🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário novo... Dicar para não começar errado

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Glauco Pabst
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Glauco
Data de Nascimento: 26 Set 1977
País: Brasil

Aquário novo... Dicar para não começar errado

#1 Mensagem por Glauco Pabst »

Olá Pessoal!

Tenho um aqua na casa dos meus pais, mas agora quero montar no meu ap.

Estou pensando em 80x40x40 com sump em bota, com plantas naturais e peixes (milanoteneas, labeo, alguns outros e um pouco mais para frente discos).

Pensei em fazer com sump, pois acho muito prático com espaço para filtragem física e biológica. Além disso, penso em num futuro ainda bem distante transformá-lo em marinho.

Gosto de plantas naturais no aquário, mas inicialmente não pretendo colocar sistema de CO2.

Dúvidas:

- Quais as plantas mais indicas sem necessidade de CO2?
Pensei em: Valisnésias, Elódeas, Higrófilas, Musgo de Java. Mais alguma dica?

- Como posso montar o substrato para conseguir plantas bonitas de dificuldade fácil/médio?

- SUMP vai oxigenar muito minha água e atrapalhar minhas plantas?

- A filtragem com sump é indicada para água doce também? Pois só a água da superfície será filtrada? Terei que sifonar muito meu aquário por conta disso? Minhas técnicas são antigas, então, atualmente ainda utiliza-se o sifão para fazer a limpeza do fundo?

- Para iluminação estou planejando duas leds de 10W e mais duas T8 ou T5. Suficiente? As T8 e T5 seriam para ajudar na iluminação e dar coloração. Ou faço logo tudo com leds? Mas estou com dificuldades para encontrar os leds coloridos.
As T5 são realmente superiores que as T8? Aqui no RJ estou com dificuldades para encontrar o reator e as lâmpadas.

Acho que as dúvidas são essas por enquanto...

Muito Obrigado e abraços para todos!

Glauco Pabst
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Re: Aquário novo... Dicar para não começar errado

#2 Mensagem por Glauco Pabst »

Olá Pessoal!

SUMP sem CO2 para aquários com plantas já percebi que não vai funcionar corretamente, certo?

Posso colocar o difusor de CO2 no SUMP, ou vou "perder" todos CO2 no retorno do SUMP para o aquário? Queria deixar o display mais limpo possível.

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Ola Glauco, as plantas que pretende por sao otimas opcoes, crescem bem, e tem que tomar o cuidado pra ir podando-as.
O sump é mto bom pra qualquer sistema, vc separa os equipamentos e tem uma facilidade na manutencao.

normalmente se coloca o CO2 diretamente no display. Mas como por enquanto nao pretende usar.. vc vai se adaptando e analisando uma melhor forma de fazer.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Além das plantas mencionadas , adicione anúbias, roundpelia e fetos de java que são pouco exigentes em termos de luz e muitas vezes nem de substrato precisam (podem ser amarradas em troncos e pedras)
O sobre o substrato, não precisa ser muito rico, pois da sua seleção, apenas as valisnérias e as higrófilas tem raízes que pegam nutrientes do substrato, as demais nem usam. Você pode definir áreas para as plantas exigentes e por o substrato mais rico nesses locais , deixando os demais neutros, isso reduz bastante um potencial problema de algas.

A iluminação T5 tem vantagem de oferecer maior potência e fluxo luminoso no mesmo espaço de uma T8 , além disso duram mais tempo que as T8. Mas se você tem dificuldade de encontrá-las pode usar T8 lembrando de precisar de maior quantidade delas e de que vão pedir troca mais frequente que as T5 ( a longo prazo pode sair bem mais caro) . Vale a pena pesquisar as opções LED e fazer a combinação mais adequada. Tenho experimentado T8 LED 5500K em um plantado e o resultado para um plantado de baixa manutenção é bem satisfatório, talvez combinando lâmpadas LED e mais uma T8 ou T5 rosa você tenha cores mais equilibradas e espectro mais adequado para as plantas.

O sump retira muito CO2 , mas você pode fazer o sump e usar um recalque de fluxo bem lento, assim você capta a nata superficial, mas com o fluxo mais lento retira pouco CO2 e se no futuro mudar para marinho basta por um recalque com fluxo maior.

Glauco Pabst
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Glauco Pabst »

Valeu Pessoal!

Como vou acabar tendo que investir no CO2 vou me aprofundar nos plantados.
:-)

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

os plantados são um show a parte.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Glauco Pabst
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Glauco Pabst »

Olá Pessoal!

Como meu aquário será com SUMP, percebi que terei que fazer o uso do CO2 e decidi por fazer um plantado caprichado já que vou investir no CO2, mesmo que caseiro inicialmente.

Então seguem muitas dúvidas que não consegui esclarecer completamente nas buscas pelo fórum:

Relembrando: Meu aquário (em planejamento até o momento) será de 80x40x50 com sump.

Iluminação:
No lugar que comprarei o vidro com móvel, informaram que poderiam fazer com 2 leds de 10W com refletor e com mais duas T8. Estou com minhas dúvidas se a instalação do led será correta e estou pensando em mudar para 4 lâmpadas T5 de 24W (55cm). Com quatro T5 de 24W consigo uma iluminação suficiente ou melhor colocar 5(cinco) lâmpadas T5 de 24W?

