🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Reef de um antigo aquarista - Vamos montar juntos?

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Ricardo RFA
Data de Nascimento: 09 Nov 1980
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Novo Reef de um antigo aquarista - Vamos montar juntos?

#1 Mensagem por Ricardo RFA »

Pessoal, estou entrando agora na Brasil Reefs e gostaria primeiramente de elogiar o forum! Muito bom, movimentado e com muita informação.

Bom, meu nome é Ricardo, sou aquarista desde 1992 e comecei com Reefs em 1998, com um pequeno nano reef de 70 litros, um dos primeiros do Brasil.

Na época existiam apenas o Forum da Acquabrazil (ou algo do tipo, nao lembro o nome exato) e posteriormente outro fórum do Alexandre Goes...

Eram poucos usuários, entre eles o Miozzo (Ricardo), Sergio Gomes, dentre outros nomes "das antigas".... Era uma época em que não se tinha nada no mercado nacional e o aquário de "rochas vivas" era o que mais legal existia. Com sistema jaubert e skimmer....

Após a experiência com o nano reef de 70 litros, montei em 1999 um Reef de 380 litros, com sump, skimer berlin classic, sexto vidro, HQI e tudo mais que se podia ter de mais moderno na época.

Fiquei com esse Reef até mais ou menos 2002, quando virou fish only por falta de tempo e posteriormente água ciclideos, depois plantado....

Infelizmente não tenho nenhuma foto do Reef, todas estavam na internet mas os sites da época não existem mais.... uma pena! Tenho apenas vídeos em VHS ...rs Tem gente aqui que nem deve saber o que é isso.

Hoje estou querendo voltar ao hobby, gosto dos aquários iluminados por led, com altura menor e rimless. Quanto mais limpo, mais bonito na minha opinião.

Passei uma semana lendo e me informando sobre o que mudou nesses quase 14 anos que estive fora e.... muita coisa mudou.

Bailling, Leds, Bare Bottom, Shark Bag, Reatores diversos ( na minha época estava suegindo o de cálcio), controladores, probes, medidores... etc.... Basicamente hoje o aquario é integrado ao PC, inclusive com cameras IP. demais!

Vendo tudo isso, me deu vontade de recomeçar e algumas dúvidas vieram na minha cabeça! icon_headstars

Gostaria da ajuda de vocês, para juntos desenvolvermos esse projeto, pois precisarei da experiência de vocês para me ajudar.

Abaixo, algumas informações úteis que irão direcionar a montagem do setup:

1. Moro em apartamento e o aquário ficará no quarto onde é meu escritório (trabalho de casa as vezes).
2. Esse quarto é pequeno, mede 2,50x2,50 e para piorar é face norte, ou seja, pega sol da parte da tarde em duas paredes (as 2 em que penso em posicionar o aquario).
3. Não tem sacada ou qualquer ligação com parte externa do AP (nem mesmo pelo gesso/teto)
4. A área destinada para o aquário mede 1,10m x 1,50m O aquario não será desse tamanho, mas sim, ficará dentro desse espaço.

5. Que formato escolher?Abaixo a planta baixa (croqui) de 3 opções de tamanhos:

Tradicional, com costas e uma lateral encostadas na parede e frente para minha mesa medindo 1,20 x 60 largura x 45 altura:
[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/escritorio_aquario%20150x50.jpg[/imagem]

Tradicional com costas e uma lateral encostadas na parede, com lateral quase em cima da minha mesa medindo 1,00 x 50 largura x 45 altura:
[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/escritorio_aquario-100x50.jpg[/imagem]

Quase quadrado, medindo 80cm de frente x 70cm de largura x 45 de altura
[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/escritorio_aquario-70x80.jpg[/imagem]

A idéia é fazer um movel com no máximo 75cm de altura, proporcionando a vista por cima do reef (sem travas - rimless).

Particularmente estou mais tendencioso para o "quadrado" 80x70 pois nunca tive um aquário nesse formato, me agrada muito pelo fato de ser um display baixo (45cm) e sem bordas.

