🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

NANO REEF 30 LITROS

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: HENDRICK
Data de Nascimento: 18 Mai 1992
País: BRASIL

NANO REEF 30 LITROS

#1 Mensagem por HENDRICK »

Boa tarde amigos Aquaristas e amantes do hobby, venho por meio deste tópico partilhar e tirar todas minhas dúvidas sobre este meu novo projeto.

Vou falar um pouco de mim pra que ainda não me conhece.
Sou Hendrick Rodrigues, tenho 21 anos, natural de Mogi Guaçu interior de SP, estudante de Administração de Empresas. Apaixonado pelo mundo animal e fanático pelo mundo de aquários. Sempre frequentei o fórum e acompanhei muitas montagens de sucesso aqui, apesar de não ter muito tempo disponível estou sempre atualizando. Como aquarista há algum tempo sempre fui apaixonado pelo hobby. Sou mais ligado a projetos nanos, minha grande paixão. Possuo aquário plantado, sendo ele nano também uns 25 litros aproximadamente. A ideia de montar um Aquário marinho já é um tempo atrás, como nada é tão simples assim, passei a estudar e ler mais sobre esse fascinante hobby, e durante um ano procurei adquirir um pouco de conhecimento. Esse meu projeto já estava virando uma novela na loja, eu sempre quis um projeto menor, e nunca encontrava um que se encaixasse nos parâmetros que queria, e valores que pretendia pagar também. Bom em uma das minhas idas a loja sem compromisso como de costume, encontrei um NANO com todos equipamentos que eu precisava inicialmente, e não deu outra, fechei negócio com o vendedor e voltei felizão e com um aquário pra casa.

Setup: Trata-se de um aquário cubo com sump traseiro medindo 30x30x30 aproximadamente 30 litros
Iluminação: Luminária em Led com acendimento digital, contendo 44 leds, sendo eles 36 brancos e 8 azuis. 3,5 watts de potência
Skimmer Dymax Iq, tocado por um controlador da Boyu com regulagem de velocidade ( mais forte e mais fraco)
Bomba de recalque: Boyu SP500 150L/h
Filtragem : Carvão ativado, bioballs, lã acrilica, matrix

O aquário foi montado dia 22/02 ( a água de ciclagem ja esta com biologia, veio da bateria de áquarios da loja) adicionei 2 ampolas de suplemento, para iniciar o aquário, só não me lembro quais eram, recomendada pelo vendedor)

Ele ainda não possui termostato. O termômetro é desses comuns, e pretendo substitui-lo por um digital.

Equipamentos futuros:

Uma bomba de circulação interna, quais vocês me indicam para esse projeto ?
Iluminação sera melhorada, contando com mais uma luminária de LED, sendo talvez branco e rosa. Ou um da mesma cor que ja esta.
Ventoinha de resfriamento, dessas de clipe que coloca no vidro do aquário
Termostato

A água esta com densidade de 1022 e a temperatura está na faixa de 26° a 28°, devo me preocupar com isso no período de ciclagem?
Com relação ao Skimmer, qual melhor forma de regulagem do mesmo? Sei que agora isso nem é tão importante pois ele não esta tirando sujeira nenhuma, mas queria saber se o deixo mais forte, médio, fraco ?
Achei a bomba de recalque fraca, a água não faz muita movimentação. O que acham, que ela é da conta, é suficiente, ou é melhor trocar por algo mais forte ?
Notei que a água no inicio da montagem, no primeiro dia, não ficou turva, porém no segundo dia de montagem a mesma amanheceu aparentemente com pouco de poeira. O vendedor que também é meu amigo sugeriu que eu colocasse dois peixes de água salubre no aquário, que segundo ele era só questão de adaptação dos bichanos, porém um deles veio a óbito, e eu só pude ver hoje de manhã quando acordei, e o bichano já estava começando a soltar a pele. Será que talvez tenha sido isso que deixou a agua turva ou nada a ver ? É que achei estranho só agora ela ter ficado pouco turva.

