🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com peixe morrendo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
marcusv
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 11 Dez 2015, 23:17
Apelido: mavi
Data de Nascimento: 15 Mai 2000
Cidade: Cravinhos
País: Brazil

Ajuda com peixe morrendo

#1 Mensagem por marcusv »

Olá á todos, boa noite.
Fiz 1 TPA agora a tarde no meu aqua, como sempre fiz, sem mudar nada, nem olhei o aqua antes da TPA, pois eu sempre havia feito do meso modo, finalmente uns 40 minutos da TPA sentei em minha mesa, onde o aqua está localizado e percebi que 1 dos meus 2 sumatras não estava bem(não sei se antes da TPA ele estava bom), este sumatra estava grudado na bombinha do filtro, esse mesmo geralmente é perseguido pelo outro, um pouco maior que ele.

Depois que eu o retirei de la, ele voltou a nadar, porém com a barriga para cima, e mexendo apenas 1 nadadeira, bem mais inativo que o normal, pensei que tinha sido um ataque do outro sumatra, então isolei o pequenino dentro do próprio aquário, com uma redinha, mas ele continuava do mesmo jeito; Pesquisando um pouco descobri que poderia ser hidropsia bacteriana, sendo assim isolei ele numa garrafa, com água do próprio aquário e coloquei um pouco de amoxicilina na água da garrafa, atualmente ele está parado, de barriga para cima, e respirando(coloquei um compressor de ar para garrafa)
ele também não está comendo a ração que eu dou normalmente(Alcon Colours) e nem a ração de bolinha(para betas)

o que eu posso fazer?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14162
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: Ajuda com peixe morrendo

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Põe uma foto... mas nao creio ser hidropsia.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

marcusv
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 11 Dez 2015, 23:17
Apelido: mavi
Data de Nascimento: 15 Mai 2000
Cidade: Cravinhos
País: Brazil

Re: Ajuda com peixe morrendo

#3 Mensagem por marcusv »

Celso Suguimoto escreveu:Põe uma foto... mas nao creio ser hidropsia.

Aqui está, https://www.youtube.com/watch?v=wFbr3bsV_qQ
Agradeço a sua ajuda amigo.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14162
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: Ajuda com peixe morrendo

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sumatras sao agressivos ele ta com as nadadeiras meio corroidas. Normalmente conheço hidropsia pelo eriçamento das escamas. Como o outro peixe esta normal descartaria a hipotese de ter sido a TPA

Achei esse artigo sobre hidropsia, mas ainda continuo achando q foi agressao do maior

