🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL-550 do Felga

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Responder
Mensagem
Autor
Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Rodrigo Felga
Data de Nascimento: 28 Out 1983
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Boyu TL-550 do Felga

#1 Mensagem por Rodrigo Felga »

Olá Pessoal,

Tenho acompanhado o fórum, principalmente os tópicos do Paulo e Regiane Freund e resolvi agora começar o meu aquário. O aquário será um Boyu TL-550 com lampadas PL de 24W. O aquário já está aqui e estou esperando só o restante das coisas chegar para começar a ciclagem.

Pela leitura que fiz nos tópicos já irei fazer 2 adaptações no meu aqua. A primeira é a famosa capinha de DVD para elevar um pouco o nível do display e a segunda é a substituição da esponja que vem no aqua por Perlon. Além disso irei retirar as Bioballs.

Dito isto, tenho algumas dúvidas e vou postando aqui, lá vão as primeiras:

• Sobre a iluminação: queria colocar um timer para ligar/desligar as luzes, nada muito sofisticado, só aqueles timers que ligam na tomada mesmo para poder ligar/desligar tudo de uma vez e com horários regulares. Qual o tempo devo deixar o timer ajustado? A luz deve permanecer por quanto tempo acesa e que horas ela deve acender?

• Sobre os teste: Quais testes e com que frequência devo faze-los nessa fase de ciclagem. Estou pensando em comprar o kit Marine Lab da Red Sea (R$ 200,00) pois comprar vários testes separados acho que sairia mais caro.

• Sobre o resfriamento: Vi que algumas pessoas automatizaram os coolers e o aquecedor com um controlador Coel, se águem puder me ajudar como fazer isso ficaria muito agradecido, não conheço nada de elétrica portanto precisaria de uns diagramas bem explicados

Bom, acho que pra início é isso. Assim que montar o display posto fotos pra vocês irem acompanhando.

Conto com a ajuda de vocês, sempre tive um sonho de ter um aquário marinho e todos sempre ficavam falando que dava muito trabalho, etc. Sei que dá trabalho, mas qual hobby não dá?

Eduardo Arcos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Du Skywalker
Data de Nascimento: 03 Jul 1982
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Boyu TL-550 do Felga

#2 Mensagem por Eduardo Arcos »

Olá Felga tudo bem ? Seja Bem vindo......

Ao notar suas explicações pude entender sim como pretende aprimorar alguns itens já na ciclagem de seu aquário. Fica a dica tbm para mudança de seu skimmer e bomba de recalque isso para quando vc começar a colocar seus animais em seu aquário. Os Skimmers da Boyu são muito fracos, não dão conta vc verá mais comentários fora o meu sugerindo sim a mudança deste equipamento, e bomba de recalque vc deve ter recebido uma Boyu de 1400 - 1450 lts/h, tbm é fraca, pois a recomendação seria uma bomba de recalque com poder de circular 20 X a capacidade de seu aquário, podendo ser uma SB 2000 já ajuda e muito.

Quanto a iluminação eu em meu aquário eu programei meus timers para ligar da seguinte forma: 13:30 hs, liga os leds azuis, 14:30 ligam os leds brancos e ficam ligados até 22:30 hs, 22:31 desligam os leds brancos, 00:00 desligam os leds azuis. A média de luz (dia) deve ser de 8 horas diárias, tem gente que deixa 12 - 14 horas ligadas.... eu não recomendo isso...., porem cada um cada um....

Testes pra vc que vai ciclar o bicho ainda, nem se preocupa em comprar testes pelo primeiro mês pelo menos, após isso o básico que sugiro seria pelo menos, PH, Amonia, Nitrito, Nitrato e cálcio, seria muito bom vc ter tbm um refratômetro para medir a salinidade frequentemente.

