🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novato no Aquarismo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Mensagem
Autor
Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Eberson
Data de Nascimento: 17 Mar 1981
País: Brasil

Novato no Aquarismo

#1 Mensagem por Eberson »

Boa tarde galera...

Sou novato em aquarismo e montei um aquario de 200lts.
Estou usando um canister da JBL modelo CristalProfi e701 e já faz 8 dias que iniciei a ciclagem e alem da agua estar um pouco turva o ph está 7,5.
No aquario coloquei somente cascalho, alguns seixos que coletei em cachoeiras uma pedra de quartzo e uma de arenito.

Utilizei o anti cloro e um ativador biológico. Será que alguem pode me dar algumas dicas????

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Novato no Aquarismo

#2 Mensagem por tedescowill »

Fala Eberson

A primeira coisa a considerar,imagino que voce esta montando um aquario para ser de agua neutra,ou até meio acida estou certo?
Sendo isso ,posso valar que al montar um aquario, a agua tende a ficar meio alcalina por varios meses no inicio do aquario, mas 7,5 esta um pouco acima do que seria adequado
qual é oph da agua usada,o desclorificantes pelo que sei nao alcalinisam a agua,mas não conheço todas as marcas,e como voce esta começando recomendo voce ter tambem o teste de cloro para a agua desclorada
Voce tem ceramica no filtro? se nao tem recomendo a inserção de mini siporax .
depois que se monta um aquario ,normalmente se deixa o sistema rolando ,por uns dias (2-4),para depois se adicionar o ativador biologico.

Seixos de rio/cachoeiras podem ser/ter calcario ,pedras calcarias nos rios ficam com a coloraçao marrom avermelhada /preta entao recomendo fazer um teste com agua neutra com uma pedra desta dentro por uma semana,desta forma da pra saber se é ou nao

Alem da agua estar alcalina ,a agua pode estar com dureza elevada ,dependendo das especimes de peixes quee voce quer isso tem que ser resolvido,pois varias especimes sao pra agua mole.(existe o teste de dureza,mas agora no inicio talvez seja uma boa ideia pagar para fazer os primeiros 1 ou 2 testes numa loja de aquarismo pois se a agua estiver mole tanto a agua nova que voce acabar de fazer ,quanto a agua do aquario que ja esta-lá a uma semana,desta maneira voce pode evitar comprar um teste a toa).
Diga quais peixes ,plantas voce quer colocar no aquario.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

Importante medir o pH da torneira que você usar para entender se no futuro vai precisar ou não condicionar a água nas TPA corrigindo pH e outros parâmetros.
A ciclagem precisa de um pouco de alimento para as bactérias. Uma pequena porção de comida de peixe ( 2 ou 3 flocos ou 3 ou 4 bolinhas dependendo do tipo de ração que você vai usar para seus peixes) a cada 2 dias é o suficiente.

Nesse periodo vá estudando que peixes quer criar e suas necessidades.

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Eberson »

Bom dia.....

Eu quero criar piranhas.... este fds eu comprei os testes e fiz... deu tudo ok.
O vendedor me deu um pouco de um corretor de ph.... coloquei e nao alterou muito.....ainda continua 7,5.
e a agua também continua um pouco turva, será que um filtro uv resolveria? ou é só ter paciencia mesmo??? ]
Abraços

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#5 Mensagem por tedescowill »

Que legau ,um tanque com as "primas" :lol:
creio que aqui na BR nao tenha alguem com algo parecido ,entao documente o processo todo que deve ficar muito bom
aqui ja temos projetos para ter/com tanques com tubaroes
agora com piranhas .
só falta alguem com "culhoes" para tentar montar um tanque com o diabo negro do mar:
Imagem
Nome científico Melanocetus johnsonii.
Este sim supera um tanque com um tubarao branco "de estimação" icon_rotfl2
- - - - - - -

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

As piranhas até gostam de água ligeiramente alcalina. Só tenha mais cuidado com a frequencia de troca de água pois com pH 7.5 a amonia pode se acumular de forma mais tóxica rapidamente.

As piranhas crescem bem ,mas crescem lentamente. Normalmente não se tem problemas de colocar um cardume no aquário mas com o crescimento delas a agressividade aumenta e quando crescerem vai sobrar 1 peixe (pelo menos no aquário desse tamanho) então saiba desse aspecto do comportamento de piranhas.

A espécie véu tem menor porte e apesar de mais rara de se encontrar vale a pena o esforço pelo menor tamanho e formato mais exótico (Catoprion mento - Whimple piranha)

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#7 Mensagem por tedescowill »

Falando mais serio o fato de nao alterar pode ser por causa da reseva alcalina ,da agua estar nuito dura
tem mais uma coisa nao se coloca o produto para acidificar a agua direto na agua do aquario se faz numa pequena quantidade de agua e coloca esta agua no aquario,
o que as piranhas comem em aquario (fora as outras :lol: ),elas come alimentos vivos?,acho é e melhor voce usarr sim um viltro uv,pelo que sei estes peixes devem sujar bastante a agua ,e isso pode significar problemas com doenças,mais isso é so "achismo" pelo que sei delas por documentarios que vejo,pois nao li muito sobre estas.
- - - - - - -

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Eberson »

Eu consegui 4 piranhas vermelhas no tamanho de 4cm. Pelo oque eu andei estudando, elas podem comer ração de carnívoros, carne moida e outros peixes heheheheh.
Estou preocupado com a qualidade da agua e claro, meu objetivo é manter o ambiente mais saudável possivel para elas.
Comprei um canister de boa qualidade (JBL CristalProfi e701) e as midias que estão nele são (ceramica, carvao e espuma).

