🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguém tem um aquário muito pesado em Apartamento?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Wilson
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Alguém tem um aquário muito pesado em Apartamento?

#41 Mensagem por wilson_antunes »

wilson_antunes escreveu:E as pessoas que colocam estante na sala? Ou um guarda roupa que pega toda a parede? Essas coisas não pesam também?
Tenho 2 aquários, cada um de um pouco mais de 300L, cada um em uma parede, isso seria um problema?

Imagem

No meu caso, tenho 2 de mais de 300L (quase uns 400 contando com o sump, rocha) na disposição da foto no meio da copa, encostados na parede (uma parede dá no WC e outra no corredor do prédio) em geral só fica cheia de gente em refeições e reuniões .. devo me preocupar?

Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
País: Brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

#42 Mensagem por Wellington Salles »

wilson_antunes escreveu:
wilson_antunes escreveu:E as pessoas que colocam estante na sala? Ou um guarda roupa que pega toda a parede? Essas coisas não pesam também?
Tenho 2 aquários, cada um de um pouco mais de 300L, cada um em uma parede, isso seria um problema?
No meu caso, tenho 2 de mais de 300L (quase uns 400 contando com o sump, rocha) na disposição da foto no meio da copa, encostados na parede (uma parede dá no WC e outra no corredor do prédio) em geral só fica cheia de gente em refeições e reuniões .. devo me preocupar?

icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Leandro Santa Rosa
Pseudocheilinus hexataenia
Data de Nascimento: 06 Ago 1977
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

#43 Mensagem por Leandro Santa Rosa »

Gabriel Lattanzi escreveu:Humberto, boa tarde
Estou me formando agora em eng civil, e uma coisa eu posso te falar com toda certeza, nenhum engenheiro vai assinar isso pra você.
Isso por que uma laje é feita para aguentar 200kg/m2.
Seu aquário vai pesar 4x mais que isso.
Claro que tudo se tem una margem de segurança, então as lajes aguentam mais do que isso (principalmente de prédios antigos, essas são bem mais resistentes que as de obra nova).
Se fosse de um prédio novo eu chamaria s policia para vc hahahaha
Mas brincadeiras a parte, eu sinceramente não arriscaria. O prédio não vai cair de uma vez, começaram a aparecer rachaduras no teto do andar de baixo.
Abs

Gente !! Não adianta ficar no achometro..... Tudo depende de como foi feito
Quanto voces acham que pesa um sofá ? e eu estante de madeira daquelas antigas, altas, cheia de livros ??
é lógico que a construtora vai falar que é para 200kg m² !! Já pensou se ela falar a real?? Tem gente que iria querer ter um elefante de pet... icon_bangin

Mas... agora falando do meu caso.... também iria montar um aqua grande no meu ap, mas por falta de espaço decidi diminuir para um de 120x40x55
moro no 14o andar.... como sou um cara q não fico no achometro, fui me informar. Primeiro com o eng. responsavel pela obra. Como é uma obra nova não foi dificil encontra-lo. Olha só o que ele me disse: “ não poderia falar isso, mas quando estávamos em fase de construção o pessoal colocava 20 sacos de cimento no meio da sala.” Para quem não sabe, um saco de cimento pesa 50kg, então eram 1 tonelada no meio da sala!!! (local teoricamente de menor resistência da lage ).... Lógico que ele não quiz me dar nenhum documento dizendo que eu poderia colocar tamanho peso no meu Ap. Então, peguei a planta estrutural do prédio, levei para um engenheiro calculista para um laudo, para que ele fisesse um estudo, para me dizer quantos quilos a minha lage suportaria sem comprometimento da sua estrutura. Ele vizitou o local, me indicou o melhor lugar e apos os estudos, ele me fez uma ART - ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA onde ele me autoriza a colocar até 1.400kg no local onde eu irei montar meu reef. A ART me custou meio salario minimo, e noites tranquilas de sono...
Mas cada caso é um caso. Contrate um profissional sempre.....

Os mais velhos irão lembrar do Sergio Naya, aquele que fez um predio com areia da praia.... o predio caiu....

wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#44 Mensagem por wilson_antunes »

Wellington Salles escreveu: icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars

Bem, não entendi bem o motivo do " icon_headstars ", no manual do proprietário que recebi na entrega do apartamento, eles citam que na varanda só é permitido 100kgm2, que deve ser considerado o peso em moveis permanentes x peso médio x qtd de pessoas nos mesmos locais.

Jose Antonio Pereira Mayo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Jose Mayo
Data de Nascimento: 06 Mar 1957
Curtiu: 1 vez

#45 Mensagem por Jose Antonio Pereira Mayo »

O que às vezes fica difícil de entender, é onde está a dúvida...

Vejamos o exemplo do Wilson_Antunes:
"... no manual do proprietário que recebi na entrega do apartamento, eles citam que na varanda só é permitido 100kgm2..."

