É com muito prazer e humildade que venho compartilhar com vcs meu novo projeto, porém antes de começar gostaria de compartilhar algumas experiencias que tive no aquarismo marinho nesses dois anos de hobbe.
Em Junho de 2014 entrei em uma loja aqui de São Bernardo para comprar um "SUPER" aquário... era um projeto "ambicioso" o aquario ia ter pedinhas coloridas, um Bob e esponja e um Lula molusco rsss...isso é sério!

O fato é que em julho eu já tinha dado um belo avanço, skimmer bbm, móvel planejado e de compensado naval, bomba de circulação... só faltava o vidro, foi ai que minha esposa me chamou a atenção e disse " poxa ... e eu que só queria um aquariozinho agora vou ter que esperar um tempão". Ela tinha razão fui para a loja escondido para comprar um beta e voltei com um Boyu Mt30 modificado para marinho com skimmer, substrato e rocha marinha

Tinha que contar td isso para vcs entenderem um pouco minha história no hobbe pois por um golpe do destino e da nossa economia tive que me desfazer em Setembro de td oq eu havia adiquirido para o reef principal... meu comercio não ia mto bem das pernas

Bem... o negocio foi investir em algo menor ... e o que me restou? Meu MT30!!!! Quer dizer ... o da minha esposa kkkkk, e eu cumpri com louvor o dever de transformar 22 litros em "MAR" rssss...
segue uma foto da evolução do naninho:

O bom de ter um aquario mto pequeno é que qualquer meia duzia a mais de pp de zoanthus vira uma troca ou até mesmo uma vendinha para o amigo que ainda não tem rss... e ai fui conseguindo contatos e montando outro projeto, dessa vez menos pretensioso com 180 litros display e sump, em meados de janeiro desse ano desmontei o boyu e montei um mudario para hospedar os corais e continuar com o aquarismo "sustentável"
Porém mais uma vez as coisas pioraram e meu projeto está "pausado" ... aquarista que é aquarista sabe o vazio que dá ficar sem um aqua em casa... cuidar de um mudario não é a mesma coisa... foi aí que surgiu a idéia do " Smart Play Pico reef" Smart play significa "jogar com inteligencia" e é isso oq pretendo fazer

Tenho certeza que alguns amigos e conhecidos vão me questionar pois faltava muito pouco para finalizar o outro aquário, agora pensem comigo... de que adianta um aquário grande sendo que nem condições eu teria no momento de fazer uma tpa com um sal bacana, e etc. Não é verdade ?
Bom ... já falei demais, vamos ao garimpo do novo pico reef! aaaaaaaaaa Detalhe:
_Quero montar eloe gastando o mínimo possível, vou tentar monta-lo com trocas de mudas do meu mudário!

INICIO : Smart Play Pico Reef
Comecei a desenvolver a ideia do meu novo pico, a primeira coisa que fiz foi buscar referencias na gringa, decidi então abrir mão de um sump traseiro e usar um hang on com mídias filtrantes apenas, para os iniciantes vai ai uma dica, sump traseiro em nano é terrível para o acumulo de sujeira, haja paciência para limpar. Dessa vez vou tocar sem skimmer, tpas semanais de 6 litros com um sal de exelente qualidade.
26/05/2016 :
Entrei em uma loja da Cobasi e para minha surpresa achei um Dophin gt3002 5 galões (19 litros) lindo! Na promoção por R$155,00, lembram que o compromiso era não tirar grana do orçamento? Pois bem... me desfiz de uma muda de Zoa Phe's Hornet e uma de Enland Eagle Eyes para compra-lo... Compreio-O!

04/06/2016:
Esse dia foi um dia memorável!

Resultado da troca:

Consegui 2.7kg de rocha Kenya, 5kg de substrato nº1 (identico a samoa pink) e 6,7 kg de sol Blue Treasure SPS, confesso que não uso esse sal , mas além de usa-lo na cliclagem do aqua vou alterna-lo nas minhas tpas semanais do mudario.
04/06/2017 "A continuação"
As 15hs parti para a loja de um amigo... após dias e centenas de mensagens amoladoras ele concordou em pegar alguns coraiszinhos mais tops que eu tinha aqui em troca de uma luminária zetlight nano, top!!! Valor de mercado R$450,00, porém isso teve um preço:

Na troca tive que incluir minha colonia de leptastrea gold

Feliz da vida!!! segue a atualização do projeto no fim do dia 04/06/2016:

Continua...