Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
A solução é comprar e mandar entregar via correio, nos classificados do fórum e no mercado livre tem algumas opções, pesquise em Salvador, o custo do envio vai ser menor.
SOU NOVO AQUI E COMO MUITOS ESTOU PRESTES A MONTAR MEU PRIMEITO AQUARIO MARINHO, ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE MONTAR UM FILTRO DEIONIZADOR PRA MIM, O QUE ME OCORREU É QUE UM LOJISTA AQUI DA MINHA CIDADE DISSE QUE O USO DE CARVÃO ATIVADO EM AQUARIOS MARINHOS TERIA UM SÉRIO RISCO DE LIBERAR FOSFATO E POSSIVELMENTE PROBLEMAS COM ALGAS, DAÍ MINHA DÚVIDA , ESSE CARVÃO QUE VAI NO DEIONIZADOR NÃO LIBERARIA FOSFATO TAMBÉM? OU EXISTE ALGUMA MARCAR DE CARVÃO LIVRE DE FOSFATO? DESCULPEM A MINHA FALTA DE CONHECIMENTO MAIS GOSTARIA DE COMEÇAR COM O PÉ DIREITO E NÃO COMETER ERROS LOGO ASSIM DE CARA.
Olá Andre, existe sim o carvão livre de fosfato. Se não me engano quase todo o carvão que é fabricado para uso em aquários não tem fosfatos. Mas é sempre bom ter essa informação escrita na caixa. Geralmente quem vende as resinas tem ou sabe quem tem o carvão sem fosfato.
A solução é comprar e mandar entregar via correio, nos classificados do fórum e no mercado livre tem algumas opções, pesquise em Salvador, o custo do envio vai ser menor.
Abraços
Obrigado pela idéia Renato! Estou começando a me dedicar mais ao marinho, já que vou remover as plantas do aquário dos discos, assim sobra mais tempo! Esta semana mesmo estarei começando a montar o meu!
Thomas, acho que a mágica foi quando foi feito rss, esse projeto já tem uns 5 anos.
Quanto ao Purigen, até pode ser, porém, o objetivo do carvão ativado nesse pré filtro é segurar o cloro somente, então, o carvão a ser usado pode ser dos mais simples, e mais barato que o Purigen.
AAhhh bom! kkkkk.. Quando olhei o valor final deu vontade de chorar! Mas se o valor é este mesmo, sussa..
Vou montar o meu hoje, e posto fotos.. Depois que achar a resina, posto resultados!
Edit
Posso usar resina mista!? Agora ao começar a montar que me toquei, este filtro vai ficar imenso.. Duas barras de 1 metro! :/ é isto mesmo ou interpretei errado?
Como não dá para editar, vou postar.. Peguei a resina mista, parece que funcionou.. Algas marrons/ vermelhas diminuiram muito, e usando o teste, ora dá lilas (água bruta), ora dá azul (água deionizada)..
Estou com uma dúvida, no post original vejo duas "torres" de cano. Como deve ser o preenchimento delas? As duas da mesma forma com perlon, resina mista e carvão ou uma torre só com resina e a outra só com carvão? Outra dúvida, se o tamanho é de 1 metro cada "torre" qual a quantidade de material que vou utilizar? Tem um tanto certo, tipo 1 litro de resina e se não ocupar o cano todo fica vazio mesmo?
Obrigado Renato pelo esclarecimento, só mais umas coisinhas... Posso usar quanto de carvão? E se 1 litro de resina é suficiente o tamanho do tubo será proporcional ao espaço dessa resina + perlon né?
Existe alguma possibilidade da leitura do tds da água deionizada dar um valor mais alto que o da torneira?
Acho que minha resina saturou muito rápido, o que pode estar errado? Comprei um deionizador no ML, no começo ele dava zerado e assim foi durante uns 30 litros. Depois passou a dar 80 valor este obtido ontem, hoje fiz mais um pouco e deu 480 sendo que a água da torneira dá 260.
O que pode estar errado? Quais os cuidados que se deve ter para aumentar a durabilidade da resina? E o tds tem alguma forma específica de trabalhar?
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos. viewtopic.php?f=25&t=29309
A qualidade da resina e a qualidade da água que sai da torneira é o que vai determinar a duração da resina.
Para ter idéia, números aqui de Campinas (em casa)
1 litro de resina MB478 - TDS na torneira 092 - 418 Litros de água 1 litro de resina MB400 - TDS na torneira 092 - 578 Litros de água
Se considerar que a qualidade da água ai mede na torneira 260, 1 litro de resina deve render perto de 150 litros, teria que testar para saber.
Uma forma de aumentar a durabilidade da resina, é colocar pré filtros no deionizador, o carvão é um deles, removendo o cloro, mas pode se colocado um pré filtro de polipropileno de poucas micras, assim, bloqueia areia e outros detritos maiores presentes na água.
A resina trabalha com absorção química (iônica e catiônica) no momento que ela satura, a água passa livre, quem pode aumentar a carga da água é o carvão ativado, pouco lavado ou já se desfazendo, esfarelando.
Então vou comprar resina e carvão novos para o meu. Acho que deixei a resina seca algumas vezes, não me atentei a deixar as mangueiras em nível mais alto do que o deionizador, fazendo assim com que a água fique dentro dos tubos. Isso pode ter contribuído para piorar a situação. Sabe se alguém do fórum vende essa resina MB400 e o CA?
Obrigado Renato.
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos. viewtopic.php?f=25&t=29309
Eu fiz o meu, seguindo o projeto, dada a minha aptidão até que ficou bom. O que ficou imprestável foi fixar os canos numa madeira, comprei as abraçadeiras de metal mas ficaram grandes, entortei, desamassei, apertei, furei, cortei, chegou a prender mas não vai servir, tenho certeza.