Eu possuo duas vortech MPW40W a 5 meses, ligadas desde o primeiro dia da montagem. Nunca tive problemas de ruído extremo ou qualquer coisa que me deixasse na mão até hoje pela manhã.
Pois bem, eu limpo as duas Wet side assembly (parte interna molhada com a élice) a cada 20 dias, e estão sempre tinindo. Pois bem, hoje pela manhã antes de sair para a labuta fui dar uma olhada no Reef, como sempre faço, e observei o pior e tal qual o Januário de Oliveira narrava "Ta Lá um corpo estendido no chão!".
Além de a parte interna ter caído!
O maldito parafuso quebrou e não sei se foi algum turbo snail ou mesmo desgaste de uso. Já substituí esta parte, pois tive sorte de ter um vendedor com este Kit de reparo no mercado. Mas a pergunta que não se quer calar:
Será que vale a pena um produto tão caro com uma durabilidade tão logarítmica? Para uns funciona por um tempão sem defeito e para outros falha de uma forma tão rápida e sem muita lógica.
Entrei no site da Eco Tech e reclamei muito!
Gosto da bomba e acho o seu sistema de formação de ondas fantástico e não vou substituí-las, contudo tenho em mente que a durabilidade é muito irregular e que um backup é mais do que necessário. Financeiramente posso dizer que não compensa, pois as Tunze gastam energia elétrica na mesma proporção e com o controlador é possível fazer frente a estas bombas. No quesito temperatura já li relatos de que as Tunze não geram um aumento significativo de temperatura.
Eu quis fazer esse relato para que o pessoal que está montando o Reef agora e para o futuro tenha notícia de fatos que ocorrem no dia-a-dia desse nosso querido passatempo.
Um abraço!
P.S.: Moderadores, foi mal, pois depois que dei o send que verifiquei que não estava no grupo de marinhos. Por favor, se acharem melhor transfira o post para o local adequado.

Its not a hobby...its way of life