🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Nano avaliem pf

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
WillimDantas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Will
Data de Nascimento: 19 Mar 1988
País: Brasil

Projeto Nano avaliem pf

#1 Mensagem por WillimDantas »

Nano Reef
* Nano 30x30x30 (mais 10cm de sump)
* Substrato 5cm
* Rochas ( corais mortos )
* Luminaria: ESPERANDO AJUDA DE VCS
* Fauna: uma Anemona, e dois palhaços e talvez alguns zooantos
POR FAVOR NÃO FALEM QUE É PEQUENO PQ VAI SER ESSE TAMANHO MSM
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por WillimDantas em 04 Mai 2017, 23:58, em um total de 1 vez.

WillimDantas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Will
Data de Nascimento: 19 Mar 1988

Re: Setup: Nano avaliem pf

#2 Mensagem por WillimDantas »

WillimDantas escreveu:Nano Reef
* Nano 30x30x30 (mais 10cm de sump)
* Substrato 5cm
* Rochas ( corais mortos )
* Luminaria: ESPERANDO AJUDA DE VCS
* Fauna: uma Anemona, e dois palhaços e talvez alguns zooantos
* TPA Toda semana
* Obs: luminária não pode passar de 150 reais (Se quiserem me indicar uma eu to aceitando)
POR FAVOR NÃO FALEM QUE É PEQUENO PQ VAI SER ESSE TAMANHO MSM

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Projeto Nano avaliem pf

#3 Mensagem por Fabio Vicente »

WillimDantas escreveu: POR FAVOR NÃO FALEM QUE É PEQUENO PQ VAI SER ESSE TAMANHO MSM

Só vou falar que não é grande o suficiente para comportar uma anêmona. Nem um casal de palhaços. Talvez um Ocellaris pequeno, no máximo.

Com relação à iluminação, pode utilizar 2 leds 10w, um branco frio e outro Azul royal. Você consegue montar a luminária por menos de RS 100,00.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#4 Mensagem por Radagast »

Engraçado que vc escreve "avaliem por favor" e depois manda não falar que é pequeno.

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

#5 Mensagem por Armando Ito »

uma anemona bbt e alguns zoanthus ... tudo bem ... mais que isso , esquece ...

Andre Nicolai
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 16 Dez 1986
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

#6 Mensagem por Andre Nicolai »

Willim,
essa história de que "seu aquário é muito pequeno" é um clichê que todo mundo repete...
Da uma olhada nesse "vlog" chamado CoralFish12g https://www.youtube.com/user/coralfish12g... é um americano que vive no mundo do aquarismo desde pequeno... quando o cara foi pra faculdade ele montou um nano bem parecido com o que vc quer montar... https://oceanboxdesigns.com/product/nano-reefer-signature-aio-aquarium-10-gallons/
Depois da uma olhada em tudo que ele tem dentro do reef tank dele... Vale a pena seguir o cara no youtube!

Eu montei um nano um pouquinho maior há alguns meses... Boyu TL-450 (40.3 x 48.4 x 46.0 cm)
E tudo está indo muito bem!!

O IMPORTANTE, e que você tem que ter ciência desde o começo, é que os parâmetros do nano são menos estáveis, por conta do volume de água menor... um exemplo usando uma coisa básica... água doce evapora, sal fica... se evaporar 3 litros de um aquário de 30L e 3 litros de um aquário de 200L... em qual deles o sal que fica vai causar mais impacto? no aquário de 30L!!!! Sua salinidade vai aumentar!
Por tanto, tente automatizar, no minimo, a reposição de água doce e controle de temperatura.
Acompanhe de perto os parâmetros da água pra saber se precisa dosar algo ou não...

Tente pesquisar bastante, tem muitos videos no youtube com conteúdos ótimos... entenda o tal do ciclo do nitrogênio para que você faça uma boa ciclagem e não caia em mais clichês que todos repetem quando você pergunta nos fóruns... Esse foi um dos melhores vídeos que vi a respeito... https://www.youtube.com/watch?v=kkdcFLBJwPI

Se precisar de algo em que eu puder ajudar, pode contar! Abraço!