Considerando que o Wilson seja um adulto de peso médio (70 kg?) e que seja casado com uma mulher também de peso médio (55 kg?) e que, os dois, resolvam ir a essa varanda abraçados... Será que vão parar no andar de baixo?

Vejam, o casal hipotético que descrevi acima teria, em conjunto, a massa de 125 kg e incidiria sobre a laje da varanda (que suporta 100 kg/m²) sobre uma área muito menor que isso, considerando a dimensão dos pés de ambos. Ou seja, exerceriam, os dois, uma carga de 125 kg, portanto, maior que a prevista para 1 m², sobre uma área muito menor, o que multiplica o efeito da carga.

No entanto, o casal Wilson e mais as visitas que tenham e a quem desejem mostrar a varanda, podem ir com tranquilidade admirar a paisagem, desde que de fato a varanda suporte 100 kg/m² e tenha área suficiente para acomodar a moçada.

Porquê? Porque o cálculo se faz multiplicando a carga pela área total e porque "o ferro" da laje é calculado para distribuir a carga aos pilares, logo, supondo uma varanda de 2 m x 4 m de área, teríamos uma carga total de 800 kg a ser suportada em qualquer ponto da laje, desde que a malha de ferro tenha sido bem calculada.

Por isso é que dá pra colocar 20 sacos de cimento no meio da sala, como nos informa o Leandro.

Forte abraço

wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#46 Mensagem por wilson_antunes »

Obrigado pela mulher de 55kg :-)

Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi

#47 Mensagem por Wellington Salles »

wilson_antunes escreveu:
Wellington Salles escreveu: icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars

Bem, não entendi bem o motivo do " icon_headstars ", no manual do proprietário que recebi na entrega do apartamento, eles citam que na varanda só é permitido 100kgm2, que deve ser considerado o peso em moveis permanentes x peso médio x qtd de pessoas nos mesmos locais.

Fala Wilson,

Na verdade quando coloquei icon_headstars eu queria dizer como me sentiria se morasse em baixo de você, no mesmo tom de humor que redigi minha mensagem anterior....

Wellington Salles escreveu:
Marcio Alessandre escreveu:eu não dormiria tranquilo sabendo que o vizinho de cima tem um aquario de quase 1 tonelada em cima da minha cabeça :roll:

plus_icon

Gabriel Lattanzi escreveu:Se fosse de um prédio novo eu chamaria s policia para vc hahahaha

icon_assobiando icon_assobiando

Não me entenda mal, não tive a menor intenção de ofendê-lo....

giveup giveup giveup

Um grande abraço.

Obs: jurava que você morava em casa quando vi as fotos do seu Reef...

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#48 Mensagem por wilson_antunes »

icon_beer

Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi

#49 Mensagem por Wellington Salles »

wilson_antunes escreveu:icon_beer

Olha que eu vou cobrar!!! Também sou do rio!! icon_joia

Reef Wellington Salles
[/shadow]

Imagem

wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#50 Mensagem por wilson_antunes »

Opa nem tinha percebido! Depois batemos um papo via MP, derrepente você vem aqui pra dar umas dicas e conferir que meus 2 aquas no apartamento não vão cair no andar de baixo!

Quando comprei o AP na planta, como tenho varanda grande, havia pensado em fazer um aqua na varanda, no estilo coluna, mas depois que li as normas de 100kg/m2 .. acho que já estou exagerando até nos vasos de planta que fazem a amazonia que tenho aqui..

Eduardo Coelho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: PXE
Data de Nascimento: 22 Mar 1981

#51 Mensagem por Eduardo Coelho »

O meu aqua fica em um canto da sala que está no exatamente no centro entre um banheiro, cozinha, corredor. Praticamente o centro do apto. 3° andar. São 420L, somando estrutura mais de 600kg. Prédio tem 3 anos e até hoje nenhum problema. Claro que não fiz projeto nenhum e nem pensei nisso na época. icon_drunk 2guns

Joao Pedro Locoselli
Apelido: louco_selli
Data de Nascimento: 31 Ago 1990
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Alguém tem um aquário muito pesado em Apartamento?

#52 Mensagem por Joao Pedro Locoselli »

Eu tenho um amigo que tem um de uns 800 litros em um apartamento no 28andar um apt. Novo
Sem problemas

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#53 Mensagem por wilson_antunes »

O problema é que as construções de hoje em dia não valem nada!
800kg?! Isso fora o Sump, móvel, eqptos? Esse é corajoso!

Marco Daigoro Watanabe
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Mai 1981
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

#54 Mensagem por Marco Daigoro Watanabe »

Trabalhei com manutenção de aquários aqui na minha cidade há uns anos atrás, já vi aquários imensos em apartamentos. Mas o proprietário procura o engenheiro do edifício para saber realmente se suporta tal peso. Eram aquários relativamente grandes acima de 3 tonelada.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”