6. A iluminação seria feita por LEDS e nessa medida acredito que um módulo centralizado daria conta. Se fosse o layout retangular, teria que colocar 2 luminarias de LED...

7. O hardscape provavelmente com rochas sintéticas, centralizado e BEM clean.

8. Overflow no "canto" encostado na parede e interno. Com retorno e ladrão todos dentro da "bota".

9. No móvel, um SUMP simples, para abrigar skimmer, reposição e reator de calcio / biopellets (ou caixas de reposição do bailing).... não sei qual caminho seguir.

10. tenho cerca de 3 ou 4kg de Seachem MAtrix novos + cerca de 750g de Seachem Purigem, novos, comprados em 2013. De alguma maneira poderei utilizá-los?

11. Tenho um Skimmer Berlin Classic que guardei do antigo reef e penso em utiliza-lo com uma Sarlo Better 2000 modificada (com rotor para skimmer).

12. Penso em utilizar bare bottom (ou então 1 ou 2 cm de substrato), e usaria o matrix no sump para a colonia de bacteria.....

13. A principio penso em ter SPS, LPS, anemonas, mushroons, leathers, xenias.. etc.. Não será um tanque exclusivo de SPS (pelo menos não agora).

14. Penso em adquirir um RO/DI para água de reposição.

15. Trocas parciais mensais utilizando água marinha natural, vendida aqui nos classificados.

Agora os pontos cruciais, que preciso da ajuda de vocês.

Quero um sistema que me dê a mínima manutenção possível. Queria mesmo era ter ponto de água e esgoto, onde poderia automatizar tudo, até as tpas.... mas infelizmente não tenho. Por isso, preciso pensar bem em como serão feitas as TPA´s e a reposição de água doce da forma que dê o mínimo trabalho possível. TPA´s serão mensais e reposição, pretendo encher o recepiente tb 1x por mês apenas.

Não tenho muito espaço no apartamento para "tralhas do reef", como bombonas, galoes para mistura de sal, etc...etc.. por isso preciso achar uma litragem que ao mesmo tempo mê dê uma manutenção rápida (sem tpa´s de 100 litros por exemplo) mas que seja grande suficiente para ter uma estabilidade.

O calor no verão me preocupa, mas me preocupa mais ainda ter um chiller ligado e esquentando o ambiente. No meu antigo reef usava um chiller e os peixes ficavam ótimos, mas quem estava na sala, sofria. Não quero sofrer, pois trabalho no local onde ficará o aquário.
Possuo em casa um daqueles ar condicionado pinguino, que colocamos o cano de exaustão na janela.... Poderia ligar nos dias mais quentes, mas teria que desligar a noite por causa do barulho. A principio a idéia é manter a temperatura por meio de ventoinhas e (em ultimo caso) se for necessário um chiller (que não esquente muito o ambiente - se isso existir) entrar em ação.

Viajo bastante, o aquário poderá passar 15 dias funcionando sozinho e sem problemas.

Vazamentos e transbordamentos me preocupam demais, preciso de mecanismos seguros para que isso não aconteça.

Refugium vale a pena ter? Acho que me dará muita manutenção no SUMP.....

Mudário, queria muito ter um, porém não no SUMP... penso em reservar uma área para as mudas dentro do reef.... uma espécie de berçario... existe possibilidade?

Até mesmo corais, acho legal começar com mudas e acompanhar o crescimento delas.

Prefiro peixes pequenos e curiosos do que grandes tangs..... Porém pelo menos 2 tangs farão parte da população pora pastar nas rochas.
Pretendo ter um casal de percula em alguma anemona..
Blenios
Psudocromis (evitando as brigas)
etc...

Bom, acho que já escrevi demais.... peço desculpas pela falta de fotos, sei que um tópico fica bem mais interessante com elas... mas nessa etapa é complicado.

Se você leu até aqui, só tenho que dizer obrigado pela sua paciência e pelo seu tempo.

Conto com a ajuda de vocês.

Abraços

Ricardo RFA
Abraços

Ricardo RFA

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Brancalion
País: BR
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Novo Reef de um antigo aquarista - Vamos montar juntos?

