Pessoal , bom dia a todos!!
Bom sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar umas duvidas,
*Estou montando um aquário de 100 litros (água doce) e gostaria de saber que tipo de sistema de filtragem eu utilizaria já que aquelas plaquinhas pretas não se usam mais hoje em dia ?
*Tenho uma bomba de ar da sarllo better s300 com vazao de 280l/h seria ela ideal para 100 litros ?
*Vou comprar um filtro externo agora gostaria de saber qual marca e modelo , (custo e beneficio) me atenderia bem para o meu aquário de 100 litros.
* Mesmo com filtro externo preciso de um filtro interno tambem?
*Quanto ao sistema de filtragem eu só precisaria de um filtro externo ou preciso de mais algum outro sistema?
*Quanto aos peixes que irei colocar ainda não sei, preciso fazer a ciclagem da água primeiro e depois que eu medir o PH vou ver os tipos de peixes que colocarei ok. Em *Em relação a ciclagem devo deixar quantos dias ciclando?
Bom desde já agradeço a todos !!!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Duvidas acessórios
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Vitao
- Data de Nascimento: 23 Jun 1980
- País: brasil
- Ricardo Bonino
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: Ricardo
- Data de Nascimento: 23 Jul 1982
- País: Brasil
- Curtiu: 12 vezes
- Recebeu Curtir: 20 vezes
- Contato:
Re: Duvidas acessórios
Quais peixes pretende colocar??
Você pode usar 1 ou mais filtros externos hang-ons, e dependendo da fauna alguma bomba para movimentar a água.
Não precisa filtro interno, fica feio e ocupa espaço no aquário. E a bomba de ar, tem anos que não uso também, não gosto daquelas bolhas.
Agora, se tiver condições, coloca um canister. Mas nos diga a fauna e flora pretendida, fica mais fácil ajudar.
Abraços,
Você pode usar 1 ou mais filtros externos hang-ons, e dependendo da fauna alguma bomba para movimentar a água.
Não precisa filtro interno, fica feio e ocupa espaço no aquário. E a bomba de ar, tem anos que não uso também, não gosto daquelas bolhas.
Agora, se tiver condições, coloca um canister. Mas nos diga a fauna e flora pretendida, fica mais fácil ajudar.
Abraços,
-
- Diplectrum formosum
Ricardo Bonino escreveu:Quais peixes pretende colocar??
Abraços,
Ricardo Bonino escreveu:Quais peixes pretende colocar??
Abraços,
Ricardo Bonimo,
Obrigado por tirar minhas dúvidas,
Bom quanto a espécie de peixes ainda, não sei o que colocar pois quero fazer tudo certinho para não ter aborrecimentos depois, a principio eu quero colocar peixes como : Kinguio, carpa, acara bandeira , molinesia , tetra.
Voce mencionou que eu posso utilizar filtro hang-nos? O que seria isso, quer dizer que a bomba não precisa necessariamente de sair bolhas? (desculpe ainda não compreendo)
Quanto a flora , por enquanto vou fazer somente artificial .
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Bom dia Vitor, seja bem vindo.
Para podermos indicar os filtros, precisamos saber que tipo de montagem pretende, visto que cada tipo precisa de determinada circulação. As opções (que me lembro) são: Comunitários, plantados, ciclídeos e biótopos.
Os filtros Hang on são aqueles de pendurar no aquário, ficando parte do lado externo e apenas um tubo coletando a água no aquário. São chamados também de filtro Cascata. Os modelos mais comum são so Atman HF 400, 600 e 800, Dolphin, Jebo e Elite. Nestes basta trocar o refil de carvão/lã acrílica a cada 10-15 dias.
Quanto a sua bomba S300, na verdade é uma bomba de circulação de água, alguns utilizam aquela mangueirinha nela que joga bolhas de ar, para "oxigenar" a água.
Para podermos indicar os filtros, precisamos saber que tipo de montagem pretende, visto que cada tipo precisa de determinada circulação. As opções (que me lembro) são: Comunitários, plantados, ciclídeos e biótopos.
Os filtros Hang on são aqueles de pendurar no aquário, ficando parte do lado externo e apenas um tubo coletando a água no aquário. São chamados também de filtro Cascata. Os modelos mais comum são so Atman HF 400, 600 e 800, Dolphin, Jebo e Elite. Nestes basta trocar o refil de carvão/lã acrílica a cada 10-15 dias.