Com relação as trocas parciais e reposição. Nesse período de ciclagem devo fazer as trocas parciais de água semanalmente ou por enquanto fico somente na reposição da água deionizada conforme ela vá evaporando?

As dúvidas são muitas, porém tenho certeza com a experiência e ajuda de vocês, será um aquário de sucesso.
Obrigado a todos, e assim que possível vou atualizando e respondendo à vocês.
Desculpem os erros de português. Brevia mente postarei fotos.
Grande Abraço amigos
Editado pela última vez por HENDRICK em 24 Fev 2014, 08:30, em um total de 1 vez.

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Re: NANO REEF 30 LITROS

#2 Mensagem por HENDRICK »

Segue um vídeo do segundo dia de montagem

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=s-acJvkuwN4[/BBvideo]

Adriano Galvão
Pseudocheilinus hexataenia
Data de Nascimento: 29 Jan 1976
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

#3 Mensagem por Adriano Galvão »

Hendrick,

Cara muito legal este seu prazer pelos nanos, eu tb já tive um nano, porém um pouco maior.

Com relação a ciclagem, aconselharia ser de luz desligada;
Não te preocupas com Tº por enquanto não, apenas qdo seus parâmetros estiverem td OK;
Não colocaria de forma alguma peixes de água salobra logo depois da montagem por ter os parâmetros bem adversos (mesmo com a água da bateria da loja);
Sobre a circulação, podes fazer as duas coisas, primeiro mudar o recalque e analisa como fica, se ainda não ficar legal coloca uma koralia nano que vai ficar show;
Para ciclagem espera aí os 30~40 dias e faz os testes;
Durante a ciclagem ainda qdo tiver uns 25 dias seria bom começar a ligar a iluminação um certo tempo por dia e ir aumentando este tempo de luz ligada, aí seria o momento de colocar a equipe de limpeza.

Espero ter ajudado!

Abraço

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por HENDRICK »

Adriano Galvão

Ola amigo, prazer em compartilhar tudo isso com vocês, realmente a paixão por projetos nanos é grande. Ja vou me prevenindo quanto a temperatura, e providenciando os equipamentos então... E quanto a salinidade da água ?
O pequenino vai cair fora do aquário, ja vi que não é a melhor opção deixa-lo por la.
A bomba de recalque vou ter mesmo que mudar, achei bem fraca mesmo. Pra esse tipo de litragem me recomendaria com qual circulação?
Estava deixando a iluminação ligada durante o período da 12:00 ate as 20:00 podendo variar de 8 a 12 horas ligadas.
Agora é aguardar e ter um pouco de paciência pra que o nanico fique de acordo.
Obrigado, e toda ajuda é sempre bem vinda

Abs

Adriano Galvão
Data de Nascimento: 29 Jan 1976
Recebeu Curtir: 3 vezes

#5 Mensagem por Adriano Galvão »

Oi Hendrick,

A salinidade está baixa precisa aumentar ela mesmo na ciclagem, tenta ver se o sal q vc está usando precisa de mais uma porção de sal. Coloca biocalcium q ajuda.
Tira mesmo o peixinho cara!
Recalque 150l/h é fraquinha tenta uma de uns 500~800 l/h - acho q a de 500 é interessante e usando uma Koralia Nano.
Isso! paciência é fundamental, pricipalmente em nanos.
olha a ft do Nano que tive!
Imagem
Abraço e Sucesso!