#2 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Primeiramente, bem vindo ao fórum.

Vamos a algumas respostas que posso ajudar.

5 - Eu escolheria a primeira opção, já que você disse que quer 2 tangs, e o melhor é que você fica com a vista da cadeira direto para o reef. Quanto a altura do móvel eu faria com 1m pois facilita colocar as tranqueiras e facilita muito na manutenção principalmente do skimmer(Não ficaria apertado para mexer no copo e tal...)

11 - Eu trocaria este skimmer por um mais novo e mais eficiente(consumo de energia). Como disse que não terá substrato ou muito pouco eu colocaria indicado para pelo menos 900 litros.

Quanto as viagens o problema maior é quanto a reposição de água já que você cita que pretende manter com ventoinhas a principio(a evaporação é muito alta) seu repositório terá que ter uma boa capacidade para estes 15 dias.

Um outro ponto quanto as viagens ocorre com o problema de falta de energia que temos tido, muitos já perderam seus aquários por causa disso. Acho que deva investir em um sistema de backup (Nobreak, etc...) para estas eventualidades.

Falando ainda do sistema de reposição(evitar problemas), eu acho que quanto mais simples o sistema de controle menores são as chances de dar problema.

Um outro ponto que digo é para verificar se onde o aquário vai ficar possui alguma viga de sustentação da laje, já que o mesmo deve ter de 250 as 300 litros apróx. É um peso grande para colocar em um local sem a devida sustentação.
De uma olhada neste link viewtopic.php?f=2&t=34843

Do mais o pessoal vai ajudar com certeza.

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Ricardo RFA »

Roberto, tudo bem?

Obrigado pelas dicas, muito bem vindas.
Meu reef anterior tinha móvel de 1,20 e o vidro tinha 50cm... era um sacrificio para modificar algo dentro do display.. precisava de escada por ser muito alto.

Esse quero fazer menorzinho.

O movel mais alto realmente facilita, mas eu perderia essa visão de cima que tanto gosto.

O ideal era ter uma casa de maquinas para ter muito espaço, mas infelizmente não tenho esse espaço.

Abraços
Ricardo
Abraços

Ricardo RFA

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#4 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

No total vc ficaria com 1,45m (1 do móvel + 45 do display).

Fazer mais baixo tem outro ponto a favor. A bomba de retorno pode ser mais fraca pois ela terá menos trabalho para vencer a gravidade.

Só se atente a altura do skimmer para não ter problemas.

Como você pretende fazer o aqua sem travas o vidro terá que ser mais grosso. Se puder use vidro cristal clear. Assim não fica aquele tom esverdeado.

E sobre a circulação o que vc pretende? Vai usar bombas ou pretende usar o retorno para fazer este papel?

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Ricardo RFA »

Roberto acredito que entre 0,75 e 1m fique bom.... Talvez 90cm...
A princípio vou começar com o berlin + sb2000 modificada para ciclar e sentir como vai ser... Se precisar trocarei o skimmer. Como o aquario deverá ter por volta de 250 litros acho que dará conta.

A ideia é usar cri$$tal clear pelo menos nos vidros em que estiverem a vista...

A bomba de recalque será apenas para recalque mesmo. A circulação interna pretendo fazer com 2 vortex ou 2 jebao. Depende do investimento total do projeto.

Tem alguma dica!?

Estou estimando 10.000 para todo o projeto, fora peixes e corais.

Capaz que faça mesmo encostado na parede... Mas o tamanho será reduzido, não quero que tenha mais do que 300 litros.

Estou pensando em fazer uma caixa de reposição atrás do aquario com aproximadamente 45 / 50 litros que poderá servir tb para Tpa se for usar água do RO. Assim deixo o sal batendo por 12 horas, esvazio o sump e despejo a água nova por gravidade....

Enfim são apenas ideias para facilitar o trabalho...

Abraços
Ricardo RFA
Abraços

Ricardo RFA

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#6 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Para circulação 1 bomba basta(tanto vortech mp10 quanto a jebao wp25) qualquer uma da conta de um reef do tamanho que você quer.