Quanto a sua bomba S300, na verdade é uma bomba de circulação de água, alguns utilizam aquela mangueirinha nela que joga bolhas de ar, para "oxigenar" a água.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
- Ricardo Bonino
- Apelido: Ricardo
- Data de Nascimento: 23 Jul 1982
- Curtiu: 12 vezes
- Recebeu Curtir: 20 vezes
- Contato:
Recomendo você primeiro definir os peixes que deseja, para depois efetuar a montagem do aquário. Exemplo: peixes de ph alcalino, você deverá usar substrato e rochas calcáreas para aumentar o ph. Peixes de água ácida, deverá colocar substratos neutros e troncos.
Kinguios e carpas crescem muito, fazem muita sujeira e precisam de bastante espaço. Não recomendo essas espécies para esse aquário.
Os bandeiras são bonitos. Um grupo com 3 bandeiras vai ficar bonito (só que seu aquário é pequeno para 3 bandeiras, e 1 bandeira sozinho fica timído). Os bandeiras gostam de água levemente ácidas, ph mais ou menos 6,6/6,8. Ou seja, substrato neutro e troncos, sem rochas para alcalinizar a água. Não posso te sugerir a fauna, pois estou há muito tempo fora da água doce, estou só no sal ultimamente.
Quanto ao filtro hang-on usava, num aquário de 200 litros, 2 atmans HF-800 e 1 HF-600. Só que eu retirar aquele refil interno que é muito ruim, e colocava cerâmicas e perlon. Em 1 deles colocava carvão ativado e perlon.
Quanto as bolhas, eu acho desnecessário, serve para oxigenar a água. Mas a movimentação da água por si só já oxigena. Mas dependendo do aquário, com nenhuma movimentação é necessário a bomba de ar. Mas no geral não é necessário.
Kinguios e carpas crescem muito, fazem muita sujeira e precisam de bastante espaço. Não recomendo essas espécies para esse aquário.
Os bandeiras são bonitos. Um grupo com 3 bandeiras vai ficar bonito (só que seu aquário é pequeno para 3 bandeiras, e 1 bandeira sozinho fica timído). Os bandeiras gostam de água levemente ácidas, ph mais ou menos 6,6/6,8. Ou seja, substrato neutro e troncos, sem rochas para alcalinizar a água. Não posso te sugerir a fauna, pois estou há muito tempo fora da água doce, estou só no sal ultimamente.
Quanto ao filtro hang-on usava, num aquário de 200 litros, 2 atmans HF-800 e 1 HF-600. Só que eu retirar aquele refil interno que é muito ruim, e colocava cerâmicas e perlon. Em 1 deles colocava carvão ativado e perlon.
Quanto as bolhas, eu acho desnecessário, serve para oxigenar a água. Mas a movimentação da água por si só já oxigena. Mas dependendo do aquário, com nenhuma movimentação é necessário a bomba de ar. Mas no geral não é necessário.
-
- Diplectrum formosum
Ricardo Bonino escreveu:Recomendo você primeiro definir os peixes que deseja, para depois efetuar a montagem do aquário. Exemplo: peixes de ph alcalino, você deverá usar substrato e rochas calcáreas para aumentar o ph. Peixes de água ácida, deverá colocar substratos neutros e troncos.
Amigo vou seguir sua orientação, bom nesse caso prefiro então colocar peixes de agua acida como o bandeira e pode me dar dicas de qual mais peixes posso colocar?
Vou tirar a rocha que coloquei e comprar um tronco pode ser pequeno mesmo? e que tipo de substratos posso colocar?
Se eu comprar um filtro externo da marca ELITE 35 ou esse da ATMAN HF - 600, eles vão filtrar normalmente, preciso por também uma bomba submersa aquela que é acoplada aos tubinhos e encaixada na placa biológica? pois me disseram que os filtros externos também fazem a mesma função da bomba submersa é verdade ou mito?
Mais uma vez obrigado
- Thiago Formigari
- Apelido: TT Formigari
- Data de Nascimento: 01 Out 1990
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Vitor Silva escreveu:Pessoal , bom dia a todos!!
Bom sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar umas duvidas,
*Estou montando um aquário de 100 litros (água doce) e gostaria de saber que tipo de sistema de filtragem eu utilizaria já que aquelas plaquinhas pretas não se usam mais hoje em dia ?
*Tenho uma bomba de ar da sarllo better s300 com vazao de 280l/h seria ela ideal para 100 litros ?
