Bom dia Wellington.
Uma excelente cãmera é a Canon 5D Marck III. Sai em média 1300 reais... cada uma das 12 parcelas
Tenho uma Canon 1100 D, com lentes 18-55mm e 75-300mm. Comprei numa promoção lá na Espanha. Aqui ela é chamada de T3. No próprio site da Canon, tem ela com a lente 18-55, bolsa e cartão SD por aproximadamente 1700 reais (deve achar um pouco mais barato em outros sites).
Para quem está iniciando com fotografias, ela é muito recomendada. Tem a versão melhorada dela que seria a T3i, que possui o visor rotativo e acho que foco automatico em filmagem (não lembro ao certo).
Da grande concorrente Nikon, tem as D3000, D3100 e D3200 essas também possuem um preço "acessível" (1200-2000) e são excelentes, e costumam ser vendidas com a lente Nikkor de 18-55mm.
As lentes são inúmeras possíveis, para todos os gostos e bolsos. Há alguns adaptadores para poder combinar algumas lentes, e fazer fotos incríveis.
De momento só lembro dessas, pois foram as indicadas para mim, quando fui procurar saber sobre fotografia.
Logo aparece alguém dizendo de outras marcas e modelos a um bom custo.