alô Wilson!
brigadão aí pelas críticas e sugestões.
vou comentar algumas só pra deixar claro tb as minhas 'intenções'.
wilson_antunes escreveu:Com este tipo de assunto com certeza não vai virar um Youtuber rico, pois o que a galera gosta é de bobeira, polemica e miscelanias ... mas se você quer juntar o útil ao agradável, seu canal pode ser muito bom e ter muitos inscritos e receber muitas visualizações pelos fans do hobby.
Acho que o tom de humor é um diferencial e agrega sim, mas acho que você poderia diminuir um "pouquinho", exemplo no vídeo do ciclo do nitrogênio, acho que os palavrões e repetição de alguns sons e uso de alguns "vídeos" pra complementar o humor ficou .. como posso dizer .... nunca será o bastante para atrair o publico do Youtube que busca humor e pode "afastar" o publico hobbista que poderá achar o conteúdo bobo, infantil ou não profissional.
as minhas intenções com o canal são as melhores possíveis. nem de longe tô fazendo isso pensando em dinheiro (óbvio q se render algum, muito melhor, né?

).
esse canal tá unindo basicamente três coisas q eu gosto demais, mesmo não sendo expert em nenhuma delas (algumas nem perto disso

): aquarismo marinho, humor e edição de vídeo.
a ideia é fazer o máximo possível pra gerar conteúdo de qualidade e "fácil de assistir". e é mais pela intenção de 'conteúdo de qualidade' q eu quero de atingir o maior número de pessoas
(mesmo o fator 'conteúdo de qualidade' sendo algo relativo, já q tem gente q vai achar uma merrrrr mesmo).
Claro que esse turnning você vai achar com o tempo, por exemplo, o vídeo da Dercy encaixou bem

, mas o da praça é nossa não agregou, coisas desse tipo.
na real esse tipo de inserção nem sempre tem o principal objetivo de ser engraçado, mas entendi seu ponto.
outra parada tb é q piada geralmente é algo pessoal. tipo a parada dos palavrões vai servir como gancho pra outra piada futura. teve gente q não gostou, mas muita gente q curtiu. provavelmente não vou usar mais (um amigo me falou q ia passar até pra crianças

) até pq já vai ficar batido.
A qualidade do vídeo e som estão bons, o texto e teoria ficaram bons, mas faltou por exemplo: Após a apresentação do peixe fazendo coco e descendo mostrando cada nível de decomposição, faltou no final mostrar (mesmo que bem rápido) um vídeo de mostrando um aquário em cima com os peixes, a agua descendo até um sump e mostrar aquele monte de mídias exemplificando que ali tem bactérias e fazem essa ciclagem ... claro eu entendo que você deva mostrar isso com mais detalhe no futuro, o que quero dizer é .. para atrair os hobbistas eles já sabem que isso existe, então se você mostrasse um sump legal, atrairia os hobbistas e para quem está iniciando e não sabe ne o que é um sump, faltou ver "algo real" onde a teoria se aplica, não sei se me entendeu. Seriam alguns segundos a mais mostrando algo real que atrairia mais atenção de quem já conhece, passando o sentimento de que os vídeos serão bons e os novatos que perceberiam ao ver um sump e sem saber o que é tudo isso, ficariam interessados, pois a teoria foi fácil de entender, então passaria o sentimento de que eles vão - caso acompanhem o canal - serem capazes de montar algo assim no futuro. Tipo a brincadeira no inicio do Mandarim comendo ração. Sei que existe criação e técnicas para conseguir isso e a maioria dos hobbistas acham não ser possível ou ouviram falar, ou seja, ótimo exemplo de um vídeo curtinho usado como "brincadeira" para complementar o vídeo principal, mas que já dá aquele estimulo do que pode vir, entendeu?
esse vídeo tem o objetivo único e exclusivo de mostrar o q é o ciclo do nitrogênio, nada além disso. e de forma muito básica mesmo (é só ver pelos termos usados).
com o passar do tempo eu fiquei impressionado com o tanto de gente q tem aquário e não tem nem ideia do q é isso (o pessoal q acessa fóruns e tal já é um pessoal q pesquisa mais. mas essa não é a grande maioria dos aquaristas).
agora esse tipo de cara vai ver um teste de amônia, nitrito e nitrato e já vai imaginar pra q serve tudo isso.
recentemente eu ajudei um conhecido a resolver uma série de problemas em seu aquário e ele não tinha nenhuma ideia do q era nitrato, ciclo, nitrogênio. ele simplesmente foi fazendo o q foram falando. tem uma penca de peixes num aquário de 300 litros e tá apanhando pra resolver um monte de 'bucha'.
o vídeo é curto justamente pro cara q estiver assistindo não perder o interesse, já q pra alguns esse é um assunto chato demais. é só vc ver a maioria dos artigos q falam sobre ciclo do nitrogênio. na minha opinião simplesmente é chato pra cacete pra quem não gosta de química

(e olha q eu até gosto).
não vi muito sentido em mostrar sump, mídias e tudo mais pq já foge do escopo de explicar o ciclo em si (até pq bactéria vai ter em tudo q é lugar).
se for pra mostrar sump, mídia, não tem sentido não explicar q elas se formam tb em rochas, substratos e blablabla, o q já faria o vídeo ficar muito maior do q eu gostaria.
a parada do mandarim, os q aparecem ali são alguns dos q eu ensinei a comer ração.
eu vou ensinar o método q eu uso (q já funcionou em 8 q eu mesmo fiz e em 2 de um amigo q eu ensinei), mas não vai ser agora.

brigadão mesmo pelo feedback, brother!
expliquei aí mais ou menos as coisas q passaram na minha cabeça mas com certeza vou levar tudo em consideração pros próximos.
grande abraço,