Tenho um aqua de 126 litros, com 75 cm de comprimento, 52 cm de altura e 36 cm de largura. Eu criava um oscar nesse aqua, como ele foi crescendo tive que retira-lo do aquário e doa-lo para um amigo que já criava outros oscars em sua casa.
Então, decidi fazer um aqua plantado, comprei o substrato fertil, reutilizei os cascalhos que já tinha, preparei o solo e montei novamente, isso claro após uma manutenção para retirar tudo o que havia de acessórios no aquario.
Possuo no aquario, dois filtros externo um jebo 503 e um dophin 500 acrescentado de ceramicas de vidro da marca( x100 da amazon) e ceramicas boyu e perlon mais um termostato.
Montei o aquario e deixei ciclando com dois caramujos brancos por uma semana para acelerar a biologia, e hoje fiz alguns testes apos uma TPA( retirei em torno de 15 litros e toda tpa acrescento um condicionador.
Os resultados dos testes foram: Amonia toxica 1.00 ; Dureza Total 50-100 ppm da CaCO, °dH 3-8, agua branda; Ph de 7,5; Temperatura de 27°.
Sem falar que hoje acrescentei uma planta com difusor de CO2.
Meu objetivo e montar um aqua plantado de discos.
Não sei, mais acho que estou pecando em alguns pontos e que não tenho uma orientação boa para conseguir melhorar isso, de ante mao, sou iniciante e acho que um pouco empolgado com o hobby. Agradeceria todo tipo de ajuda e informação que pudessem me passar, meu muito obrigado e deus com todos !