Já tive aquário de água doce mas o sonho mesmo sempre foi ter um marinho, mas aquele receio de "ser mais difícil" travava um pouco a realização.
Depois de muita leitura e estudo tomei coragem e parti para um marinho com foco em corais moles e LPS!!
Abaixo o setup:
- Montagem: 26/04/2015
- Red Sea Max 130
- Skimmer Tunze 9001
- Bomba Sicce Silent 1.5 (troquei as duas originais por uma)
- Iluminação com 4 barras led Truelumen Pro de 12" (2 White e 2 Pacific Blue, peguei essa orientação no site deles)
- Reposição com Tunze Nano Osmolator
- Chiller Hailea 150
- 18 Kg de substrato CaribSea Ocean Direct
- 13 Kg de Rochas Dry Rock
- Wave Maker Jebao WP10 (no modo reef)
- Filtragem mecânica com perlon no media basket
- Filtragem química com carvão Hydrocarbon 2
- Filtro UV 9W
- Sal Rea Sea Salt (comprei o Red Sea Coral para usar daqui pra frente)
Além disso tenho um Canister Eheim Ecco Pro 150 que estava sobrando aqui, coloquei ele para empurrar o chiller e aproveitei o espaço de mídias colocando um pouco de cerâmica (da própria Ehein que veio nele e estava lacrada) e vou usar também Phosguard e Purigen da Seachem.
O início de tudo:

Começando a ganhar forma:

Fez muita espuma quando comecei a encher, isso é normal? Já diminuiu bastante, mas tive que tirar o excesso e ainda tem... não sei se é desse substrato, eu não lavei quando coloquei no aquário mas usei o saquinho que veio com ele.
Com as rochas:

Já cheio:

E depois de ficar ligado durante toda a noite a água está bem clara, só ficou um pouquinho de espuma em cima mas estou tirando:

Agora está ciclando, estou confiando no substrato "vivo" e em uma rocha que vou ganhar de um amigo que já tem aquário maturado para começar com a biologia. Vocês recomendam usar algum produto a mais?
Devo colocar a equipe de limpeza quando? Já é bom colocar um pouco de ração dentro dele?
A medida que for evoluindo vou postando as atualizações!
Abs,
Guilherme Cadavez