Eu uso wp25 que ao meu ver tem um melhor custo beneficio, principalmente se você trouxer de fora.
De uma olhada neste tópico a opinião do pessoal viewtopic.php?f=2&t=36820

Vendo de cabeça acredito que você não vá gastar estes 10k pois como você não vai comprar um skimmer agora já são uns 1k a menos.

O maior custo acredito que será na iluminação, se você for de led.

Você fez cotação em loja? Procure as coisas aqui nos classificados. Normalmente sai mais em conta. Mas pesquise a reputação do vendedor antes.
viewtopic.php?f=29&t=4343

E iluminação, vai de led, t5...?

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Ricardo RFA »

Roberto, boa tarde! Tudo bem?

Obrigado pelo suporte que está me dando.

Quanto a bomba acho que ficarei com a wp25 mesmo, vi os controles dela, parece bem legal.
Ao meu ver a maior vantagem da Vortech é que o motor fica fora do aquario, esquentando menos a água....

Mas a diferença é de R$ 1.000,00.... muito grande né?

Você acha a sua WP muito barulhenta? Dá umas travadas as vezes?

Quanto a iluminação, vou de LED sim, por isso a ideia do aquário quadrado, assim apenas uma luminária bastaria... se for retangural, maior que 80cm, precisarei investir o dobro.....

A idéia é comprar praticamente tudo, ou quase tudo de segunda mão, desde que em bom estado. Estou direto de olho nos classificados dos foruns e conforme for achando algo útil, irei comprando.... Ainda não fiz orçamento em nenhuma loja.

A estimativa de 10k é bem alta, sei que comprando tudo usado, fica quase que a metade disso....

Por hora tenho os valores:

Móvel proximadamente R$ 700,00
Vidro cristal clear, rimless e lapidação em 45º e overflow = aproximadamente R$ 3.500,00
Vidro sem ser cristal clear, rimless e sem lapidação 45º = aproximadamente R$ 1.500,00
Mesma opção acima, mas com travas francesas = aproximadamente R$ 1.000,00

Estou na dúvida, pois não quero investir 3.500 em um vidro rimless e perder peixes por não ter trava... preciso estudar melhor isso....

Agora a tarde pretendo fazer um projeto mais detalhado ( se tiver um tempinho) e posto aqui.

Obrigado mais uma vez!
Abraços

Ricardo RFA

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Ricardo RFA »

Bom, passei boa parte da tarde rabiscando o projeto.

Está bem crú, mas resolvi colocar no papel, para fazermos as melhorias necessárias.

Opção 1 - Display com 110x50x50
Móvel com 100cm de altura e 133 cm de largura.
Na lateral do móvel (ficará encostado na parede) pensei em colocar uma caixa de reposição de 36 litros aproximadamente, que serviria tanto para reposição como para misturar o sal e fazer TPA.

Abaixo do esquema de montagem tem o desenho do móvel com 2 opções de portas.

No sump estou considerando colocar perlon e matrix (não sei se será necessário) :roll:

Pensei em colocar as ventoinhas no sump, para não deixar o aquario poluido na parte superior, já que não terá tampa / bordas.

Também pensei em um pequeno refugio.... mas nao sei se é necesário.

Até mesmo o caminho da água pelo SUMP não sei se é a melhor forma...

Nesse tem um pequeno espaço na direita para colocar reator de cálcio se for a melhor solução.

Abaixo da caixa repositora terei espaço para guardar ração e tralhas do aquario, bem como instalar o painel de controle / regua de força / no break.

[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/setup_opcao1.jpg[/imagem]
Link para imagem maior: http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/setup_opcao1.jpg

Agora temos a opção 2, um movel menor que esteticamente me agrada muito mais:

Opção 2 - Display com 110x50x50
Móvel com 100cm de altura e 110cm de largura

Nesse projeto o SUMP ficou menor e ao lado dele entrou uma caixa de reposição e TPA de 56 litros.
Ela sairá de dentro do móvel cerca de 10cm (apenas para facilitar o enchimento), utilizando uma espécie de skate, com rodizios.

