🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Esterilização de água e problemas com patógenos (Help?)

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Fabio Lemes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 10 Jul 1992
País: Brasil

Esterilização de água e problemas com patógenos (Help?)

#1 Mensagem por Fabio Lemes »

Olá pessoal, tenho um aqua de 20lt no meu quarto com alguns guppies e eles deram cria de alguns filhotes, recentemente eles andam se coçando muito no cascalho, desconfio q pode ser algum fungo ou parasita mas os mesmos nao apresentam pontos brancos pelo corpo como no caso do ictio. A umas 3 semanas atras resolvi comprar mais 2 guppies femeas pois no aqua tinha 8machos e apenas duas femeas e elas ja estavam um pouco estressadas devido a ficarem atras delas, mas o que me deixou intrigado foi o que veio a ocorrer, as duas novas femeas que comprei chegaram saudaveis estavam nadando e comendo normal, porém no dia seguinte que as coloquei no aquario uma delas estava com a regiao da boca toda branca palida e nao conseguia mecher a boca e no final do dia aumentaou o tamanho dessa mancha branca na cabeça toda e ela morreu, acredito que por asfixia pois tentava subir para respirar, observei a outra femea e ela estava ok, sem nenhuma mancha nem nada comia e nadava numa boa, e para a minha surpresa no dia seguinta ao me levantar e ir olhar o aquario la estava a outra femea exatamente com o mesmo sintoma a boca esbranquiçada palida sem movimento e no final do dia a mancha se alastrou e matou a segunda femea, os outros lebistes que ja estavam no aquario nao apresentaram esse problema até hoje, quando o fato ocorreu eu ja havia feito a limpeza do filtro e do aqua a cerca de tres dias, a agua estava em boas condiçoes. Esta semana voltei a loja e comprei as tres ultimas femeas que tinha la e as trouxe, porém notei que duas delas estavam com alguns vermes ancora no corpo, resolvi removelos com auxilio de uma pinça, até ai ok, em seguida as coloquei no aquario, a primeira que estava com um verme ancora proximo a nadadeira dorsal ficou muito normal, a segunda que estava com um verme ancora proximo a nadadeira peitoral no dia seguinte gerou a mesma mancha branca na regiao e a nadadeira nao mechia mais, em algumas horas aquela mancha se alastrou chegando na cabeça e ela veio a morrer, imaginei que foi devido a ferida gerada com a retirada do verme ancora, mas o que me surpreende é que nao houve nem tempo de recuperação para o peixe e logo aquilo(fungo, bacteria, protozoario) que nao sei o que é se alastrou no peixe muito rapido. Fiquei a imaginar que pode ser realmente algum fungo ou bacteria, pois aqui em casa uso agua bombeada direto do lençol freatico a qual nao passa por tratamentos com cloro como é feito nas estações de tratamento, então fiquei pensando em alguma forma de esterelizar a agua antes de coloca-la no aquario para evitar essas doenças nos peixes, uma vez que mesmo tratando o aquario, na proxima TPA esses microorganismos causadores de doenças voltariam para o aquario, Entao logo imaginei a ideia de talves tentar adaptar uma lampada UV em um balde de 20lts com tampa vedalo com fita preta e fazer entrada e saida de agua, e com isso colocaria a agua no balde vedado acendaria a lampada por determinado tempo(que nao sei qual) e deixaria agir e após isso poderia usar a agua ja esterilizada para o aquario, Voces acham que essa ideia funcionaria de alguma forma?

(obs: pensei nisso pois nao tenho espaço para instalar um filtro Uv no aquario que fica no quarto.)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Esterilização de água e problemas com patógenos (Help?)

#2 Mensagem por Radagast »

Seu aquário está com peixe DEMAIS!!! Essas doenças devem ser decorrentes de qualidade da água - não adianta "esterilizar" nada...

Em 20 litros eu só deixaria 2 casais, ou 5 machos para não dar cria.

Como é seu filtro, termostato, substrato, e etc? Tem plantas? Qual o pH da água?

Fabio Lemes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Fabio Lemes »

Marina Fodra escreveu:Seu aquário está com peixe DEMAIS!!! Essas doenças devem ser decorrentes de qualidade da água - não adianta "esterilizar" nada...

Em 20 litros eu só deixaria 2 casais, ou 5 machos para não dar cria.

Como é seu filtro, termostato, substrato, e etc? Tem plantas? Qual o pH da água?

Uso um mini filtro externo sunsun 350lt/hr, no momento sem termostato mas a temperatura varia entre 25 e 28º, cascalho basalto preto fino, com algumas plantas artificiais e ph 7.5. Faço sifonagem e TPA a cada 10, 12 dias.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#4 Mensagem por Radagast »

A temperatura está variando bastante... você tem termostato ou aquecedor?

Escolha os 5 machos preferidos e doe os outros peixes para amigos que vão cuidar bem. Eu trocaria as planta artificiais por uma ou duas moitas de musgo de Java - é resistente, muito bonito, e ajuda a manter a limpeza da água. É só podar com tesoura conforme cresce.

O que tem dentro do seu filtro?

Fabio Lemes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Fabio Lemes »

Marina Fodra escreveu:A temperatura está variando bastante... você tem termostato ou aquecedor?

Escolha os 5 machos preferidos e doe os outros peixes para amigos que vão cuidar bem. Eu trocaria as planta artificiais por uma ou duas moitas de musgo de Java - é resistente, muito bonito, e ajuda a manter a limpeza da água. É só podar com tesoura conforme cresce.

O que tem dentro do seu filtro?

Comprei um termostato com aquecedor 25w essa semana.
O filtro veio com aquela malha branca de filtragem e carvão ativado, comprei anéis de cerâmica separadamente e acrescentei também.
Não sei se quero plantas naturais, pois já tive experiencia com elas e elas acabam morrendo por que não gosto de deixar lampadas ligadas por horas e nem aplicar CO2 na água que diminui muito o ph, por isso optei pelas artificiais.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#6 Mensagem por Radagast »

OK. Diminua os peixes... escolha só os machos mais bonitos! Aí acaba a superpopulação!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”