtro dimensionado para aplicar 60.000 mW/S/cm2.

Na questão de esterilização de água é melhor utilizar um ozonizador. Tem suas vantagens e desvantagens e requer cuidado.

Alexandre_Manske
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Xande
Data de Nascimento: 04 Fev 1988
Recebeu Curtir: 27 vezes

#6 Mensagem por Alexandre_Manske »

Não uso UV no meu aquário, mas se o seu intuito é tentar eliminar ictio ou alguma outra doença, sinceramente acho que não será muito eficaz.
Se você ainda tem um peixe (donzela) e não o tirou desde que perdeu o Tang e os Palhaços, pode ser que ainda tenha ictio em seu tanque.
O ideal era deixar o aquário 60 dias sem nenhum peixe dentro, para que o parasita não encontre hospedeiro.
Depois que aguardar os 60 dias, só coloque peixes novos no aquário depois de quarentenar no Cupramine em aquário hospital por no mínimo 21 dias ou 28 dias preferencialmente, ou ainda, hiposalinidade também em aquário hospital.

Opinião minha. Estou fazendo aqui, depois de ter perdido quase 10 peixes no início da minha montagem.

Abraço e sucesso aí!
Imagem

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Uso UV apenas na bateria.

Conforme já dito pelo Alexandre e demais colegas. Quando o aquário fica 60 dias sem peixes, o parasita do ictio acaba morrendo. Após isso, só inserir peixes já quarentenados e a chance de ter ictio é baixíssima. Só não anula a possibilidade de ictio pois pode vir cistos em esqueletos de alguns corais.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”