A muito tempo, nos idos anos 80, meus primeiros aquas foram montagens específicas para Bandeiras, Oscars e comunitários, até que nos anos 90 realmente "encontrei" uma espécie que atraiu toda a minha atenção: os Polypterus!!!
Fiquei cerca de 10 anos com esses animais, tentando de todas as formas a reprodução, mas naquela época não existia a Internet e pesquisas ou troca de experiências eram realmente difíceis de encontrar. Mesmo tentando de tudo, não consegui nada. Durante esse período apareceu outra paixão, que são os reefs. E desde 1998 (se não me engano) é para eles que estava dedicando todo meu estudo, tempo e dinheiro, com um sistema com 1000 litros em casa montado desde 2011. Só que sabemos que aquarista nunca fica parado e o "primeiro amor" com os Polypterus nunca foi esquecido...
Quando já começava a "preparar o terreno" com a Dona Patroa para montar um Dulcícola, "nós engravidamos" e aí apareceu o motivo ideal: montar um aqua no quarto do bebê. Inicialmente meu filhote dormiria ao lado desse aqua de 200 litros com os 8 Polypterus e outros peixes mais coloridos, mas a finalidade eram os Polys.
Como nunca ficamos satisfeitos, e os marinhos já não me causavam mais desafios, resolvi fazer uma mudança radical!!!
Passaria o marinho de 1000 litros para o aqua de 200 com poucos peixes e as Anêmonas, e os Polys e demais peixes iriam nadar livres no sistema de 1000 litros, uma troca de aquas. Com isso ainda me manteria nos marinhos e passaria a colocar os peixes Jumbos que tanto gostava num aqua com capacidade ideal, e os Polys não ficariam "apertados", sem contar que teriam a "feliz companhia" de Tucunarés, Aruanã e Raia!!!

Passei cerca de 4 meses dessa forma, com o aqua de 1000 litros para Jumbos na sala e o reef de 200 litros no quarto do meu filho.
Acontece que pesquisando por peixes para colocar no Jumbo encontrei uma espécie de ciclídeo africano que me chamou muito a atenção, os Calvus...
E aí já viu, os marinhos dançaram!!!
O aqua de 200 litros que era marinho foi desativado, as rochas foram cloradas e o substrato recebeu uma limpeza rápida.
Mas vamos ao que interessa, que são as informações dessa montagem...
Setup
Aquário
100 (c) x 40 (l) x 50 (a), 200 litros nominais, vidro de 8 mm com travamento duplo e bota central como overflow, com retorno dividido em duas saídas e ladrão dentro da própria bota.
Sump
80 (c) x 27 (l) x 40 (a), 86 litros nominais, com cerca de 60 litros reais, dividido em 4 compartimentos:
1º) Para captação de água do overflow e Sharkbag;
2º) Para filtragem, com duas camadas de Perlon;
3º) Para o “refúgio ou castigo” de novos moradores, além das mídias;
4º) Para o retorno e sistema de reposição de água, que por enquanto é feita na mão;
Fiz o Sump na maior medida possível, tanto em comprimento (precisei deixar espaço para acomodar a parte elétrica) quanto em largura, que ficou exatamente "em cima", o vidro entrou hermético no móvel, com menos de 1 cm de folga.
Móvel
Infelizmente a esposa não deixou fazer uma base de alvenaria, pois não sabemos futuramente como será o quarto do moleque. Com isso voltei para os móveis de madeira com formica interna, que me complica a vida quando tenho que mexer no Sump. Tarefas simples como repor a água e trocar o perlon são "um saco", pois nesses móveis tudo fica mais apertado.

Substrato
60 kg de Aragonita Samoa Pink nº 0, que de "pink" não tem mais nada e deixou uma camada de 10 cm.
Rochas
Cerca de 15 kg dos antigos aquas marinhos, todas cloradas, lavadas na chuva e secas ao Sol.
Iluminação
A mais simples possível, com duas T5 utilizadas nos marinhos, Hagen Power Glo e Hagen Marine Glo.
Retorno
Como detesto bombas internas, sempre garanto um retorno forte, já que não gosto de colocar aqueles trecos pretos pendurados dentro do aqua. Nesse aqua utilizo uma Jato 4000 l/h, da marca Cubos, com o retorno dividido em duas saídas laterais. A circulação ficou muito boa!!!
Aquecimento
Termostato Via-Aqua de 300 watts, dificilmente fica ligado, pois o quarto é bem quente.
Refrigeração
Será a tampa aberta pra não "abafar"...

Ainda não sei ao certo se será um verdadeiro biótopo Tanganica com Altolamprologus calvus em suas variações (Black, Gold e Gold Head) ou um biótopo mono-espécie, apenas com os Calvus Black. Além disso, estou na dúvida se mantenho a ideia do biótopo e coloco apenas um Synodontis petricola como "peixe de fundo" e responsável pela limpeza do substrato, ou se esqueço de vez a ideia de biótopo e coloco um Labeo Bicolor e uma Bótia palhaço...
Além das rochas, farei uso algumas plantas como a Microsorum, Anúbias e as Vallisneria, apenas para dar uma cor e movimento a mais no aqua.
Bom, por enquanto é isso, daqui a pouco posto algumas fotos do aqua.