Antes de ler qualquer coisa, por favor, entenda que eu não tenho responsabilidade por qualquer perda, dano ou prejuízo causado pelo uso desta informação. É apenas uma documentação. Se você decidir utilizar a documentação para construir o seu próprio controlador e calha LED, você faz por sua própria conta e risco.
Espero concluir esse projeto em um mês, não terei pressa, montarei tudo aos poucos para não da nada errado, afinal foi um investimento de um pouco mais de R$ 4500,00.
Como esse topico focarei somente na luminária, não comentarei sobre o projeto total, para quem não conhece aqui está. Topic
Somente o resumo do projeto para qual essa luminária atenderá:
Reef de corais diversos, 176x70x70.
Meu objetivo é demonstrar passo a passo para que outros leigos como eu, com quase nenhum conhecimento de eletrônica e com muita disposição consegue montar algo bacana.
Aquisição:
200 LEDS CREE pretendo usar 192 sendo a proporção de 2 XPG (White) para 1 XRE (Royal Blue) - comprei na rapidled e dealextreme:
128 x CREE XP-G R5 Cool White 3W LED on Star - Data Sheet Binning and Labeling
64 x CREE XR-E Royal Blue 3W LED on Star - Data Sheet - Binning and Labeling Guide
16 x Mean Well ELN-60-48P dimmable driver - Especificação
4 x calhas de aluminio para dissipação FNT-020-AL-C 30 cm x 19.5 cm
2 x Led Dimmer Brilho Ajustavel Controller Dc 12v 8a N
4 x calhas de acrílico personalizada para o tamanho correto (acabamento)
196 x lentes de 40 graus - Elliptical Optic Lens
Ai vão as fotos dos meus brinquedos

LEDS, Lentes e suportes

Multímetro que tenho

LED XRE
Desulpe-me pela ignorância, n sou tão burro, se me ensinar eu faço.. rs....
Pois bem, esses são os meus brinquedinhos, pretendo colocar 36 leds por calha, sendo que 24 serão brancos e 12 azuis, forão feitos nessas dimensões para possíbilitar mais calhas caso seja necessário e até mais leds nas calhas caso seja necessário.
[align=center]Para cada calha, serão utilizados 3 drivers e 36 leds dispostos da seguinte maneira. Note na imagens os furos que serão feitos para fixar os leds.

A base será toda furada para que os leds sejam parafusados e não colados, oq devo usar entre o dissipador e o led? Pasta térmica?
Como utilizarei 4 calhas, futuramente consigo fazer o simular do amanhecer, por do sol e quem sabe fases da lua etc...
Minha dúvida inicial, fui aconselhado a utilizar 12 leds em série por drivers, sendo que não devem ser misturados em um unico driver as 2 cores, por isso usarei 3 drivers por calha sendo 1 para os azuis e 2 para os brancos.
Como devo configurar os drivers para cada 12 leds azuis e brancos? Usarei o dimmer junto ao driver, oq devo ter para conseguir regular e como regular? Vi em um tópico em outro forum que usam resistores ou diodos não lembro oq era após o out de cada fonte, se bem me lembro era para não queimar os primeiros leds da série assim quando fossem ligados, podendo sofrer sobrecarga, isso procede? Ou só ligando em série já basta? O que mais preciso para montar essas calhas além do discriminado acima?
Lembro, sou leigo em eletrônica, por isso preciso de ajuda básica :D
Quero montar uma calha bem bacana e que seja durável, nunca usando os LEDS em 100%
Como esse multimetro como faço para regular a correta amperagem?
E a voltagem, como regulo?
Dicas e sugestões serão bem vindas.... Nada é fixo, tudo pode ser mudado ser for para melhorar...