Como não tem peixes no aquario, os testes que fiz foram todos satisfatorios (Nitrito, Amonia Cloro) só o tem me preocupado é o PH e a turbidez (que também não é demais).
Será que um troco de arvore ajudaria na acidificação? se eu trocasse a espuma por perlon melhoraria a turbidez? um filtro UV?.
Me desculpem pela chatisse pois sou iniciante e estou cheio de dúvidas...heheheheh

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#9 Mensagem por Reinaldo Chen »

Seria interessante testar a alcalinidade antes de usar produtos ou colocar tronco ou algo mais.
Se a reserva não estiver exagerada e se o pH ficar estável em 7.5 eu não mexeria não e deixaria nesse pH.
A turbidez pode ser resultado da ciclagem e deve passar nos próximo dias.

A alimentação com ração é possivel, mas pode demorar um pouco. Pedaços de peixes e peixes vivos podem ser necessários para inicial a alimentação. O uso de minhoca as vezes funciona se for viva.

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por Eberson »

Outra coisa...... com qual frequencia tenho que fazer as TPA e a troca das midias filtrantes????

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#11 Mensagem por Reinaldo Chen »

Para piranhas , tpa semanal troca de midias 30 dias , mas se precisar a cada 15.

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#12 Mensagem por Marcelo E Novais »

Já tive um aqua com piranhas vermelhas , tive 4 mas depois de quase 2 anos restaram 3 pois acabaram por matarem a menorzinha, esse seu canister esta no limite dos 200lts ainda mais para um aqua de piranhas, eu dobraria ou triplicaria essa filtragem e investiria em midias biologica pq vc vai precisar, no inicio enquanto pequenas alimentava com larva de tenebrio e lips mas com o tempo pararam de se interessar por esse alimento e foi ai que veio as facadas, comecei a dar kinguios , agora imagina dar meia duzia de kinguio por semana, nunca consegui a dar rações para as minhas mesmo enfiando os sticks dentro dos peixes, , pq elas não comem tudo de uma vez, como os Oscar's por exemplo, em cardume vai uma e belisca a vitima, depois a outra e depois a outra e assim por diante, destroçando o peixe, agora imagina a carga organica e sujeirada deixada , por isso acho melhor vc dar uma investida nessa filtragem, ou vai ter muita dor de cabeça em TPAs

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#13 Mensagem por André Fonseca »

Eberson,

Vc pretende ter as Piranhas devido ao formato do corpo ou ao comportamento predatório???

Se for devido ao formato do corpo, vc poderia colocar os Pacus Prata que são bem mais tranquilos de levar, pois aceitam ração normalmente e lembram as Piranhas.

Se for pelo comportamento, aí só com as Piranhas mesmo.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#14 Mensagem por Eberson »

Marcelo, obrigado pelas dicas.... e André eu quero as piranhas pelo instinto predatório mesmo....

Marcelo, vc me indicaria qual filtro?

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Marcelo E Novais »

Eberson,
Se tiver a ideia de continuar na linha dos canister acho que algo indicado para 600 ou 700 L e que tenha espaço para abrigar bastante midia biologica, no meu caso usei dois canister jebo um 839 e 838 ambos entupidos de siporax e cada um com um sache de purigem, enquanto pequenas as piranhas não fazem muita sujeira mas conforme forem crescendo a bagunça aumenta, era raro o dia em que eu fazia TPAs e manutenção nos canister (trocar o perlon e lavar as midias) e não encontrar pedaços de kinguios na primeira espuma, daí se faz necessaria uma boa quantia de boa midia biologica.

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#16 Mensagem por Eberson »

PODERIAM ME INDICAR UMA LOJA BOA E CONFIAVEL PARA COMPRAR VIA INTERNET?

GRATO.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#17 Mensagem por tedescowill »

Se um aquario com piranhas demanda uma filtragem tao exigente,e como em aquario doce nao temos um fracionador de proteina para escumar esta sugeira,acho que seria melhor fazer a filtragem num sump e colocar lá um shark bang para poder lipar toda hora sem grandes dificuldades
- - - - - - -

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#18 Mensagem por Marcelo E Novais »

Concordo com Will, facilitaria muito a manutenção e teria muito espaço para abrigar as midias

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#19 Mensagem por André Fonseca »

Eberson escreveu:PODERIAM ME INDICAR UMA LOJA BOA E CONFIAVEL PARA COMPRAR VIA INTERNET?

Eberson,

Uma loja excelente é a RSDiscus!!!

A loja física é do lado do meu trabalho e tanto o atendimento quanto o manuseio dos animais são excelentes!!!

Não comprei pela Internet, mas acredito que não seja diferente.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Eberson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#20 Mensagem por Eberson »

Alguem ja teve que tratar o aquario conta ICTIO? Meus peixes estao com manchas brancas no corpo...

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”