AQUÁRIOFILIA • PEIXES
Hidropsia ou Barriga d’Água em Peixes
Escrito por Mário d'Araújo
Atualizado em 23 de Dezembro de 2014
PartilheTwitte
Hidropsia em peixes
FOTOGRAFIA ORIGINAL: FISH DEALS
Apelidada de hidropsia, ascite infecciosa,ou barriga-d’água, esta é uma doença muito vulgar nos aquários dos principiantes (que não devem ficar de pé atrás com esta premissa, pois estou a falar de uma situação que pode acontecer a qualquer um … mas infelizmente as ‘estatísticas’ apontam maior número de casos nos aquários dos “jovens” aquariófilos) que geralmente se deve à proliferação exagerada de bactérias do género Aeromonas.
A presença das Aeromonas punctata, no organismo dos peixes em particular, induz a produção e acumulação de um líquido cor de rosa ou esverdeado, muito rico em linfócitos, na cavidade abdominal.
Por esta razão o ventre dos peixes fica cada vez mais inchado e a deformação dos tecidos leva mesmo ao levantamento das escamas ao ponto de parecerem ‘eriçadas’.
A presença destas bactérias no organismo dos peixes provoca graves inflamações intestinais e do fígado, lesões renais e hipertrofia de outros órgãos. Trata-se de facto de uma infecção aguda muito grave que pode levar os peixes à morte em poucos dias
A origem desta patologia pode ter várias causas, muitas delas ligadas à inexperiência do aquariófilo e também à falta de cuidados na manutenção do aquário e na fraca qualidade dos alimentos.
Uma das primeiras causas é ingestão de alimentos congelados que (por qualquer motivo que nós, clientes compradores dos mesmos, desconhecemos) sofreram quebras na cadeia de frio, ou seja, podem ter descongelado e voltar a ser congelados, o que levaria ao aparecimento abundante de estirpes das bactérias que já referi anteriormente.
Mas os alimentos secos, se mantidos em locais húmidos e que pelo tamanho da embalagem ficam muito tempo em uso, também permitem o desenvolvimento destas mesmas bactérias.
Uma outra causa, muito comum, é a água poluída, principalmente se aliada a uma temperatura elevada.
As Aeromonas vivem, de facto, muito melhor em temperaturas acima dos 26ºC e proliferam na presença de matéria orgânica dissolvida (em solução).
Quando abusamos da quantidade de alimento por excesso, ou utilizamos filtros inadequados (de pouca potência, ou volume reduzido, ou material filtrante duvidoso), acabamos por facilitar a estagnação das proteínas e dos hidratos de carbono na água e as bactérias reproduzem-se de uma forma tão rápida que podem deixar a água com um aspecto leitoso.
E uma presença maciça destas bactérias faz obviamente com que os peixes passem a ser considerados como ‘material a infectar’.
Hidropsia em peixes
FOTOGRAFIAS: FISH DEALS
Existe por isso uma relação importante entre a água leitosa, a temperatura elevada e os casos de hidropsia ocorridos.
Atendendo às causas acima mencionadas desta doença e à natureza da mesma, para a combater será necessário corrigir de imediato os defeitos ambientais e nutricionais: uma verificação atenta do equipamento de filtragem, uma pequena descida da temperatura até aos limites suportados pela ou pelas espécies afectadas e um cuidado muito especial com a qualidade dos alimentos distribuídos.
Podemos sempre aplicar tratamentos de acção bacteriostática, geralmente com Acriflavina (Sera Mycopur) ou Verde de Malaquite (Sera Costapur). A adição de antibióticos (Sera Baktopur direct) ao alimento dos peixes mais doentes pode ser uma grande ajuda.
Assim, o modo mais eficaz será esmagar uma pastilha de Sera Baktopur direct em pó, muito fino, misturando depois muito bem com um pouco de óleo vegetal. De seguida poderemos escolher um alimento granulado, no máximo 100 mililitros por pastilha, espalhamo-lo num prato e adicionaremos o produto que preparámos antes. Mexer bem, sem esmagar o granulado, até que tudo pareça bem homogéneo. Deixar secar durante cerca de 5horas (sem ser ao Sol).
Depois é só alimentar os peixes afectados e os que estão com eles no mesmo aquário, com este alimento assim medicamentado.
Hidropsia — Sumário:
Agente patogénico: Aeromonas punctata;
Colocação taxonómica: Bactérias. Aeromonadaceae, género Aeromonas;
Região infectada: Fígado, rins, intestinos, epiderme;
Sintomas: Abdómen inchado, escamas levantadas, apatia, natação ondulante;
Outros sintomas: Respiração acelerada, corrosão das barbatanas e da cauda;
Causa da doença: Água poluída, temperatura elevada, alimentos infectados;
Tratamento: Correcção das causas de poluição no aquário, alimentos de boa qualidade, da Sera, utilização de antibióticos e bacteriostáticos com Acriflavina (Sera Mycopur) ou Verde de Malaquite (Sera Costapur).


http://www.mundodosanimais.pt/peixes/hi ... ua-peixes/
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Ajuda com peixe morrendo

#5 Mensagem por Roberto Vieira »

Pode ter sido briga entre eles, sumatra é peixe de cardume. Estando em pouca quantidade podem brigar e isso acontece quase sempre

Qual o tamanho do seu aquário

Dica: Não use Alcon.. mude para uma ração melhor

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda com peixe morrendo

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Provavelmente o peixe já morreu. Os sumatras brincam muito entre si com disputas de territorio nadando de um lado para outro. Para evitar agressão excessiva sobre um peixe o ideal é manter um cardume de pelo menos 5 peixes mas são peixes que precisam de bastante espaço e de maneira geral não são indicados para aquários menores que 100 litros.

Avatar do usuário
Reginaldo PLopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 05 Jun 2015, 22:18
Apelido: Reginaldo
Data de Nascimento: 03 Mar 1955
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda com peixe morrendo

#7 Mensagem por Reginaldo PLopes »

Continuando; e não sabemos se o peixe morreu!
Morreu o sumatra, Marcus?
Tava bem inchado na foto, e seria naturalmente hidropsia.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”