Tseng Kan
Apelido: Tseng Kan
Data de Nascimento: 06 Dez 1968
Curtiu: 10 vezes

#6 Mensagem por Tseng Kan »

Muito lindo parabéns!!! icon_clap icon_clap
Tseng Kan
Supervisor de Sistemas WEB
viewtopic.php?f=25&t=28535

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por HENDRICK »

Então adriano galvão, vou verificar a salinidade, como peguei água direto da loja, nao fiz a medição dos parâmetros antes, ja estou providenciando a bomba de recalque... E essa koralia nano ainda não achei pra comprar, somente no ebay o modelo indicado para nanos...
Se nano era lindão, meus parabéns, cheio de cor e diversidade de corais. Calma que eu ainda chego la.
Obrigado por estar colaborando, hehe. icon_clap

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por HENDRICK »

Pessoal notei que a presença de algas verdes ja começaram a aparecer, na grande maioria das rochas, ela ja esta bem visível. É normal logo no começo num período tão curto de tempo elas aparecerem? O que devo fazer logo quando elas começarem a se proliferar ?

Evandro Frozoni
Apelido: Evandro
Data de Nascimento: 11 Dez 1984

#9 Mensagem por Evandro Frozoni »

HENDRICK escreveu:Segue um vídeo do segundo dia de montagem

Boa tarde,

recomendo a vc introduzir um termostato digital interno, pois esta de boiar não são muito precisos, fica a dica

Evandro Frozoni
Apelido: Evandro
Data de Nascimento: 11 Dez 1984

#10 Mensagem por Evandro Frozoni »

HENDRICK escreveu:Segue um vídeo do segundo dia de montagem

Boa tarde,

recomendo a vc introduzir um termometro digital interno, pois este de boiar não são muito preciso, fica a dica

wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

#11 Mensagem por wagner gilberto »

Hendrik boa noite é normal sim ainda mais que vc pegou agua de outro aquario a não ser que vc tenha feito testes antes e certificado que a agua estava com qualidade o certo seria ter começado do zero com agua com 000 ppm , ainda tem as algas marrons para aparecer, sobre a equipe de limpeza acho que com uns 20 dias da para colocar alguma coisa já .
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#12 Mensagem por HENDRICK »

Reef Marinho

Ola amigo, o termômetro digital já está sendo providenciado, como citado no post. Obrigado pela dica ! Abs

wagner gilberto

Opa amigo, tudo bem? Achei que algas só apareceriam depois um período maior de tempo, vamos aguardar pelas algas marrons também. Vou esperar os 20 dias e ver como o nanico vai estar, e vamos ver se insiro a equipe de limpeza.
Obs: Acompanhei todo seu tópico do Nano de 36L, que sucesso eim? São projetos como o seu que me inspiram a cada dia mais!
Grande abs

wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

#13 Mensagem por wagner gilberto »

OPA BRIGADÃO AMIGO, BOA SORTE COM SEU NANO TAMBÉM
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

HENDRICK
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Re: NANO REEF 30 LITROS (ATUALIZADO COM FOTOS )

#14 Mensagem por HENDRICK »

E ae pessoal como andam as coisas ? Ando meio sem tempo por conta da faculdade, trabalho e as rotinas diárias. O nanico aqui esta indo muito bem, alguns problemas como a circulação que estava fraca, ja foi resolvido, reposicionei a saída do sump e o fluxo de água esta mais forte. A temperatura esta se mantendo entre os 25,5º a 26,5º, a água se mantem cristalina... Ainda não fiz nenhuma troca parcial, somente fazendo a reposição diária, a salinidade estava abaixo chegando nos 1020, então estou fazendo reposição com água salgada até a mesma se estabilizar, a salinidade depois da água reposta foi 1021. Ainda não vi sinal de algas marrons, apenas algas calcarias verdes. Dia 8/03 (sexta-feira) inseri a equipe de limpeza: 3 turbo snail e 9 paguros. Como na loja onde adquiro meus equipamentos e animais havia um valor em haver, adquiri dois mushs. Mushroom Red e Mushroom Green, meio tímidos quando inseri no aquário, mas depois de adaptados já começaram a mostrar toda sua beleza. Abaixo as fotos de como o aquário se encontra (Fotos Iphone 4s). Bom pessoal acho que é isso, conforme tendo novidades no Nano, atualizo vocês também.
A quem esta acompanhando obrigado, Elogios e Criticas sempre nos fazem crescer e são bem vindos.
Grande Abraço Amigos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”