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#7 Mensagem por Radagast »

Andre, é isso: um americano que vive no mundo do aquarismo desde pequeno.

Aquário pequeno é pra gente experiente. Parâmetros flutuam, reposição de elementos é um inferno, algas tomam tudo de um dia para o outro. Pela descrição já dá pra deduzir que esse aquário não vai ter reposição automática, nem controle de temperatura com coel + aquecedor + ventoinha, nem skimmer...

Andre Nicolai
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 16 Dez 1986
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por Andre Nicolai »

Isso não significa que uma pessoa que não tem experiência não possa aproveitar o conhecimento de alguém com experiência...
Eu estou há pouco tempo nesse mundo do aquarismo, não sou experiente, e comigo as coisas têm dado certo...

As coisas estão dando certo pra mim, pois evitei ao máximo pedir ajuda no fórum... Eu vi as inúmeras criticas que fizeram aos aquários nano e sabia que iam me criticar mais do que me ajudar... simplesmente pesquisei muito, vi os erros e os acertos das pessoas e tentei por em pratica o que parecia ser o certo pra mim (baseado em conteúdos de qualidade e experiências boas de outras pessoas).

Vejo que tem muito mais gente apontando o dedo pra falar que não vai dar certo, do que pra passar as dicas corretas para que aquilo dê certo...

No mundo do aquarismo não existe uma formula mágica para o sucesso... existe o que da certo ou não para determinados casos... cada aquário é um aquário diferente...

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Armando Ito »

Andre Nicolai escreveu:As coisas estão dando certo pra mim, pois evitei ao máximo pedir ajuda no fórum...

essa foi a melhor ...

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por Armando Ito »

vou repetir o que disse lá em cima ... baseado na litragem proposta ...

uma anemona bbt e alguns corais ... tudo bem ... acima disso esquece ...

boa sorte ...

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#11 Mensagem por Radagast »

Armando Ito escreveu:
Andre Nicolai escreveu:As coisas estão dando certo pra mim, pois evitei ao máximo pedir ajuda no fórum...

essa foi a melhor ...

Ri bagarai aqui! hahahahahaha

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#12 Mensagem por Marcelo E Novais »

Olheeee.... tenho que concordar com o Andre Nicolai, no hobby se cria muito clichês, e que muitas vezes geram muitas controversas no mesmo individuo, principalmente quando temos um iniciante em questão, ex : se um iniciante resolve montar um tanque de 1000L iram aparecer inumeras pessoas alegando que um aquario deste porte são para aquaristas experientes, se o iniciante resolve montar um aquario de 30L essas mesmas pessoas vão dizer que é muito pequeno e que seria apenas para aquaristas experientes, afinal quem sabe o qual o tamanho bom para o iniciante? O padrão, o comum, a mesmice , a copia de outros aquarios de fotos? O que fara com que ele tenha sucesso e um belo aquario? Skimmer importado, dosadora, reatores, chiller e etc...?Ja vi belos aquarios sem nem metade de toda parafernalha que dizem ser obrigatorio
Muitas vezes o que desanima um inicinate è escutar um "não pode' no lugar de uma explicação ou orientação
Acho que todo amante do hobby , tem totais condições de ter um aquario de sucesso, desde que busque conhecimento,respeite a vida, se dedique e tenha paciência

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#13 Mensagem por Armando Ito »

um aquario desse tamanho ... só tpa e mais nada ...

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Marcelo E Novais »

Andre Nicolai escreveu:
As coisas estão dando certo pra mim, pois evitei ao máximo pedir ajuda no fórum... que pra passar as dicas corretas para que aquilo dê certo...

