🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

dúvida com modelo de closed loop

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Leonardo Alcantara
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Leozinho
Recebeu Curtir: 2 vezes

dúvida com modelo de closed loop

#1 Mensagem por Leonardo Alcantara »

Olá Galera,

Como o sistema closed loop foi criado e deixou o visual ultra clean e gostaria de pedir as opiniões dos amigos, pois eu sei que para ter um sistema closed loop é necessário furar o vidro para que a água recircule pela bomba e isso exige certa experiencia e ainda pode correr o risco de uma anemona, paguros, turbo snails e invertebrados serem sugados pela bomba então como estava vendo na internet, existe pessoas que usam o turbo de pvc para segurar as rochas e veio uma idéia, mas não sei se vai dar certo pois eu tbm já pensei em fazer o sistema closed loop furando o vidro ( sem saber que isso exige experiencia ) para usar a bomba de recalque só para movimentar o aquário todo para colocar esses animais que citei sem correr o risco de serem sugados, só que no final eu percebi que ao faltar luz o aquário todo vai esvaziar transbordando o sump isso seria uma grana no lixo, por isso estou criando esse tópico pois os lojistas daqui não tem experiencia em fazer isso, ai veio uma idéia na minha cabeça:

cor cinza -> os turbos de pvc
circulo roxo -> bomba de circulação
cor vermelha -> itens marcados que explicarei como isso funcionará.

foto:

Imagem

na 1ª imagem da foto mostra a parte frontal do aquário e a parte marcada de vermelho é retirada ficando somente o cano cinza que é o tubo de pvc por onde a bomba de recalque retorna para o aquário passando por dentro dos tubos que ficarão na posição vertical, no canto do aquário e escondidos sob o substrato, já na 2ª imagem mostra na vista superior do aquário ( de cima para baixo ) e se for mantida a parte marcada de vermelha na frontal do aquário como na 1ª imagem a bomba de recalque não será usada no cano cinza do lado direito da imagem para circular o aquário e sim será usada uma bomba de circulação que é o circulo roxo ela vai ficar fora do aquário na parte traseira, sugando a água através do turbo marcado de vermelho na frontal do aquário e jogando-a até chegar no fundo para ser jogado para a superfície, o que vcs acham dessa idéia?? pq estou cansado de ver bombas no display ou com algo que pareça movimentando a superfície como os buracos do joelho a mostra, pq eu vejo gente usando a bomba de recalque como circulação colocando um T no meio e os joelhos nos cantos do aquário. E o cano vertical será pintado de preto para ser camuflado. Agradeço já pela ajuda e opiniões do amigos mais experientes.
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: dúvida com modelo de closed loop

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Quanto menos furos no vidro, melhor.

Como você já deve estar ponderando a furação deve ser minima tanto na questão de diametro quanto na quantidade, pois enfraquece o vidro.
O risco de entrada de animais sempre vai existir, uma razão a mais de criar um sistema seguro e de simples manutenção.

Esta é uma das razões da caixa externa de over flow estar emplacando, bem como o uso de bombas de circulação.

Se você não que ver tubos e similares, vai precisar de no minimo dois furos para externar completamente o sistema. E se assim optar, colete a agua da parte superior para jogar na inferior, associando uma grade/ tela para evitar que peixes e ouros seres sejam sugados, estando na parte superior ficará mais fácil de limpar periodicamente.

Olhando seu desenho eu fiquei meio que na duvida se seu sistema vai ser com sump ou sexto vidro
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Leonardo Alcantara
Moderador Global
Moderador Global

#3 Mensagem por Leonardo Alcantara »

Mauro,

o meu sistema vai ser com sump dentro do móvel ou seja embaixo do aquário e a queda d'água é feita com furo no vidro.
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#4 Mensagem por Mauro Becker »

OK

Por esta razão seu medo do efeito sifão, que acontece mesmo. Há um tempo atrás os aquários eram montados com uma valvula de retenção (anti retorno).

Desta forma sobre sua idéia eu somente não usaria tantos pontos de retorno, no máximo dois e a tomada de agua na parte superior.
Imagem
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Leonardo Alcantara
Moderador Global
Moderador Global

#5 Mensagem por Leonardo Alcantara »

Mauro,

Você acha que se eu tirar a parte marcada de vermelha e usar a bomba de recalque no turbo cinza que fica localizado no lado direito da 1ª imagem da foto acima, só que será de fora para dentro do aquário, desse modo tenderá a fazer o sifão do aquário todo após uma queda de energia? pq o esquema que eu quero é assim:

Imagem

onde de fora para dentro será usada a bomba de recalque para movimentar o aquário todo e os tubos de pvc que estão no fundo irão ser escondidos sob o substrato, vc acha que vai correr o risco de secar o aquário todo quando causar uma queda de energia mesmo com esse esquema do vidro sem ser furado?
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Vamos ver se entendi bem ou aproximadamente sua idéia:

- aproveitar a bomba de recalque localizada no sump, Nivel mais baixo que o aquário.
- retornar a agua pelo cano cinza que se encontra proximo ao substrato, Plano mais baixo do aquário.