Nesse projeto tirei o Matrix pensei em aumentar o nivel da água e subir o Skimmer, ganhando mais litragem e aumentando o refugio.

Nesse não tem espaço para reator de cálcio que se for necessário, teremos que diminuir o SUMP.

[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/setup_opcao2.jpg[/imagem]
Link para imagem maior: http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/setup_opcao2.jpg

Em ambas as opções a bomba de recalque não será a bomba principal do tanque. Para essa função penso em uma Jebao WP25.

Em ambas opções terei uma ventoinha funcionando como exaustor, retirando o ar de dentro do móvel, apenas quando o movel tiver fechado, pois as portas do móvel permanecerão a maior parte do tempo abertas, facilitando a circulação de ar.

Tenho dúvidas sobre:

Funcionalidade do layout do sump.

Quero muito ter um refugio gosto da vida que ele tem e dos animais que lá vivem.

Funcionalidade da bota do overflow

Praticidade do sistema

Necessidade de rator de Calcio / Bailling / Biopallets e outros.

O aquario será iluminado por LEDS, mas não tenho experiência. Qual a indicação? Quantos Wats são necessários? 140? 160?
Melhor usar dois modulos ou apenas um modulo centralizado? A ideia é deixar o mais próximo possível da flor da água.

Bom, acho que é isso.

Criticas, sugestões são muito bem vindas!
Abraços

Ricardo RFA

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Ricardo RFA »

Pessoal, bom dia!
Encontrei esse modelo de SUMP e gostei muito.

Alguma opinião a respeito? O refugio funcionaria dessa forma?

[imagem]http://www.agaf.com.br/ricardo/aquario/16G%20sump%20system.jpg[/imagem]
Abraços

Ricardo RFA

Marcos Hiroshi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Hiroshi SP
Data de Nascimento: 22 Jan 1979
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

#10 Mensagem por Marcos Hiroshi »

Olá Amigo,
eu também gosto muito da ideia de ter um refúgio, mas acredito que se não for bem projetado tornará uma bomba relógio.
O refúgio, pelo que entendi é um aquário anexo ao sistema, onde se refugiarão micro fauna e macro algas, dos animais do aquário principal.
Daí eu tirei algumas conclusões:
a) a água tem que passar lentamente pelo refúgio,
b) tem que ter uma iluminação que favoreça as algas,
c) veja bem a fauna, que vc coloca lá, para proteger os residentes (tem gente que coloca corais, anêmonas e peixes. acho que assim não é refúgio, nem se presta para o fim),
d) faça de um jeito que a manutenção seja fácil, pois o sump sempre é um lugar meio difícil de ficar mexendo.
Assim, ainda não tenho um refúgio no meu aqua, e não gosto do desenho deste que vc postou.
Minha sugestão é que vc faça um corredor, atrás do refúgio, dentro do sump, onde a maior parte da água passe. E só uma parte da água passe pelo refúgio, de preferência controlável.
Eu procuraria um jeito da iluminação do refúgio não "vazar" para outras partes do sump.
Abraço!

Marcos Hiroshi.

Meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=35138

Ricardo RFA
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Ricardo RFA »

Marcos, tudo bem?

Muito obrigado pelas dicas.

Eu realmente não sei se faço ou não o refugio..... é algo que ainda preciso estudar, pois ao meu ver exigirá muita manutenção....

De qualquer forma, será um espaço no SUMP onde eu possa isolar algum peixe / coral ou até mesmo criar um pequeno mudário....

Cara, ao ver seu reef, tive um deja-vu ao contrário, rs

Meu antigo Reef era no mesmo formato que o seu, com vista para os 3 lados, queda de água na lateral, mas tinha 380 litros.
Muito legal seu projeto! Gosto DEMAIS desse formato. Pena que esse novo não possa montar dessa forma.

Vamos nos falando e novamente, obrigado pelas dicas!
Abraços

Ricardo RFA

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”