Ai discordo... a partir do momento que vc entra no forum em busca de conhecimento, de certa forma , direta ou indireta , você esta pedindo ajuda
Não e vergonhoso perguntar , não e feio escutar um Não , feio e vc aceitar esse Não sem saber o pq, pq ai vc não vai estar aprendendo nada

Fabio Vicente
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

#15 Mensagem por Fabio Vicente »

O problema não é o tamanho do aquário. O problema é o que o aquário pode comportar. Nada impede de você montar um aquário de 30 litros, mas deve-se ter critério ao inserir a fauna. Anêmonas são sensíveis à variação de parâmetros e aquários pequenos tem muita variação. Precisam também de um bom fluxo de água e bem distribuído. Leve também em consideração que ela vai andar no aquário, e em um espaço diminuto vai causar muito estrago em corais.

Cuidado ao comparar sucesso de outros aquaristas em aquários pequenos. Primeiramente avalie a forma de como é feita a manutenção e o tempo dedicado, depois veja se conseguirá manter o mesmo padrão. Muitas vezes encontramos setups maravilhosos na internet, mas nem sempre é informado à dedicação que o dono teve. Não pense que com um setup desse você vai conseguir tirar uma boa férias somente com um alimentador automático. Aquário pequenos demandam observação constante para manter os parâmetros em níveis otimizados. E essa demanda constante, com o tempo, acaba-se desmotivando manter um aquário pequeno, algumas vezes partindo para um maior, mas na maioria das vezes acaba-se desistindo do hobby por completo, perdendo todo o investimento e frustrando-se com algo que deveria te dar alegria.

Um setup pequeno não é sempre o mais barato de se manter e certamente não é o mais fácil. Por isso que sempre vêm a recomendação de um volume maior, ainda mais para um iniciante. Mas nada impede que comece com um pequeno! Apenas tenha ciência que irá demandar mais do seu tempo, tanto de estudo quanto de manutenção, será mais difícil manter parâmetros corretos e que erros não serão perdoados, principalmente ao dosar qualquer produto. Tudo deverá ser feito de forma lenta e gradual. Coisas boas demoram para acontecer, já as ruins são instantâneas. E o mais importante, independente do tamanho do aquário, reconheça os limites. Seja responsável e não insira nenhum exemplar que o sistema não comporta. Dar as melhores condições para um animal no seu aquário é um requerimento e não uma opção.

Se optou por um pequeno e está completamente ciente do que possa acontecer, vá em frente. Insira corais moles de fácil trato. Há varias opções que vai deixar o setup bem rico de diversidade e cores. Um peixe pequeno, como um Ocellaris, e equipe de limpeza vai dar muita vida ao setup, sem a necessidade de superlotar o aquário, ou inserir espécies incompatíveis.

Entenda que não quero desmotivá-lo, apenas quero que tenha consciência do desafio que você vai enfrentar. E se houver dúvidas, não hesite em perguntar. Não pense que ficar apenas observando vai lhe ajudar mais do que perguntar. Você sempre ouvirá a recomendação de um aquário maior, mas não deixe que isso seja um fator limitante. Apenas responda que você precisa de ajuda no seu aquário, e não em um maior, e quem puder contribuir com algo construtivo, tenho certeza que assim o fará.

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#16 Mensagem por Marcelo E Novais »

Fabio Vicente escreveu:O problema não é o tamanho do aquário. O problema é o que o aquário pode comportar. Nada impede de você montar um aquário de 30 litros, mas deve-se ter critério ao inserir a fauna.

Cuidado ao comparar sucesso de outros aquaristas em aquários pequenos. Primeiramente avalie a forma de como é feita a manutenção e o tempo dedicado, depois veja se conseguirá manter o mesmo padrão.

Um setup pequeno não é sempre o mais barato de se manter e certamente não é o mais fácil.

Coisas boas demoram para acontecer, já as ruins são instantâneas. E o mais importante, independente do tamanho do aquário, reconheça os limites.

Se optou por um pequeno e está completamente ciente do que possa acontecer, vá em frente.
Há varias opções que vai deixar o setup bem rico de diversidade e cores.

