e hoje tive essa curiosidade resolvida rsss e são apenas 33 litros de água presos em uma caixa de acrilico, com exclusividade para acomodar algumas tridacnas e com uma iluminação de hqi de 250w 14 ks, essa água é trocada 25 vezes por hora ligada ao reef principal de 2200 litros, com equipamentos que vão manter esse "nano " com a água sempre perfeita,
adorei a idéia e esse nano eu posso montar rss claro que não para as tridacnas e com uma iluminação mais fraca rss
mas vamso ao projeto

olha a ponta do skimmer do "NANO" rsss

uma prateleira para acomodar o nano

testando

nessa foto vc pode ver o squid em ação de tempo em tempo ele muda o fluxo da água já que são duas entradas de água e um overflow

agora o fluxo do outro lado, eu tenho isso no meu reef e posso dizer que é ótimo.

não tem que esperar maturar nada rsssssssss

olha o sump do nano rsss

tudo maravilhoso né?? não, empestiou de algas e teve que retirar o substrato para deixar tudo limpo, qual a explicação?
o sistema já está estavel a muito tempo, acho que ele exagerou na luz rsss

prendeu a luminaria com uma aste e o fio dela passa por dentro dessa aste

depois de um ano ele apelou comprou um nano de vidro starfire para substituir o de acrilico que não tem como raspar as algas calcareas, esse nano de 35x35x30 curstou R$650,00, o vidrinho caro, e apenas 3 lados são feitos com esse vidro o restante é vidro comum.

o lado direito do vidro é diferente do lado esquerdo, pelo fota da para vc ver que o papel tem uma cor diferente

claro que o fundo tem que ser preto rss

ele usou um substrato bem branco e fino

ultima foto

se quiser acompanhar ou ver todo a montagem como foi é só entrar nesse link
http://reefcentral.com/forums/showthrea ... genumber=1