Se e esta idéia, sim o efeito sifão irá acontecer na queda de energia, a coluna de agua do lado de "fora" é mais alta que a coluna de agua do lado interno. Assim esta coluna externa tem peso maior que a coluna interna, o resultado é o arrasto "efeito sifão".

Só não acontece efeito sifão se as colunas de agua forem iguais ok, e no seu caso é a pior condição, pois esgota todo volume do display.

Uma opção é fazer um furo no cano bem limite de escoamento, assim quando a agua descobrir este furo, o ar entra no sistema e anula o efeito sifão.

Eu uso isto até hoje.
Imagem
Dimensionando o UV

Marcelo Di Giaimo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 25 Fev 1981
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#7 Mensagem por Marcelo Di Giaimo »

plus_icon
Marcelo Di Giaimo Ferreira
11 98922-6520
1*11435
viewtopic.php?f=25&t=18414

Leonardo Alcantara
Moderador Global
Moderador Global

#8 Mensagem por Leonardo Alcantara »

Exatamente isso que era o meu medo, mas se eu fazer um furo no tubo interno (o tubo cinza) e esse furo é bem próximo a superfície da água e qdo acabar energia o overflow seca uma parte da água do aquário e o ar entra pelo furo desse tubo aí o sifão pára ou não? se não parar eu faria assim poderia continuar com o esquema, mas colocaria um overflow somente para o recalque como esse da foto abaixo:

Imagem

Pois neste caso da foto o T (no circulo verde da foto) cujo buraco está acima do nível da água (está marcado com a linha vermelha vinho) e faz com que não ocorra o sistema sifão. Pelo fato da água não ter pressão para conseguir alcançar a base do buraco dele para entrar e fazer o efeito sifão. Se com o furo na tubulação parar o efeito sifão funcionar, ai fica melhor por não precisar fazer o overflow como o da foto acima, ter um display mais limpo, sem bombas de circulação o que torna se mais econômico, não enfraquece os vidros por não serem furados, os invertebrados e a equipe de limpeza não são sugados pelo fato de não possuir bombas para recircular, qdo bem montados os layouts o turbo nem vai aparecer. Agora se não der jeito eu vou colocar bombas mesmo.

Obs: esse overflow não precisa furar para colocar e sugar mangueira, pois será usado no recalque que manda a água de volta para o aquário enqto os outros precisam fazer o furo e sugar a mangueira para funcionar a sua queda para ir ao sump.
Editado pela última vez por Leonardo Alcantara em 07 Mai 2014, 20:58, em um total de 1 vez.
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Mauro Becker escreveu:Uma opção é fazer um furo no cano bem limite de escoamento, assim quando a agua descobrir este furo, o ar entra no sistema e anula o efeito sifão.
Imagem
Dimensionando o UV

Leonardo Alcantara
Moderador Global
Moderador Global

#10 Mensagem por Leonardo Alcantara »

hum... que tal 2 furos assim:

Imagem

?
Imagem

Aanderson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Alan
Data de Nascimento: 06 Mai 1985

#11 Mensagem por Aanderson »

Olá a todxs, estou a começar a caminhada por esse belo, encantador e delicado mundo marinho, venho estudando, avaliando diversos pontos e questões para iniciar. Tenho diversas duvidas que sei que só o tempo, a pesquisa, a convivência o dialogo aqui e outros espaços poderão oferecer maiores respostas e outras perguntas surgiram.

Contudo neste momento embrionário, observei sobre o sistema de circulação da agua do display para o sump, a existência do sistema closed loop Basso, neste ponto vi vários esquemas, fantásticos e bem desenhado, porém a duvida é neste sistema closed loop, sempre está vinculado as calhas de escoamento:

Duvidas:
1 - são sistemas independentes (sistema closed loop, sempre está vinculado as calhas de escoamento)?
2 - Qual o real sentido do closed loop? pelo compreendi é um processo de circulação de agua para a oxigenação
3 – Para um aquário nas seguintes dimensões 1,00 x 0,80 x 0,50, o sistema de escoamento e retorno é indicado 3 descida e 1 subida ou pode ser 1 descida e 1 subida?
4 – Ainda sobre as dimensões acima citada, qual diâmetro melhor para escoamento e com isso o tamanho da caixinha para do escoamento?
5 – Caso venha usar 3 descidas e 1 subida, as 3 subidas poderiam ser unificadas e direcionada para o Sump, que li Basso informar ser melhor sem divisórias, mas caso faça o Sump com divisória, posso unificar e jogar para o primeiro compartimento do Sump?

Agradeço o espaço pela possibilidade de ser ajudado e aprender

Alan Silva

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”