🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Amoxicilina x Cianos, fácil e rápido

Responder
Mensagem
Autor
Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Amoxicilina x Cianos, fácil e rápido

#1 Mensagem por Marcos Napier »

Há muitos anos tratei cianos num aquário de água doce com eritromicina, e apesar dos milhares de conselhos contrários ("vai matar a biologia!!"), foi tiro e queda, uma dose pequena já deu conta. Tive cianos no meu reef há algum tempo, e consertei usando o Red Slime, que nada mais é do que um antibiótico (não me lembro qual exatamente), foi bem rápido também. Recentemente, as cianos voltaram, provavelmente alguma contaminação por algum peixe ou coral novo. Como estava alastrando muito rápido e não daria tempo de comprar o Red Slime antes do Carnaval, arrisquei com amoxicilina, que ainda tinha aqui sobrando de alguma gripe mais forte. 2 comprimidos diluídos em água (250L de volume total), um por dia, e zero de cianos no 3º dia, e zero de mortes de peixes também. Apenas um coral se perdeu, mas acho que ele já estava bem afetado pelas cianos que o sufocaram. Dessa vez, nem o skimmer desregulou.

Ah, e antes que perguntem, os níveis dessa vez estavam absolutamente normais, nitrato zerado e fosfato idem, Ca e Mg relativamente altos, KH alto também.

Conclusão: antibiótico funciona muito bem contra cianos, não creio ser arriscado usar se bem dimensionado, e tem resultados bem rápidos se você não for daqueles que vai tentar combater ciano na base do sifão.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: Amoxicilina x Cianos, fácil e rápido

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

O maior risco de aplicar antibióticos ou mesmo redslime (isso é eritromicina) é o efeito colateral da morte das cianos. Tem que sifonar ao máximo possível e manter a oxigenação do skimmer pois senão pode dar PT, cianos quando morrem liberam um material toxico que pode matar os animais. Entao não é exatamente o antibiótico que causa as mortes ou desequilíbrio e provavelmente a própria morte das cianos.

Tenho um amigo q perdeu o aquário todo recentemente, alias já vi relatos de mais de um. O pior é q o redslime que ele utilizou foi o q sobrou de uma aplicação minha aqui, eu não perdi nada, mas no caso dele por um descuido desligando o skimmer perdeu quase todos corais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Amoxicilina x Cianos, fácil e rápido

#3 Mensagem por Marcos Napier »

Por isso que disse que a aplicação tem de ser bem dimensionada e planejada, não é apenas comprar o remédio e jogar lá. Tem de se saber os riscos - a morte das cianos obviamente vai liberar um monte de coisa, inclusive amônia, tanto que até no Red Slime se orienta a fazer uma troca logo após a aplicação (o que, obviamente, fiz). Aeração é fundamental em qualquer aplicação de produtos, me lembro uma vez de aplicar um desses algicidas genéricos num aquário doce (pra combater petecas) e todos os peixes foram imediatamente pra superfície extremamente ofegantes. Nunca acredito nesses produtos que falam pra desligar o skimmer, sempre deixo ele ligado 24/7 em qualquer situação (menos quando vou lavar o copo, é claro... icon_bag ).

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”