Coolers de refrigeração, eu fiz adaptações na tampa do meu como algo muito simples, mas muito simples mesmo pois não manjo nada de elétrica tbm. os coolers usados em computadores mesmo, simples de tudo, tem um fio vermelho e outro preto, eu fiz um chicote de fio vermelho e preto liguei os coolers neles, usei uma fonte de 12v - 3 amperes (não sei se é assim mesmo o dizer "amperes"), e liguei 5 coolers de 12 X 12 cm, fixei na tampa por dentro com fitas Hellermans (enforca gato), e o Controlador Coel fazia o resto mantendo meu aqua em 26.5º sempre. É muito tranquilo de se fazer mesmo.

Espero ter ajudado mesmo sem experiência daqui do fórum que muitos tem, mas o pouco que sei já ta funcionando bem em meu aquário,

Abraços e poste fotos com frequência pra podermos acompanhar tbm.
Reef Skywalker - Boyu HS62: viewtopic.php?f=99&t=24780

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Rodrigo Felga »

Obrigado pela resposta Eduardo.

Sobre a iluminação, vou tentar fazer como você sugeriu, porém no meu aquário as luzes brancas e azuis saem da mesma tomada, ou seja, terão que acender e apagar juntos, existe algum problema nisso?

Sobre o refratómetro, já está a caminho.

Acho que vou comprar o kit de testes da red sea mesmo e mais pra frente troco a bomba de recalque e p skimmer.

Você consegue postar uma foto de como ficou a tampa do seu aquario com os coolers? Não to vndo aqui como colocar 5 coolers 12x12 :oops:

Ah..comprei também o sistema de controle de nível que o André Mantovani faz, acho que vai me ajudar com a reposição :-D

Diego Rosso
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Diego
Data de Nascimento: 07 Out 1989
Curtiu: 49 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

#4 Mensagem por Diego Rosso »

Quando eu usava a iluminação original do Boyu, abri ele e fiz a separação dos fios. Puxei 2 tomadas, 1 para as PLs e outra para os 2 leds azuis noturnos.

Mas pode lugar com uma tomada só no temporizador...

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Rodrigo Felga »

Diego Rosso escreveu:Quando eu usava a iluminação original do Boyu, abri ele e fiz a separação dos fios. Puxei 2 tomadas, 1 para as PLs e outra para os 2 leds azuis noturnos.

Mas pode lugar com uma tomada só no temporizador...

Diego, é de boa fazer essa separação?

Diego Rosso
Apelido: Diego
Data de Nascimento: 07 Out 1989
Curtiu: 49 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

#6 Mensagem por Diego Rosso »

Sim, com um conhecimento bem básico de eletrônica tu já faz tudo certinho.
Levei 40 minutos pra terminar. Mas se tu souber o que fazer já de cara, é bem mais rápido.

Da pra pegar direto os dois fios que saem do botão de ligar a luz LED, e puxa uma tomada dalí. A outra tu deixa a mesma... só isola o fio cortado.

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Rodrigo Felga »

Bom pessoal, depois de alguns dias que passei doente, finalmente coloquei o aquário pra rodar. assim já surgiram algumas dúvidas:

• A água está um pouco turva, acredito que seja normal, estou certo?
  • O skimmer aparentemente não está fazendo nada, nenhuma bolha, nada. Mesmo não tendo nenhuma matéria orgânica no aquário é normal o skimmer ficar tão "inativo"?

Obrigado

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Rodrigo Felga »

Bom...a água turva descobri o problema: micro-bolhas geradas pelo skimmer. Para solucionar coloquei um pouco daquela espuma que veio no Boyu (que eu tinha retirado) após a saída do skimmer e o problema foi resolvido.

O skimmer consegui fazer pelo menos dar sinal de vida abrindo a entrada de ar que estava completamente fechada, agora acho que está funcionando normal e espumando pouco pois não tenho nada de matéria orgânica no aquário ainda.

Espero que as dicas possam servir para ajudar os iniciantes, como eu.

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Rodrigo Felga »

Pessoal, consegui fazer um vídeo do meu aqua ciclando, vejam só:

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por Rodrigo Felga »

Mais um vídeo, agora o aquário está com 30 dias de ciclagem. Estava com muitas algas mas a aproximadamente 1 semana coloquei alguns corais e a equipe de limpeza, eles devoraram quase tudo em 1 dia.
O corais parecem estar muito bem, crescendo e abrindo durante todo o fotoperíodo.

