Vi este texto no reefcentral, e achei bacana. http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2217633
Traduzi uns pedacinhos.
Há 4 pontos onde as linhas se cruzam; o objetivo é atingir esses pontos de cruzamento. A visão geral não deve ficar no centro, para fazer com que os olhos passeiem por todo o aquário em vez de ficarem parados no meio.
Eu acho que funciona melhor colocar uma rocha que atinja o ponto superior direito e uma estrutura menor no ponto inferior esquerdo. Você poderia colocar plates, brains, ou arranjos pequenos com rochas no meio (mas não exatamente no centro), criando um aquário equilibrado. Isso faz com que os olhos passeiem por toda a parte, e é disso que o cérebro humano acha bonito.
Quanto à colocação de cor (corais): uma coisa importante é não colocar um grupo de verdes, um grupo de amarelos, e um grupo de azuis. Finja que as cores não podem se tocar, ou seja: se você tem dois corais vermelhos, coloque-os em lados opostos. Um coral vermelho-vivo cercado por um coral azul fará com que o vermelho se sobressaia, chamando os olhos. Se quiser uma coisa mais técnica, olhe um disco de cores.
Veja as cores complementares. Amarelo se destaca mais próximo ao roxo, verde ao vermelho, e azul ao laranja. Colocar essas cores próximas chamará a atenção para aquela área de cor.
Não se esqueça do espaço no aquário. Tenha sempre espaço positivo e negativo iguais, a menos que queira uma abordagem minimalista. Nesse caso, use aproximadamente 35% positivo (rochas e corais) e 60% negativos (área aberta para nado).