*Vou comprar um filtro externo agora gostaria de saber qual marca e modelo , (custo e beneficio) me atenderia bem para o meu aquário de 100 litros.
* Mesmo com filtro externo preciso de um filtro interno tambem?
*Quanto ao sistema de filtragem eu só precisaria de um filtro externo ou preciso de mais algum outro sistema?
*Quanto aos peixes que irei colocar ainda não sei, preciso fazer a ciclagem da água primeiro e depois que eu medir o PH vou ver os tipos de peixes que colocarei ok. Em *Em relação a ciclagem devo deixar quantos dias ciclando?
Bom desde já agradeço a todos !!!
Começando certo irá evitar grandes transtornos, pode ter certeza disso... Mas para começar certo, primeiro será necessário você traçar algumas coisas como:
- Fauna;
- Equipamentos;
- Ciclagem.
Vamos a uma breve explicação e meus amigos me corrigem se eu falar besteira:
Cada espécie de peixe tem sua necessidade específica, portanto leia bastante, procure informações a respeito dessas necessidades(seja na internet, aqui no fórum ou de qualquer outro tipo).
Existem peixes que são pequenos nas lojas e infelizmente ainda existem vendedores mal intencionados que chegam com a mesma conversa de sempre, falando que os mesmos não crescem em aquários pequenos!!!

Procure saber necessidades como PH, temperatura, convívio com outras espécies e afim.
Não podemos misturar peixes com parâmetros de água diferentes e nem cometer a crueldade de manter um peixe que irá crescer muito em aquários minúsculos!
Com relação a equipamentos... Procure manter uma boa circulação em seu aquário, ela irá ajudar na filtragem e na troca de temperatura.
Mantenha sempre algum termostato para que a temperatura da água não caia repentinamente, isso pode matar seus animais.
Novamente, esses equipamentos dependem muito da escolha do animal, já que alguns irão necessitar de uma filtragem muito boa, outros de uma circulação maior e afins.
Super dimensionar os equipamentos de filtragem não trás problemas, porém deixar equipamentos faltando lhe trará uma enorme dor de cabeça.
Na parte da ciclagem, o ideal seria 30 dias. Claro que é possível reduzir até pela metade se utilizado produtos para auxiliar o desenvolvimento das colônias de bactérias que efetuarão a filtragem biológica em sua água. Para isso, lembre-se de controlar os parâmetros e ter certeza que não está tendo oscilações bruscas deles.
Vamos lá... Primeiro nos informe as espécies que deseja colocar em seu aquário.
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067
- Thiago Formigari
- Apelido: TT Formigari
- Data de Nascimento: 01 Out 1990
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Vitor Silva escreveu:Ricardo Bonino escreveu:Recomendo você primeiro definir os peixes que deseja, para depois efetuar a montagem do aquário. Exemplo: peixes de ph alcalino, você deverá usar substrato e rochas calcáreas para aumentar o ph. Peixes de água ácida, deverá colocar substratos neutros e troncos.
Amigo vou seguir sua orientação, bom nesse caso prefiro então colocar peixes de agua acida como o bandeira e pode me dar dicas de qual mais peixes posso colocar?
Vou tirar a rocha que coloquei e comprar um tronco pode ser pequeno mesmo? e que tipo de substratos posso colocar?
Se eu comprar um filtro externo da marca ELITE 35 ou esse da ATMAN HF - 600, eles vão filtrar normalmente, preciso por também uma bomba submersa aquela que é acoplada aos tubinhos e encaixada na placa biológica? pois me disseram que os filtros externos também fazem a mesma função da bomba submersa é verdade ou mito?
Mais uma vez obrigado
Opa... Um HF600 cairia muito bem em sua filtragem! Eles tem o refil contendo perlon e carvão, porém a filtragem biológica que ele tem é muito inferior a se você comprasse alguma cerâmica... Recomendo trocar essa plaquinha e colocar alguns saquinhos de siporax mini... Sua filtragem ficará muito melhor. Esqueça as plaquinhas, isso já virou coisa do passado, use as cerâmicas.
Apenas o fluxo de água é suficiente para as bactérias se desenvolverem, não é necessário nada a mais.
Troncos sem restrições de tamanhos, faça como achar melhor.
Você pode colocar neons nessa faixa de Ph... São lindos e realçam a cor e brilho no aquário
----------------------------------------------