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Rodrigo Felga »

Pessoal,

Não sei se dá pra reparar no vídeo mas depois que inseri a equipe de limpeza a água continua cristalina porém tem sempre algumas partículas em suspensão. Acredito que a causa seja o meu substrato que é muito fino então quando os paguros o movimentam sobe uma pequena "poeira". Minha pergunta é se isso é normal e se tem alguma forma de evitar/amenizar.

Obrigado

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#12 Mensagem por Rodrigo Felga »

Não estou conseguindo direcionar bem o fluxo com essa flauta do Boyu e acho que por isso fica essa "poeira" no aqua, alguém tem alguma ideia/dica?

Alan.chemical
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Alan
Data de Nascimento: 06 Mai 1986

#13 Mensagem por Alan.chemical »

Estou com mesmo problema da poeira o compartimento de saida do skimmer onde fica a ceramica fica muito turvo sera que é o skimmer ou a ceramica ? acredito que é o skimmer pois quando desligo o mesmo o problema desaparece

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#14 Mensagem por Rodrigo Felga »

Alan.chemical escreveu:Estou com mesmo problema da poeira o compartimento de saida do skimmer onde fica a ceramica fica muito turvo sera que é o skimmer ou a ceramica ? acredito que é o skimmer pois quando desligo o mesmo o problema desaparece

Seu caso não é de micro bolhas não? Aqui estava com problema de micro bolhas que resolvi colocando um pouco de perlon no compartimento onde tem a saída do skimmer

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#15 Mensagem por Rodrigo Felga »

Pessoal,

Ainda não consegui resolver o problema da "poeira" no aqua, já mexi na flauta de circulação do boyu de muitas formas e até deu uma amenizada, mais ainda fica uma poeira circulando pelo aqua, será que uma bomba de circulação extra ajudaria? Mais perlon?

Acho que é a única coisa que falta ajustar no áquario para ficar do jeito que eu quero, conto com a ajuda de vocês.

Wagner Abreu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Wagner Abreu
Data de Nascimento: 05 Jul 1976
Recebeu Curtir: 5 vezes

#16 Mensagem por Wagner Abreu »

Rodrigo Felga escreveu:Pessoal,

Ainda não consegui resolver o problema da "poeira" no aqua, já mexi na flauta de circulação do boyu de muitas formas e até deu uma amenizada, mais ainda fica uma poeira circulando pelo aqua, será que uma bomba de circulação extra ajudaria? Mais perlon?

Acho que é a única coisa que falta ajustar no áquario para ficar do jeito que eu quero, conto com a ajuda de vocês.

Fala Rodrigo.
O meu problema de poeira no meu Boyu, era devido a minha wp25 mal posicionada, depois que posicionei, sumiu, mas pelo que vejo, vc nao tem bomba no display, então o seu problema não é esse. Como esta posicionada a sua flauta? No meu, o primeiro compartimento, esta em 45° e segundo, eu inclinei para cima, ate ver uma minuscula cachoeirinha, como se fosse um mini onda, pois assim, não fica sujeira na superficie.
Espero ter ajudado com a minhas experiencias
Abraço
[hr]Wagner Abreu

Deus é Fiel [glow=red][/glow]

Rodrigo Felga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#17 Mensagem por Rodrigo Felga »

Pessoal, notei uma "coisa estranha" no meu GSP hoje quando o vi fechado. O que seria essa coisa branca que está crescendo nele? é normal?

OBS.: Desculpem pela qualidade da foto, espero que de pra ver.

Imagem

Vandre Zapella
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Vandre
Data de Nascimento: 17 Fev 1984
País: Brazil

#18 Mensagem por Vandre Zapella »

Felga, resolveu o problema com a tal poeira? No inicio do aquário é normal a agua ficar meio turva alguns dias, logo isso passa!

Responder

Voltar para “Clube Boyu”