CO2:
Para reduzir os custos iniciais, vou iniciar com CO2 caseiro, mas quero montar uma válvula solenoide para desligar durante a noite. Alguém tem link de FVM com essa válvula?
Como posso saber se preciso ou não desligar durante a noite? Vi aqui no fórum que desligar durante a noite não é uma regra.
Existe cálculo para saber o número de bolhar por minuto de CO2 para um aquário? Ou só fazendo testes de CO2 mesmo?

Filtragem química:
Uso Carvão/Purigem ou não no aqua plantado? Vi algumas discussões, que acabaram me confundindo mais...
No caso de utilizar pontualmente como li em alguns tópicos, como saber quando utilizar? Tem algum teste para isso? Ou coloco por uma semana sempre que introduzir água nova nas TPAs?
Até o momento achava que essas filtragens com carvão ativado ou purigem eram fundamentais para o aquário...

Plantas:
Como vou investir no CO2, Iluminação e Substrato, quero pegar outras plantas, mas quais?
São muitas opções de plantas e fico perdido na escolha.
Gostaria de ajuda para escolher as plantas para carpete, médias e grandes, se possível uma avermelhada e uma com folhas largas. As plantas não poderão ser muito sensíveis ao calor, pois moro no Rio de Janeiro e não vou colocar chillers para resfriamento. Acredito que a água ficará próximo dos 28ºC. É muito alta? Pensei em colocar cooler para amenizar se necessário.
Queria pode ir em uma loja e escolher com ajuda de um bom vendedor, mas aqui no Rio estou com dificuldades de encontrar lojas com boa variedade de plantas disponíveis. Alguém indica uma?

Substrato:
Como seria a "melhor" maneira de montar o substrato industrializado?
Com substrato industrializado fica descartado o uso de laterita?
Já vi comentários aqui no fórum que hoje já temos substratos industrializados bons e com valores "justos", não necessitando tratar humus. Quero montar um substrato bom para não me arrepender depois.
Alguém poderia indicador substratos com bom custo benefício?
Vi alguns comentário sobre o NatureSand Mbreda e JBL misturando Manado e Aquabasis.
Li bons relatos sobre o Mandado, porém ele parece ser leve e acho que dificultaria a fixação do carpete...
Quero fazer um layout com substrato alto na parte do fundo do aquário. Mas existe alguma técnica para economizar substrato e conseguir levantar a parte do fundo? Vi algumas montagem que a pessoa colocou garrafa pet fechada cheia de água no fundo e colocou substrato por cima. Mas será que é funcional? Existe alguma outra coisa que possa colocar no fundo para economizar na quantidade de substrato? Percebi que eles não são muito baratos... Estou até com medo de perguntar, mas tijolo de cimento serve para colocar no fundo para levantar o substrato?
Quero fazer uma faixa de areia branca sem plantas, para isso vou fazer divisórias com plásticos de pastas transparentes. Nessa faixa não preciso substrato, certo? Posso usar areia de filtro de piscina para essa faixa?

Segue o layout que pretendo utilizar:
[img=center]https://drive.google.com/file/d/0B6p1he48sAfQQm1RNmc0MHV4Skk/view?usp=sharing[/img]
https://drive.google.com/file/d/0B6p1he ... sp=sharing

Depois de ciclado pretendo colocar, provavelmente: ~4 milanoteneas, ~10 neons, ~2 discos, ~2 botia palhaço e 1 lebeo bicolor. Boa combinação? Muito povoado para um plantado com discos? Alguma sugestão?

Valeu Pessoal!

Alguém do Rio (Ilha do Gov) para trocar experiências?

Abraços!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Os termos plantas médias, altas etc não definem espécies e pode haver grande variação quanto ao tipo de iluminação necessária.
Como sua área principal é carpete e é a mais extensa, use 5 T5 de 24W , pois vai precisar de muita luz para elas. Mas faça controles para ligar 2 ou 3 em separado, para graduar o fluxo luminoso.

Planeje o substrato em função das plantas, do mesmo modo que você fez os setores para as plantas , deve e pode fazer o mesmo para o substrato para atender a cada uma delas em separado.
Se você quer tanta dominância de carpete, pense em não usar CO2 DYI , elas são exigentes e delicadas em variações de CO2 e podem não crescer, ter infestação de algas etc. Normalmente CO2 caseiro tem pouca pressão então não há tanta preocupação com uso de solenoide se dimensionar direito (mesmo pq a solenóide é cara e é preferivel você comprar um cilindro e regular num fluxo lento do que usar um caseiro com solenoide)

A diversidade dos plantados é muito interessante, mas torna mais difícil o desafio. Nós aqui no Brasil por conta de limitações de espécies e preços altos , fazemos plantados como os reef, com mudas esperando crescerem. Porém é uma abordagem de risco, pois o substrato rico livre e sem plantas consumindo oferece muito nutrientes para as algas e os problemas surgem rapidamente. Assim vale planejar com calma, ver onde e quais plantas vai conseguir para a montagem e aí deixar o substrato mais ou menos rico. Isso vale para o CO2 e para as lâmpadas pois infelizmente nos inspiramos nas montagens do Amano , mas ao ver os videos você percebe que a maioria das plantas é colocada no dia da montagem e é um dos segredos para reduzir problemas com algas...

Glauco Pabst
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Glauco Pabst »

Obrigado pelas dicas Reinaldo!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”