Entenda que não quero desmotivá-lo, apenas quero que tenha consciência do desafio que você vai enfrentar. E se houver dúvidas, não hesite em perguntar. Não pense que ficar apenas observando vai lhe ajudar mais do que perguntar. Você sempre ouvirá a recomendação de um aquário maior, mas não deixe que isso seja um fator limitante. Apenas responda que você precisa de ajuda no seu aquário, e não em um maior, e quem puder contribuir com algo construtivo, tenho certeza que assim o fará.

plus_icon

Barros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Pedro
Data de Nascimento: 22 Mar 1997

#17 Mensagem por Barros »

Mano, vai na fé, meu nano tem 40x25x23, 23 L no display, mais 11 L num sump que fiz, total 34 L sem contar rochas, substrato equipamentos e etc.
2,5 cm de substrato, areia de rio
Rochas 2 naturais 2 artificiais, fora algumas coletadas na praia
Iluminação 4 leds 3 w GU-10, 2 azul, 2 brancas 6500, não recomendo, utilizo pois minha luminária ainda não está pronta, mas os corais estão muito saudáveis
Fauna 1 blenio macaco, 3 hermitoes, paguros, 4 peixinhos coletados na praia, turbos, 1 zoanthus, 1. Palythoa, kenias e gsp
Filtragem 250 ml de purigem, 1 pequeno tufo de chaetomorhpa, pouco mais de 350 ml de cerâmica e cacos de telha e conchas para fixação da microvida
Circulação, bomba de retorno e uma bombinha 150 L/h ligada 12 hrs ao dia
Minha dica, fique atento a reposiçao de água, aqui a densidade sobe rápido, mantenho nos 24~27°, com um aquecedor de 10 w se não me engano, não passa dessa média
Suplementação Reef actif da tropical Marin 3 vezes por semana
Testes apenas de Ph e Refratometro, ainda vou adquirir os outros, por enquanto tá tudo no "olhômetro" kk

É isso man, se vc quer pode crer q da certo, boa sorte aí, abraços

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Editado pela última vez por Barros em 06 Mai 2017, 15:28, em um total de 1 vez.

Barros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#18 Mensagem por Barros »

Barros escreveu:Mano, vai na fé, meu nano tem 40x25x23, 23 L no display, mais 11 L num sump que fiz, total 34 L sem contar rochas, substrato equipamentos e etc.
2,5 cm de substrato, areia de rio
Rochas 2 naturais 2 artificiais, fora algumas coletadas na praia
Iluminação 4 leds 3 w GU-10, 2 azul, 2 brancas 6500, não recomendo, utilizo pois minha luminária ainda não está pronta, mas os corais estão muito saudáveis
Fauna 1 blenio macaco, 3 hermitoes, paguros, 4 peixinhos coletados na praia, turbos, 1 zoanthus, 1. Palythoa, kenias e gsp
Filtragem 250 ml de purigem, 1 pequeno tufo de chaetomorhpa, pouco mais de 350 ml de cerâmica e cacos de telha e conchas para fixação da microvida
Circulação, bomba de retorno e uma bombinha 150 L/h ligada 12 hrs ao dia
Minha dica, fique atento a reposiçao de água, aqui a densidade sobe rápido, mantenho nos 24~27°, com um aquecedor de 10 w se não me engano, não passa dessa média
Suplementação Reef actif da tropical Marin 3 vezes por semana
Testes apenas de Ph e Refratometro, ainda vou adquirir os outros, por enquanto tá tudo no "olhômetro" kk

É isso man, se vc quer pode crer q da certo, boa sorte aí, abraços

Barros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#19 Mensagem por Barros »

Perdão a mensagem duplicada, não estou conseguindo excluir

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#20 Mensagem por Radagast »

Posta uma foto, Barros? E atualiza seu nome para nome+sobrenome, como é regra do fórum.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”