André Fonseca escreveu:Marcos Napier escreveu:Agora, tem uma coisa: se a administração aqui é conivente com essas coisas... sei não.
Marcos,
Vc afirmou sim, como dá para ver acima.
E ainda reforçou, com o "sei não".
[quote]
Discordo, mas cada um entende de uma maneira, como disse interpretação de texto não é pra todo mundo mesmo. Acho que a palavra SE indica bem que não foi uma afirmação, mas uma condicional, como disse. Enfim, não quero criar polêmica com isso. Não vou "traduzir" a frase pra tentar me explicar.
O que pega é que a gente (usuários comuns) não tem nada a ver com brigas e picuinhas entre fóruns, mas somos os mais prejudicados nisso tudo e muita gente joga a culpa em nós, que não somos "precavidos" ou coisa parecida. Se participamos dos dois fóruns então, dá uma confusão danada. O Matheus mesmo foi extremamente ridicularizado lá no outro fórum numa sala secreta, e por meio que ter se mudado em parte pra cá, lá ele está sendo ridicularizado ainda. Eu tive mais sorte, fui banido (ufa!), por contestar a forma com que os vendedores são os donos do lugar e como os administradores (o administrador, na verdade) só aparecem pra defender a panelinha. Aqui, pelo menos, parece que é um pouco mais controlado - mas ainda assim, é preciso que nós alertemos, senão a coisa pode passar batido, e é preciso também que a moderação simplesmente não ignore as denúncias e tente apurar antes de sair criticando. O erro do Matheus lá pelo que pude acompanhar nos posts é que ele meio que tentou se enturmar com o pessoal de lá (coisa que nunca fiz, tenho verdadeiro nojo de uma meia dúzia deles), e isso é puro fingimento da parte deles. Falam bem de você em público e no privado ridicularizam (não que isso não possa ocorrer em outros lugares...)
Uma coisa que também enche a (minha, pelo menos) paciência é botar a culpa nos usuários pelas fraudes. Pode até ser que alguns sejam enganados por serem novatos e inocentes demais, mas eu pelo menos tenho mais de 15 anos de internet (compras inclusive) e um dos poucos canos que quase tomei no Ebay, como já disse, foi de um brasileiro. Nem sempre compramos coisas com preços fora de mercado, como alegam. Outro cano que tomei foi de um sujeito que vendeu um gravador de CD pra umas 250 pessoas no Mercado Livre (que é que nem a administração do tal outro fórum, tá nem aí, quer é a comissão da venda), que não ajudou em nada. Lembro que um cara estava mantendo contato comigo tentando ir atrás do cidadão, e um dia um "irmão" dele apareceu no meio da conversa, dizendo ser "ex-penitenciário" e que iria matar quem estivesse procurando desvendar o cano do irmão dele. Resultado, não deu em nada. E o sujeito ainda voltou umas 4 ou 5 vezes ao ML com nicks falsos e deu outros tombos.
Banir usuário não adianta nada em termos efetivos. Eles voltam como moscas, se quiserem. Alguns ficam assustados e param, mas os chatos continuam. O ideal, quando a moderação tem acesso a isso e quando quer realmente ajudar de fato, é divulgar os dados de contato dessas pessoas (um telefone válido, pelo menos, ou o email que o usuário fraudulento usou, ou seu IP, ou tudo isso junto) aos prejudicados se possível, quando não se tem acesso direto aos mesmos, principalmente em casos reais de injúria/calúnia/difamação e calote. Não é porque o usuário xingou o outro de bobo e feio que a moderação tem de intervir, mas se é um caso sério de calote por exemplo mesmo de valores mais baixos, é preciso intervenção sim, mais do que simplesmente um banimento, até pra não prejudicar a reputação do site como um todo. Um cano hoje, outro semana que vem, outro na outra, que passam batido, conta muito. Tem de botar a boca no trombone, acusar (tendo provas) e pronto, coisa que eu e o Matheus pelo menos fizemos, demos nomes aos bois (e às vacas...

Felizmente nos fóruns que mantive, não tive problemas "financeiros" pra gerenciar digamos assim, mas as ofensas de um grupo a outro eram intensas, e era fácil de identificar porque era todo dia e da mesma forma. Só que ficar banindo IP cansa. Era uma briga pessoal de administradores de fóruns, mas o pessoal de um lado nunca ia lá incomodar, eram sempre os mesmos que vinham pro lado de cá tumultuar. Comigo então, era insuportável. Até que um dia mandei o link do meu advogado pro cidadão ir conversar com ele, pois não ia mais responder nada. E a encheção de saco parou, simples assim. Mas nunca mais aceito ser colaborador/moderador/o que for de lugar algum, pois meu modo de pensar em como se deve agir nesses casos nunca bate com o da "maioria".