🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef - Duvidas quanto a eficacia do projeto

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
LucasBotelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 23 Set 1994
País: Brasil

Nano Reef - Duvidas quanto a eficacia do projeto

#1 Mensagem por LucasBotelho »

Olá, esta será minha primeira postagem no fórum, e já cheio de perguntas!

Estou pretendendo montar um nano reef de 135L total, sendo 108L no display de 60cmx45cmx40cm (CxLxA) e 27L num sump Lateral de 15cmx45cmx40cm.
Para esta montagem pretendo usar um Skimmer Resun SK-300 (pelo tamanho e valor), que no caso seria um pouco subdimensionado, mas corrigiria isso fazendo TPA de 15-20% a cada 7-10 dias com água natural de Ubatuba.
No sump colocaria de 1 a 2 litros de Siporax e 100ml de purigen. Tenho uma bomba Sarlo SB-1000 que usaria como recalque, juntamente de uma sunsun jvp-101 3000l/h no display para melhor circulação.
Pretendo usar 10kg de aragonita, que deixaria uns 3 a 3,5cm de substrato (esteticamente prefiro uma camada fina, isto seria ruim?)
O aquário será montado com água natural desde o principio, pegada de um local que sempre mergulho, e existem pelo menos 5 espécies de corais nele em grande número, e uma grande diversidade de peixes, sendo a água totalmente cristalina até uns 5-6m de profundidade.

Além das rochas Vivas que ainda terei que encontrar, penso em durante o período de ciclagem pegar uma pequena rocha com boa porosidade e sem corais do ambiente natural e deixa-la dentro do aquário para dar um up na biologia, isso seria viável?
Seria valido também a adição de Biodigest + Bioptim para melhor fixação da biologia nas rochas e substrato durante a ciclagem?

A reposição de água doce será feita com o auxilio de um sensor de nível conforme explicado no canal do YouTube Aquarismo Marinho - Sem grana. A dúvida maior é, aqui não tem nenhuma loja de aquarismo que tenha água de RO, posso usar água destilada? A destilada eu conseguiria em laboratórios, acredito eu.

Para iluminação, seria mais viável o uso de 3 refletores de led azul de 10w e 2 refletores de led branco frio 10000k de 10w também, ou usar uma ou duas lampadas de led E27 54 sendo 18x3w (10 azuis, 6 brancas 10000k e 2 uv). Qual destas opções seria mais eficiente?

Esta montagem seria para corais softs, juntamente com um casal de Ocellaris, e num futuro distante (quando o aquário estiver bem equilibrado) mais dois peixes reef safe de pequeno porte.

Agradeço desde já a atenção, e peço desculpas pelas inúmeras perguntas e algumas talvez meio bobas. Como aqui não tem nenhuma loja que trabalhe com marinhos, ficou meio dificil tirar duvidas principalmente quanto a agua doce para reposição e a iluminação.

Obrigado e agradeço a ajuda!

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Nano Reef - Duvidas quanto a eficacia do projeto

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Opa Lucas, seja muito bem vindo ao Brasil Reef.
Esteja entre amigos, fique a vontade para participar e perguntar.

bom, vamos lá:
EU, nao sou a favor de usar midias e biodigest, ainda mais tendo acesso a agua e rocha direto ai. (Se atentar a nao coletar agua perto de praias e logo após chuvas)

quanto a bomba no display e reposicao. Talvez com uma sb2000 de recalque dividida em 2 saidas no display voce nao precisará de mais uma bomba interna.

o skimmer voce pode usar um hang on se nao couber/ficar bom esse que pensa em por

testei uma vez um refletor de 10w e achei meio fraco. Acho que o e27 seria uma opcao melhor (teria que ver mais detalhes dela)

acho que é isso = )

boa sorte ai icon_joia

LucasBotelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 23 Set 1994
País: Brasil

Re: Nano Reef - Duvidas quanto a eficacia do projeto

#3 Mensagem por LucasBotelho »

Obrigado pelas dicas Vinicius!
O led seria esse: