🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novata em aquarismo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Cris Ferraiolo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: CriSansei
Data de Nascimento: 13 Set 1969
País: Brasil

Novata em aquarismo

#1 Mensagem por Cris Ferraiolo »

Ola, sou novata aki e em aquarismo tbem, entao estou perdidinha....rs... icon_headstars
Ja tenho um aquario 0,80x0,40x0,50.
Pretendo montar um aquario agua doce, mas nao sei nem como começa-lo!
A iluminaçao tem que ser como? Qto as plantas, nao conheço nenhuma, alguem recomenda de plastico?
O filtro, bomba, termometro ,estou pesquisando no aliexpress, alguma sugestao?
So tenho uma certeza, quero ter neste aquario alguns destes: lebistes, platis, neon, sumatras, molinesias, Parambassis ranga, paulistinhas, limpa vidro, Caramujo Red Ramshorn e Camarão Red Rilli. obs: so nao sei se estes convivem bem...
O que mais necessito para deixar o aquario 10?
Detalhe: este aquario vai ser de agua de mina, entao nao tem cloro.

Obrigada e logo logo posto foto do meu mundinho de agua!

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Novata em aquarismo

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Seja bem vinda ao fórum !!
Espero que consiga as informações que busca e que sejamos parte de sua vida no aquarismo !!

Bom vamos por partes...

Recomendo pesquisar no forum tópicos sobre montagem de aquários, com certeza você vai encontrar dicas e informações preciosas.

Mas algumas informações básicas.

Um aquário precisa basicamente de : aquário (ok) , água de qualidade (ok) , substrato neutro ou fertilizado , iluminação (de suave a intensa dependendo da seleção de plantas) , testes de pH , amônia e dureza.
Instrumentos que ajudam , sifão , balde e rede

Se escolher um plantado, possivelmente vai precisar , CO2 em cilindro ou "caseiro" e fertilizante líquido.

Sobre suas preferencias.

Não dá para por tudo no seu aquário , por questão de tamanho do aquário e principalmente pela diversidade de pH e comportamentos nessa sua seleção

Canarão red rilli - não dá para manter com peixes , exceto alguns minusculos como neon verde , mas mesmo assim na presença deles os camarões se escondem e não procriam. Se gosta muito deles monte um aquário só com eles. Pode por caramujos red com eles. (É um aquário fascinante e fácil de manter... tenho e recomendo)

Sumatras - adoram morder nadadeiras, não recomendo com ninguém de sua seleção senão os paulistinhas de mesmo hábito, vale pensar num aquário com um cardume de 6 a 8 peixes e só ... eles crescem e nadam bastante. Se gosta de aquários com movimento recomendo

Molinésias , não são peixes para principiantes (mesmo muitos livros dizerem que sim) . Precisam de água salobra para prosperarem. Por conta do pH alcalino e maior dificuldade de manter a salinidade estável esses são alguns dos motivos para não recomendar a espécie para principiantes. Mas se colocados em aquário apropriado , vão superbem, podendo escolher entre as variedades existentes ou uma mistura destas. Não recomendo colocar ninguém mais junto.

O peixe de vidro indiano que você apontou é também um peixe que gosta de água salobra. Demora para se acostumar com ração e pede assim refeições com artemia viva o que nem sempre é pratico para o aquarista, por isso não recomendo. Se você gosta muito da espécie, pode colocar um grupo de 4 a 7 peixes com um ou dois casais de molinésia pois seus filhotes vão servir de alimento para eles.

Lebiste é um bom peixe para principiantes mas não é legal misturar com outras espécies que vão competir por espaço e comida . A cauda longa dos machos dificulta a competição e é alvo preferencial de ataques. Um aquário só para espécie vai ter diversidade e vai permitir que filhotes cresçam e se juntem ao cardume inicial, coridoras e limpa vidros podem habitar esse aquário em conjunto.

Plati é o mesmo caso do lebiste , um pouco mais rustico , mas pede espaço para nadar , eu faria um aquário só da espécie e suas variedades e colocaria limpa vidros e coridoras em conjunto.

Neon é peixe de água ácida, ajustando o aquário para esse parâmetro e mantendo quente (28 graus) você pode ter um bom cardume em seu aquário , mas não recomendo misturar com outros de sua seleção pois as condições de água são bem diferentes, algumas coridoras e limpa vidros podem viver nesse aquário.

Enfim , pesquise e descubra que peixes você quer e assim fica mais fácil definir substrato , filtros e iluminação que você precisa e seu aquário vai alcançar mais rapidamente o equilibrio.

Pesquise no fórum e faça suas perguntas ! Seja bem vinda !

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

siga as recomendacoes do Reinaldo que tudo vai correr bem.

pesquisar e paciencia é a alma para o sucesso na aquariofilia

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#4 Mensagem por André Fonseca »

Cris,

Seja bem vinda ao BRASIL REEF, o melhor Fórum de Aquarismo em língua Portuguesa do mundo!!!

Aqui vc está em casa, entre amigos...

Sobre suas dúvidas, o Chen já explicou com maestria, eu poderia dar apenas alguns palpites...

Seu aqua terá 160 litros, uma litragem muito boa, e para a filtragem vc poderia utilizar dois filtros externos ou um Canister, que devem garantir a qualidade da água. Os filtros são mais baratos, já o Canister mesmo sendo um pouco mais caro, fará uma melhor filtragem.

Não esqueça do aquecedor com termostato, para manter a água aquecida!!!

Depois disso, vc precisa optar pelos animais que mais gosta para aí sim começar a definir o layout do aqua, com a escolha do substrato por exemplo. Se vc optar por peixes de água ácida, pode utilizar areia de filtro de piscina ou cascalho de rio, que vão garantir um pH abaixo de 7. Se for para peixes de água alcalina, pode colocar aragonita nacional ou halimeda, que são substratos baratos utilizados em aquas marinhos e vão deixar o pH acima de 8.

Pessoalmente, colocaria aragonita e faria um "jardim" de Elodeas, que são plantas resistentes e muito fáceis de se manter, vão bem com pouca iluminação e crescem muito, não precisando de CO2. Não utilizaria plantas artificiais, pq fica muito feio, sei disso pq no meu aqua de Polypterus tentei colocar dois tipos de artificiais e em menos de uma semana de montado já arranquei, colocando as Elodeas.

Os peixes, optaria em Lebistes mesmo, a variedade de cores dessa espécie é infinita, vc vai se surpreender!!!

Colocaria uns 3 ou 4 machos e depois pelo menos umas 15 fêmeas.

Além disso as Corydoras são excelentes aquisições, pois "trabalham" na limpeza do aqua pegando a comida que fica no fundo. E da mesma forma que os Lebiste, existem diversas variações de cores.

Para terminar a fauna, e compensar um pouco a impossibilidade de colocar os Camarões, vc pode colocar 2 ou 3 Corbiculas, que são uns "Caramujos" grandes e que também ajudam na limpeza do aqua, além de chamarem muito a atenção.

Espero ter ajudado, e quando vc estiver começando a montagem do aqua vai postando umas fotos pra gente acompanhar!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”